Confira!

Entrevista feita por mim, veiculada inicialmente no Programa Matéria Prima.
A escritora e jornalista Rachel de Queiroz (1910-2003) publicou seu livro de estreia, O Quinze, aos dezenove anos de idade, e logo passou a ser reconhecida como integrante da Segunda Geração do Modernismo Brasileiro, época de popularização do Romance de 30 ou Ficção Social Nordestina.
O Modernismo chegou ao Brasil com a Semana de Arte Moderna de 1922, e a partir daí, artistas passaram a buscar uma nova forma de pensar e fazer a arte, e especialmente, de representar o Brasil. Na segunda fase desse movimento, escritores voltaram sua atenção para questões sociais como a pobreza, a fome e a desigualdade de renda. São dessa época obras regionalistas de escritores como Graciliano Ramos, Jorge Amado e também Rachel de Queiroz.
Segundo a professora Patrícia Alcântara de Souza que é formada em Letras pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília e Mestre em Letras - Literatura pela Universidade Federal de Goiás (UFG), o Romance de 30 é sustentado pela "temática do agrário, dos regionalismos, do caráter social que representa todos os problemas brasileiros dentro de uma visão crítica."

Fonte: Reprodução.
Rachel de Queiroz foi meio inspirador da literatura feminina.

Rachel de Queiroz, a autora nascida em Fortaleza - CE, foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras, e Patrícia de Souza a considera uma inspiração para a literatura feminina no Brasil. Questionada se acreditava que Rachel de Queiroz fosse uma inspiração para outras escritoras, afirma: "Eu não tenho a menor dúvida disso, ela foi com certeza um meio inspirador para a literatura feminina no país", e acrescenta: "Ela conquista o que Viginia Woolf chama de 'um teto todo seu', ela consegue fazer uma literatura com gênero feminino".
Em entrevista ao Programa Matéria Prima, veiculado na Rádio Universitária (870 AM) da UFG, a pesquisadora falou a respeito da Obra de Rachel de Queiroz e da representação de personagens femininas em O QuinzeDôra, Doralina e As Três Marias.
Para ouvir a entrevista completa, acesse o link a seguir:


Conteúdo originalmente veiculado no Programa Matéria Prima e no blog Entrevistalendo.

Deixe um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Entre em contato conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Veja quem me segue:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...