Confira!




Talvez você tenha lido o meu último post, onde falei sobre a importância do download gratuito de livros. Se você não leu, essa talvez seja uma boa oportunidade!



Quando escrevi aquele post, eu na verdade estava tentando começar a escrever esse post que você está lendo agora. Precisei interromper o texto que estava criando, porque surgiu a necessidade de explicar algumas para quem acha que baixar de graça é errado. Como eu disse antes, clique no link e leia o texto anterior.
Eu já fui uma leitora sem livros, e houve uma época em que eu só podia ler se pegasse livros emprestados em bibliotecas ou com amigos, até que eu comecei (lentamente) a comprar meus próprios exemplares. naquela época, por necessidade, eu baixava muitos livros em pdf. Às vezes, tinha muita dificuldade de encontrar algumas das coisas que queria, e só sabia de uma coisa: minha vontade de ler era muito grande!
Quem me dera se naquela época nós fôssemos tão conectados quanto somos hoje. Eu estou falando de mais ou menos seis anos atras. A internet não era tão popular quanto hoje no Brasil, e nem era assim tão fácil se comunicar com pessoas que gostavam das mesas coisas que você.
Hoje, eu conheço alguns sites muito legais que teriam facilitado bastante a minha vida naquela época, e que ainda me são úteis hoje em dia. Vou indicar para vocês alguns desses sites:

1- Domínio público:
O Domínio público é um acervo digital disponibilizado pelo governo brasileiro, e contém inúmeras obras em forma de texto, áudio e vídeo. Todo o conteúdo oferecido pelo site caiu em domínio público ou foi cedido por seus autores para distribuição gratuita. Dessa forma, o site é totalmente legal.
Não posso dar informações sobre os arquivos em áudio e vídeo, mas posso dizer que os arquivos de texto, em especial os que são classificados como literatura, são em sua maioria livros considerados como clássicos da literatura mundial, portuguesa e brasileira. Isto significa que lá você provavelmente encontrará A Divina Comédia, Os Lusíadas, A Dama das Camélias, a obra completa de Machado de Assis, e outras leituras no mesmo estilo. Se é isso que você está procurando, fique à vontade e faça a festa!
Dê uma espiadinha na "cara" do site:

Imagem retirada da página principal do site.

2- Le Livros:
O Le Livros talvez seja um dos sites mais famosos de compartilhamento de livros em pdf. Entre os que conheço, foi onde encontrei a maior variedade de obras. Foi lá, por exemplo, que consegui baixar toda a coleção O Tempo e O Vento, do Erico Verissimo, que ainda desejo reler. Mexendo no site, encontrei títulos de Stephen King, Agatha Cristie, Stieg Larsson, Marlus Zusak, Khaled Hosseini, André Vianco, Carina Rissi, Eduardo Sphor, Lygia Fagundes Telles, Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes e muitos outros escritores de diversas nacionalidades.  Os livros ficam separados por assunto, mas se você busca um conteúdo específico, o melhor mesmo é procurar pelo título ou nome do autor, na caixa de pesquisa.


Imagem retirada da página inicial do site.

3- Bibliomania:
O Bibliomania é um blog como esse; aliás, é desenvolvido na plataforma do Blogger. O tipo de livros que se encontra nele são os mais populares, isto é, aqueles conhecidos como "best-seller's", ou que de alguma forma se destacam entre fãs do gênero ao qual pertencem. Dessa forma, no Bibliomania você pode encontrar A Culpa é das Estrelas; Comer, Rezar, Amar; A Menina Que Roubava Livros, O Código da Vinci, etc. No blog ainda é possível pesquisar algum título que você deseja, ou entrar em contato por e-mail, pedindo que compartilhem determinado livro.

Imagem retirada da página inicial do blog.

Esses são três sites que considero legais para baixar livros de forma gratuita. Decidi divulgá-los aqui, para que mais pessoas possam ter acesso aos livros em sua versão digital. Caso você esteja procurando por sites legais, aproveite para visitar esses três! E se você conhece outros sites bons, deixe aqui nos comentários! Eu e os outros leitores vamos adorar!

Por: Lethycia Dias

Observação:
O artigo da Wikipédia denominado como Domínio público, que explica o significado da expressão e explica a questão dos direitos autorais, diz o seguinte:

"Os direitos autorais (ou direitos de autor) duram por setenta anos contados de 1° de janeiro do ano subsequente ao falecimento do autor. Além das obras em que o prazo de proteção aos direitos excedeu, pertencem ao domínio público também: as de autores falecidos que não tenham deixado sucessores; as de autor desconhecido, ressalvada a proteção legal para os conhecimentos étnicos e tradicionais."

Isto significa que os livros e outros tipos de arquivo disponíveis no site Domínio Público são inteiramente legais.

2 Comentários

  1. Oi Lethycia, como vai?
    Quando eu li você dizendo "Quem me dera se naquela época nós fôssemos tão conectados quanto somos hoje" eu pensei "ora pipocas, não pode ser tanto tempo assim, ela só tem 18 anos!". Mas quando disse que isso foi há 6 anos, então eu entendi: realmente você é mesmo uma garota precoce rsrs.
    Gostei bastante da seleção que você fez aqui na postagem. Só com essas opções, as pessoas terão ebooks para ler durante muuuito tempo. E coisas de qualidade, sem ser aquelas obras menos prestigiadas.
    No entanto, eu queria deixar aqui uma contribuição a quem é da minha área, ou simplesmente é interessado no assunto: um site de um indivíduo que disponibiliza centenas de ebooks de filosofia, artes, ciências sociais, antropologia, história,
    http://acasadevidro.com/2013/11/02/milhares-de-e-books-completos-para-download-filosofia-sociologia-psicologia-literatura-antropologia-marxismo-apreciem-sem-moderacao/

    É só fazer o download através do torrent ou do google drive.

    Também queria deixar o link da página do Arquivo Kronos no Facebook, onde se pode baixar mais coisas da área de humanas:

    https://www.facebook.com/arquivokronos

    Grande abraço, e parabéns por incentivar a leitura.
    Almir Albuquerque
    Panorâmica Social

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Almir!
      Realmente, eu comecei a ler bem cedo!
      Agradeço por deixar esses dois links, que eu não conhecia. Tenho certeza de que podem ajudar muita gente! Vou tratar de divulgar os links o mais rápido possível!
      Lethycia Dias

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Entre em contato conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Veja quem me segue:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...