Confira!

Me lembro de quando meu pai queria me presentear com um leitor digital. Ele tentou me convencer do quanto o leitor digital pode ser vantajoso, porque, afinal, você pode armazenar centenas de livros virtuais, sem ocupar nenhum espaço físico. Leitores digitais costumam ser leves e práticos, fáceis de carregar. É possível ajustar a luz da tela, deixando-a mais brilhante ou mais escura, para não incomodar os olhos. É possível marcar a página em que se parou, aumentar ou diminuir a fonte, sublinhar trechos. Ele fez toda essa propaganda com a intenção de me convencer a parar de comprar livros. Eu não aceitei, por medo de não me adaptar ao dispositivo tecnológico. E foi uma decisão maravilhosa, pois eu jamais conseguiria manter minhas leituras do banco do ônibus se usasse um e-reader.


Eu continuo lendo livros físicos, mas ainda baixo muitos arquivos de texto em pdf, principalmente textos que preciso estudar para as aulas da faculdade. A leitura de todos esses textos (principalmente alguns que são muito longos) melhorou muito no dia em que baixei quase por acaso o Kindle para pc da Amazon. Ele aumenta muito a qualidade de qualquer leitura pelo computador! Vou mostrar para vocês.


Vantagens do Kindle


O Kindle para pc é um programa disponibilizado pela Amazon, para leitura de e-books da loja virtual. É prático e muito fácil de usar. Vou mostrar todos os recursos com uma série de prints.

1- Todos os seus livros num lugar só:
Clicando no botão "Biblioteca", você tem acesso ao local onde ficam armazenados todos os seus livros (ou arquivos de texto) no formato aceito pelo programa. Eles costumam ficar ordenados de acordo com a ordem em que você os adquiriu.

Todos os livros ficam armazenados na Biblioteca.

2- Você destacar trechos:
Muita gente gosta de destacar as frases mais impactantes. No meu caso, as leituras que faço para a faculdade exigem que eu marque os trechos mais importantes. Isso é possível no Kindle, em quatro cores diferentes.

Observe os trechos marcados em rosa, à direita, e a barra em cinza, à esquerda.
As quatro opções de cores para destaque de trechos são: rosa, azul, amarelo e laranja.

3- Dicionário:
Caso haja palavras que você não conhece, não precisa abrir um dicionário virtual, e nem ter um dicionário físico perto do computador. Basta clicar em qualquer palavra, e você verá seu seu significado aparecer na caixa cinza. O programa não oferece significados de expressões, isto é, se você tentar selecionar mais de uma palavra, não poderá obter o significado. Também não há significados para nomes próprios, ou tradução para palavras em outros idiomas.

Selecione uma palavra para consultar seu significado.
Clicando na aba "Mais", é possível fazer consultas no Google e Wikipédia.

4- Pesquisa de palavras:
É possível pesquisar uma ou mais palavras existentes no texto. Desde que tudo esteja escrito corretamente, o programa encontrará todos os trechos em que a palavra ou frase pesquisada aparece. Clicando nos resultados da pesquisa, é possível deslocar-se diretamente até eles.

Observe os destaques feitos pelas setas.

5- Marcar páginas:
Clicando no botão que indica uma fita com duas pontas, você poderá marcar a página em que está. A marcação fica indicada no canto superior direito, e também na barra de navegação na parte de baixo da tela, através de riscos azuis. É possível remover uma marcação já feita, clicando na fita azul.

Repare no botão em formato de fita, na parte superior do menu. A fita no canto superior direito indica a marcação.
A barra azul na parte inferior permite que você se desloque através das partes do livro.
Os riscos azuis são marcações.

6- Edições:
É possível fazer modificações no tamanho da fonte, no número de palavras por página, ou na cor das páginas, Basta clicar no botão com o desenho de dois retângulos lado a lado, indicado as páginas de um livro.

É possível fazer diversos ajustes na aparência do "livro".


Enfim, esses são alguns recursos oferecido pelo Kindle para pc, da Amazon. Como eu disse antes, o programa é simples e prático. Sendo manipulado por alguns minutos, você logo pode aprender essas e outras funções.

Para ler qualquer texto no Kindle:


O Kindle é oficialmente feito para a leitura dos e-books vendidos pela Amazon. Entretanto, é possível usar um programa de conversão de arquivos para mudar o formato de qualquer arquivo de texto, tornando a leitura possível no aplicativo. Este programa se chama Calibre, é também é muito simples. Veja no vídeo abaixo como baixá-lo e utilizá-lo, para que todas as suas leituras no computador tenham maior qualidade.


Onde baixar o programa Calibre:


Esse post foi explicativo e ao mesmo tempo indicativo. Se você gostou do que leu e viu aqui, se inscreva no blog e no canal, para acompanhar todas as novidades.
Espero que o aplicativo facilite suas leituras. Caso você conheça outras funções do Kindle que eu não citei aqui, deixe nos comentários! Eu vou adorar saber, e os outros leitores também!

4 Comentários

  1. Oi Lethycia, como vai?
    Eu aos poucos perdi o costume de ler no PC, depois que adquiri o Lev da Saraiva. Mas é sempre bom ter uma opção de leitura em qualquer lugar e situação, então eu vou seguir a sua dica e experimentar usar o Kindle no PC. O importante é manter sempre a leitura, seja lá em que suporte for.
    Um grande abraço e um bom fim de semana,
    Almir Albuquerque
    Panorâmica Social

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, Almir!
      Espero que a dica seja tão boa para você quanto foi pra mim!

      Excluir
    2. Foi ótima!
      Eu ainda tô aprendendo a mexer, converti um PDF mas como ele era scaneado, acho que não mudou muita coisa. Mas eu já notei que a facilidade de leitura de PDF é muito maior do que o Adobe Reader. Só isso já vale.
      Valeu Lethycia

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Entre em contato conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Veja quem me segue:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...