Confira!

Desafio literário da Rory Gilmore

Olá para todos os loucos por leitura e também para os loucos por Gilmore Girls! O post de hoje é muito especial, porque finalmente decidi participar do The Rory Gilmore Book Challenge, o Desafio Literário da Rory Gilmore.
Esse provavelmente é um dos desafios literários mais famosos que existem, principalmente por causa dos booktuber's. Ouvi falar desse desafio pela primeira vez em um vídeo da Tatiana Feltrin, quando ela fazia sua atualização do desafio.

Na época eu nem sabia quem era Rory Gilmore, mas pouco tempo depois os fãs da série foram pegos de surpresa com uma bomba: a Netflix estava lançando todas as temporadas antigas da série, e anunciando uma nova temporada, uma espécie de revival (que foi lançada há pouco tempo). Isso levou a internet à loucura, e foi assim que eu conheci Gilmore Girls.

Minha história com Gilmore Girls


Existem várias gerações de fãs de Harry Potter: as pessoas que se tornaram fãs quando foram lançados os livros; as que se tornaram fãs quando se iniciaram os filmes; e até aquelas que passaram a amar depois que os filmes acabaram. Da mesma forma, eu acredito que existam várias levas de fãs de Gilmore Girls, já que a série esteve no ar durante sete anos (entre 2000 e 2007), e foi exibida no Brasil nos canais Warner Channel, Boomerang (ambos pagos) e no SBT.
Mesmo que eu tenha tido TV a cabo em casa por muito tempo, eu não conhecia Gilmore Girls até a "estreia" das sete temporadas na Netflix. Isso porque na época em que a série foi exibida, eu estava entre a infância e a pré-adolescência e não acompanha e nem gostava de seriados. Eu via as propagandas dessa e de outras séries nos intervalos de filmes no Warner Channeal, mas não tinha meu interesse despertado. Isso não me surpreende: mesmo que a classificação indicativa seja a partir de 10 anos, não é um seriado para crianças. Digo isso por causa dos diálogos, que são cheios de referências à cultura pop em geral, e que na época eu provavelmente não entenderia.
Quando a Netflix disponibilizou a série, houve uma espécie de boom da internet. Parecia que todo mundo queria voltar a assistir, inclusive algumas colegas da faculdade. Mas como eu não sabia nada sobre a série, ainda me mantive distante por algum tempo, até que eu ouvi falar sobre os 300 livros citados ao longo da série. Entre vídeos no YouTube e listas do BuzzFeed sobre motivos para assistir Gilmore Girls, em algum momento eu fiquei sabendo que Rory Gilmore era uma menina muito estudiosa e inteligente que adora ler, e que durante as sete temporadas, 340 livros são citados - sejam livros que aparecem fisicamente, que a Rory esteja lendo, ou que são mencionados pelos personagens. E foi assim que resolvi assistir a alguns episódios para saber o que eu achava.
No começo eu não fiquei muito atraída. Eu ria bastante com algumas coisas, mas não sabia se queria mesmo continuar assistindo. Eu estava acostumada com séries mais recentes, como Game Of Thrones, How To Get Away With Murder, Jessica Jones, Daredevil, entre outras, que são cheias de ação e nas quais tudo pode mudar em um episódio. Portanto, era difícil me habituar a um seriado mais light, de comédia, com personagens bem característicos.
Mas resolvi insistir, e quando percebi, eu já estava completamente viciada e quase fazendo maratonas diárias. Confesso que o fato de ter Jared Padalecki como Dean colaborou bastante no início. Mas logo eu já entendia a personalidade de cada personagem e adorava as situações que fazem parte dos espisódios: o sarcasmo da Lorelai, a inteligência da Rory, a teimosia da Paris, a rigidez da Emily, a gentileza do Richard, as manias do Luke, o mal-humor do Michael, a inconveniência do Kirk, etc. Atualmente, estou começando a terceira temporada, e completamente apaixonada por tudo.

O Desafio


Como eu disse antes, conheci o desafio literário da Rory Gilmore antes de começar a assistir a série. Os livros foram o meu primeiro atrativo, e depois de ver vários incríveis mencionados já no início, decidi participar desse projeto incrível. Como é um desafio enorme, é claro que eu não tenho a menor pressa de terminar. Confira a lista completa aqui.
Nessa lista existem, é claro, livros que eu já li, que já ouvi falar ou que estão na minha lista de desejados, enquanto há outros que eu não conheço e nunca pensei em ler. Vou citar abaixo aqueles que eu já conheço:

Os livros que eu li:
  • 1984 - George Orwell
  • Alice no País das Maravilhas - Lewis Carroll
  • O Diário de Anne Frank - Anne Frank
  • O Código da Vinci - Dan Brown
  • A Divina Comédia - Dante Alighieri
  • O Médico e o Monstro - Robert Louis Stevenson
  • Harry Potter e o Cálice de Fogo - J. K. Rowling
  • Harry Potter e a Pedra Filosofal - J. K. Rowling
  • A Casa dos Espíritos - Isabel Allende
  • Inferno - Dante Alighieri
  • O Caçador de Pipas - Kaled Hosseini
  • Madame Bovary - Gustave Flaubert
  • Cem Anos de Solidão - Gabriel García Márquez
  • As Vantagens de Ser Invisível - Stephen Chboski
  • Pinóquio - Carlo Collodi
  • O Corvo - Edgar Allan Poe
  • Romeu e Julieta - William Shakespeare
  • A Sombra do Vento - Carlos Ruiz Zafón
  • O Iluminado - Stephen King
  • O Morro dos Vento Uivantes - Emily Bontë
Podemos ver que eu tenho muito trabalho pela frente, já que dos 340 livros eu li apenas 20. Mas existem outros livros na lista que eu reconheço:

Os livros que já comprei e devo ler em breve:
  • Anna Karenina - Leon Tolstoi
  • Carrie, a Estranha - Stephen King
  • Um Conto de Natal - Charles Dickens
  • Laranja Mecânica - Antony Burgess
  • Dom Quixote de La Macha - Miguel de Cervantes*
  • Farenheit 451 - Ray Bradbury
  • Frankenstein - Mary Shelley
  • O Poderoso Chefão - Mario Puzo
  • Hamlet - William Shakespeare
  • O Amante de Lady Cahtterley - D. H. Lawrence
  • A Metamorfose - Franz Kafka
  • Moby Dick - Herman Melville
  • Os Sonetos - William Shakespeare
  • O Sol é Para Todos - Harper Lee
Pretendo ler todos esses livros no ano que vem. Então quando for atualizar o desafio, eu provavelmente vou ter bastante coisa pra contar.
*No caso do Dom Quixote, faço uma pequena ressalva: optei por comprar a versão da Editora 34 em dois volumes, pela qualidade dos textos de apoio e das notas de rodapé que encontrei em A Divina Comédia. E por enquanto, eu só tenho o Volume II. Sim, acreditem, eu comprei o Volume II antes do I porque estava barato.

Os livros que estão na minha lista de desejados (e que devo comprar em breve):
  • A Redoma de Vidro - Sylvia Plath
  • Admirável Mundo Novo - Aldous Huxley
  • Cândido - Voltaire
  • O Conde de Monte Cristo - Alexandre Dumas
  • Crime e Castigo - Fiódor Dostoievski
  • As Bruxas de Salém - Arthur Miller
  • David Coperfield - Charles Dickens
  • Emma - Jane Austen
  • A Sociedade do Anel - J. R. R. Tolkien
  • Garota, Interrompida - Susanna Kaysen
  • E O Vento Levou - Margateh Mitchell
  • O Corcunda de Notre Dame - Victor Hugo
  • Um Olhar do Paraíso - Alice Sebold
  • Mrs. Dalloway - Virginia Woolf
  • O Nome da Rosa - Umberto Eco
  • Otelo - William Sahkespeare
  • Orgulho e Preconceito - Jane Austen
  • O Retorno do Rei - J. R. R. Tolkien
  • O Bebê de Rosemary - Ira Levin
  • O Segundo Sexo - Simone de Beauvoir
  • A Vida Secreta das Abelhas - Sue Monk Kidd
  • Razão e Sensibilidade - Jane Austen
  • O Processo - Franz Kafka
  • As Virgens Suicidas - Jeffrey Eugenides
Alguns desses livros já faziam parte de decisões pessoas minhas. Admirável Mundo Novo, por exemplo, faz parte do meu projeto de ler distopias clássicas; Os livros de Jane Austen são um desafio antigo que propus para mim mesma, de superar meu trauma com a autora. Há muito tempo, comecei a ler Persuasão e não consegui terminar. Depois nunca mais tentei ler nada de Jane Austen, e sei que preciso dar um jeito nisso.


Evidentemente, temos um sério problema com o desafio: grande parte dos livros ainda não foi traduzida. Eu até consigo ler um texto curto em inglês, mas nunca fiz nenhum curso e não sei o suficiente para ler um livro inteiro. Portanto, não posso ler nenhum deles. Tenho que esperar que eles sejam traduzidos, ou que eu possa realmente fazer algum curso sério. Mas isso não me incomoda tanto assim: são muitos livros a serem lidos, sem falar em todos os outros que eu quero ler sem que façam parte de algum desafio ou projeto de leitura. Eu não pressa, e sei que com o tempo vou colocando todas essas leituras em dia.
Como sei que vou demorar bastante, pretendo fazer atualizações anuais do Rory Gilmore Book Challenge. Nesses futuros posts, vou listar os novos livros lidos e deixar os links para as resenhas.

Então, o que você achou desse post? Já conhecia o desafio? Assiste ou já assistiu Gilmore Girls? Já leu ou pretende ler algum dos livros que eu listei, ou algum dos que estão na lista completa? Não deixe de comentar, porque vou adorar conhecer sua opinião!

Por: Lethycia Dias

4 Comentários

  1. Oi Lethycia, assim como vc também só conheci a série depois que as temporadas ficaram disponíveis na Netflix, ouvi falar desse desafio pela Tati Feltrin também, e quero também fazer, realmente será um desafio de longo prazo pra vida! Beijos. Divagando Palavras. www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline! Eu to simplesmente viciada na série! Já na terceira temporada... Só não vejo mais rápido porque o meu tempo não permite... Acho o desafio maravilhoso, e não ter prazo pra cumprir me deixa mais tranquila. Não gosto de me sentir pressionada!

      Excluir
  2. Eu já tinha ouvido muito falar de Gilmore Girls, mas por acaso não tinha me interessado na época que a série passava no sbt. Comecei a assistir umas semanas atrás no netflix e não tinha achado isso tudo nos primeiros episódios, mas insisti e acabei sendo conquistada <3 E concordo com você, aproveito mais a série agora do que aproveitaria no início da adolescência.

    Adorei esse desafio e vários eu já tenho vontade de ler mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso, Fernanda! No começo eu não sabia bem o que achar, eu demorei a me "prender" na série. Parecia que cada episódio era uma história diferente e que não tinha continuidade. É muito diferente das séries feitas hoje em dia... Só depois de insistir um pouco foi que eu me apeguei e comecei a acompanhar de verdade. Agora eu amo a série e quero muito assistir logo o revival! <3

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Entre em contato conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Veja quem me segue:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...