Confira!


Posso dizer que as melhores leituras da minha vida foram entre meus 13 e 16 anos. Nessa época, tive acesso a bibliotecas escolares com acervos maravilhosos, e também comecei a conhecer melhor a literatura brasileira. E eu digo e repito: pretendo algum dia reler boa parte deles!
Foi mais ou menos nessa época, durante minha adolescência, que diversifiquei minhas preferências literárias, descobri a riqueza da literatura brasileira, me angustiei com histórias assustadoras, me encantei com crônicas extremamente simples, e dei gargalhadas com o humor dos autores. Foi também nesse período que li com maior frequência e em maior quantidade. Até hoje ainda sinto certa nostalgia da velocidade com que terminava um livro, e das longas listas anuais de leitura que eu fiz.
Como falei no post sobre não ter meus livros preferidos, eu fiz leituras maravilhosas. Harry Potter; A Menina Que Roubava Livros; Querido John; O Diário de Anne Frank; Hilda Furacão; a Saga Crepúsculo; a saga Hush Hush; Fallen; Anjos e Demônios; O Código da Vinci; Inferno; Os Pilares da Terra; A Hora da Estrela; Noite na Taverna; O Quinze; O Caçador de Pipas; A Cidade do Sol; O Homem Que Calculava; O Guarani; Zorro; Gabriela, Cravo e Canela; Pollyana; A Moreninha; O Tempo e o Vento; Olhai os Lírios do Campo; O Resto é Silêncio; Cidade de Deus; Negrinha; Jardim Selvagem; Cinzas do Norte; Leite Derramado; Boca do Inferno; Dias e Dias; Cem Anos de Solidão; As Esganadas; O Homem que Matou Getúlio Vargas; Assassinatos na Academia Brasileira de Letras; A Arca dos Marechais; Crônica de Uma Morte Anunciada; O Amor é Um Pássaro Vermelho; a série Poderosa; O Jardim Secreto; Luna Clara e Apolo Onze; Marley e Eu; O Pequeno Príncipe; Soul Love; Slam; Doze Horas de Terror; A Sombra do Vento... Tantos! E podem ter certeza de que eu não citei nem a metade deles!
Infelizmente, todos esses livros pertenciam a bibliotecas escolares, ou a amigos leitores, e nunca tive a chance de relê-los. A saudade de tantos livros bons é tão grande, que quando me pego lembrando de algum deles, fico ali curtindo as lembranças que tenho. E as vezes, quando penso no que vou comprar na próxima vez, me pergunto se vale a pena resgatar aquele livro que já li uns anos atrás.
Já consegui recuperar alguns, como os três primeiros livros da saga Harry Potter; os livros Gabriela, Cravo e Canela e Terras do Sem Fim, de Jorge Amado; e Olhai os Lírios do Campo e O Resto é Silêncio, de Erico Verissimo. Todos eles são histórias maravilhosas, e já fico muito mais feliz só de pensar que eles um dia serão sorteados na minha TBR, e irei matar a saudade. Ah, que alegria!
E você? Também pretende reler algum livro, ou sempre busca novidades?

Por: Lethycia Dias.

16 Comentários

  1. Também estou com uma lista de releitura, alguns eu já tinha, outros eu comprei agora, e outros ainda preciso comprar... Mas dá saudade mesmo. Eu que não sou de reler tenho saudades, imagina quem faz isso com uma certa frequência... Ah, você leu muitos livros bons!! Mesmo falando que a biblioteca da sua escola era pouco estruturada, pelo visto tinha muitos títulos por lá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, a biblioteca da minha escola era mal cuidada, mas tinha um acervo muito bom. O meu sonho era que ela fosse melhorzinha, e que outros alunos se encantassem com aqueles livros como eu me encantava.

      Excluir
  2. É tão gostar muito de um livro, e logo após terminar de lê-lo querer reler. Adoro isso. E claro, como você Lethycia, quero muito reler alguns livros que já li, logo logo mesmo estarei relendo "Onze Minutos" de Paulo Coelho que li há alguns anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, essa sensação é maravilhosa! Geralmente eu não sinto essa vontade de reler assim que termino (a não ser que o livro seja muito bom mesmo). A vontade de reler vem mesmo depois de algum tempo.

      Excluir
  3. Livro é movimento. Conhecimento é movimento. Deixe-os ir! E se tiver empreste e pegue muuuito emprestado! Temos que espalhar isso por aí!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu empresto sempre que alguém pede, mas tomo cuidado para não deixar um livro com alguém irresponsável. Já perdi alguns fazendo isso.

      Excluir
  4. Nem me fale em lista de Releitura ,já não tenho tempo de administrar as coisas e ainda tenho que me conter para não me distrair com os livros por prazer e deleite . Adorei sua lista, A Hora da estrela é um amor,Harry Potter nem se fala ( sou potterhead) , o Cortiço, a moreninha, Dom Casmurro , Primo Basílio, As Crônicas de Nárnia (C.S Lewis eu amo de paixão), Sherlock Holmes (Minha Paixão) . é difícil você ler algum livro,e depois de amar,você não reler .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! É por isso que tenho tanta saudade! O problema é que nunca consigo conciliar a lista de leitura com a de releitura. Mas a TBR ajuda bastante.

      Excluir
  5. Olha eu aqui de novo! Te indiquei pra uma TAG (mais uma, rs!) lá no meu cantinho.

    Beijoooo.

    http://mundoliterariodacecy.blogspot.com.br/2016/03/tag-livros-opostos.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço por ter me indicado! Estou indo agora mesmo conhecer essa TAG.

      Excluir
  6. Olá!
    Não gosto de ler livros que eu já li, raras vezes fiz isso, mas espero que consiga reler todos.

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
  7. Meo Deos!!! Quantos livros para reler!!! Adorei o post! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! São muitos mesmo, e a cada dia eu me lembro de mais um.

      Excluir
  8. Eu prefiro ler livros novos kkk, mas como você também queria ter os livros que li e não eram meus! Tomara que consiga reler todos!
    *Beijokas -Hellen Barros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, é claro que tenho preferência pelos novos, e por isso é tão difícil de lidar com a saudade dos antigos. Mas obrigada!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Entre em contato conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Veja quem me segue:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...