Confira!


Acho que as pessoas que mais gostam de blogs e canais nesse mundo são os próprios blogueiros e youtuber's. A maioria dos comentários que recebo aqui no blog são de pessoas que também têm blogs, o que me leva a acreditar que quando conhecemos esse mundo dos blogs e canais, o nosso interesse por ele fica cada vez maior. Acredito, portanto, que quem tem um blog ou canal está sempre acompanhando outros blogs ou canais, tanto para se inspirar, quanto para simplesmente acompanhar como um leitor ou inscrito comum.
Eu acompanho vários blogs e canais, por motivos diferentes, e dessa vez vim aqui recomendar alguns canais dos quais gosto muito, por diferentes motivos. Alguns dos que serão citados abaixo já foram citados também no meu post sobre canais literários para ajudar quem gosta de escrever, então não se preocupe se você achar algum deles familiar.

Os canais literários que eu mais gosto


Eu sou bastante criteriosa para começar a acompanhar um canal no YouTube. Em primeiro lugar, presto atenção nos vídeos para saber se a pessoa presente nos vídeos reproduz machismo, racismo, homofobia, transfobia, ou qualquer espécie de preconceito. Isso para mim constitui um método de exclusão, o que significa que devem existir milhares de canais por aí que eu jamais acompanharia. O canal também tem que ser sobre algo que eu me interesse, é claro. E eu confesso que tenho certa implicância com aqueles canais super famosos, que cresceram muito e que possibilitam à pessoa viver sem trabalhar do jeito padrão, e que permitem que a pessoa apenas viaje por aí e viva como uma celebridade. Me incomoda muito que a pessoa fique apenas mostrando o quanto a vida dela é maravilhosa. Quanto aos canais literários, me preocupo muito com os livros que são resenhados e com a forma que a pessoa expressa suas opiniões sobre livros. Por isso, eu acompanho poucos canais, em comparação com algumas pessoas que conheço. 

1- Literatortura: 
Não me lembro bem como descobri esse canal, mas foi através dele que descobri o quanto os canais do YouTube podem ser legais, e foi o primeiro canal literário que conheci.
Ele é uma espécie de complemento do site de mesmo nome, um dos maiores sites de literatura no Brasil, e foi criado pelo Gustavo Magnani, autor do livro Ovelha - Memórias de um pastor gay. Diferente de qualquer outro canal literário, o Literatortura não faz vídeos de book haul, unboxing ou resenhas. O conteúdo do canal é uma série de reflexões críticas sobre vários assuntos do meio literário. Alguns dos vídeos abordam também temas como: séries, filmes e os dilemas próprios da vida de um escritor.
Infelizmente, pode-se dizer que o canal acabou. Gustavo Magnani nos explica isso em um dos vídeos. Foi uma grande tristeza para mim, mas o site continua ativo e com ótimo conteúdo! E mesmo que não haja vídeos novos, eu creio que vale muito a pena assistir aos antigos, porque as discussões levantadas por Magnani são muito boas.

Esses são alguns dos vídeos do canal:
Print retirado da aba "vídeos" no canal Literatortura.
Clique para ampliar.
Você pode encontrar Literatortura nos seguintes links:

2- Homoliteratus:
O canal Homo Literatus foi criado pelo Vilto Reis, e assim como Literatortura, é bem diferente dos canais que conhecemos. Os vídeos propõem discussões sobre temas relevantes na literatura e na vida como leitor. Também há indicações de livros e vídeos específicos sobre dicas para escrita e conselhos para escritores. Vale lembrar que esse canal já foi indicado no outro post que citei acima.

Você encontra Homo Literatus nos links abaixo:

Print retirado da aba "vídeos" no canal Homo Literatus.
Clique para ampliar.

Print retirado da aba "playlists" no canal Homo Literatus.
Clique para ampliar.

3- Prosas de Menina:
O canal Prosas de Menina é feito pela Samantha Melo, uma leitora como eu e você. Ele existe desde o início de 2015, e só de dar uma passeada pelos vídeos, já nota-se uma evolução no cenário, na iluminação e também na influência do canal. Pode-se dizer que a Samantha cresceu bastante em pouco tempo.
No canal, ela faz vídeos de bookshelf toour, book haul e principalmente resenhas, além de alguns vlogs e DIY. Também não me lembro como o descobri, mas gosto do canal dela pela maneira como ela fala dos livros, sendo sempre objetiva, sem viajar muito. E talvez também haja o fato de que eu me identifico muito com as preferências dela. Os vídeos não têm uma periodicidade certa, mas são muito bons.

Você encontra Prosas de Menina em:
Canal
Facebook
Blog
Twitter

Veja alguns dos vídeos da Samantha:

Print retirado da aba "vídeos" no canal Prosas de Menina.
Clique para ampliar.

4- Ler Antes de Morrer:
O canal Ler antes de morrer é um canal de resenhas feito pela Isabela Lubrano, um jovem jornalista. A maioria dos vídeos é de resenhas, mas ela também faz vídeos com TAG's e com debates importantes para o mundo da literatura. Nesse último item, há bons exemplos, como o vídeo no qual ela reflete sobre por que lemos tantos livros de autores estrangeiros.
Gosto muito dos vídeos da Isabela, pois ela consegue falar sobre os livros de maneira muito informativa, e a entonação da voz que ela utiliza demonstra muita experiência diante da câmera (afinal, ela trabalha com televisão!). Também a considero muito criativa, pois ela sempre faz imagens maravilhosas para usar como miniatura dos vídeos.
Essas são os últimos vídeos dela:

Print retirado da aba "vídeos" no canal Ler Antes de Morrer.
Clique para ampliar.

Links para o Ler Antes de Morrer:
Canal
Blog
Facebook
Twitter

5- Amável Utopia:
Também trata-se de um canal feito por uma leitora como todos nós, e existe há mais ou menos seis meses. A Amanda Castejon pode ser jovem, mas é muito talentosa e madura. Os vídeos são de resenhas, tags e discussões que ela considera relevantes (nem sempre sobre literatura). Todos esses assuntos são tratados de maneira muito responsável e madura, procurando esclarecer equívocos e quebrar preconceitos. Apesar de gostar mais do conteúdo do blog, que existe há pouco mais de um ano, estou gostando bastante de acompanhar o canal.

Encontre Amável Utopia nos links abaixo:
Canal
Blog
Facebook

Veja os assuntos de alguns dos vídeos que a Amanda tem feito:

Print retirado da aba "vídeos" no canal Amável Utopia.
Clique para ampliar.

6- Literatus TV:
Já indiquei o canal Literatus TV no outro post, aquele recomendando canais que ajudam escritores, que está linkado no início desta página.
O Literatus TV é na verdade um programa de televisão, produzido pela FurbTV, no estado de Santa Catarina. É apresentado por Maicon Tenfen, autor do livro infanto-juvenil Quissama: império dos capoeiras. O programa é bem variado, e Maicon pode aparecer sozinho, ou com convidados que vão auxiliá-lo na discussão dos temas programados. Não são feitas resenhas de livros, pois Maicon explora outros aspectos da literatura. Fala sobre a vida de escritores, relaciona cinema e literatura, apresenta curiosidades sobre livros pouco conhecidos, ou sobre a literatura de determinados lugares. São sempre temas bem interessantes, curiosos, e divertidos. Além de muitas outras coisas, foi nesse canal que eu descobri sobre os livros inspirados em Supernatural.

Links para Literatus TV:

7- Tatiana Feltrin:
O canal da Tatiana Feltrin deve ser, com certeza, um dos mais antigos em literatura no Brasil: em 2017, completará 10 anos. O blog dela tem mais ou menos a mesma idade. A Tatiana é uma professora de inglês e leitora voraz. Sempre digo que quando eu crescer, quero ser rápida e organizada como ela, pois ela consegue ler vários livros ao mesmo tempo, e muitas vezes são livros enormes e complicados. No fim, as resenhas sempre possuem muita qualidade.
Ela é bem criativa e o canal tem vídeos em vários dias da semana, sem falhas. A Tatiana cria vários projetos, como o "Você escolhe", o "Mês do horror", o "Lendo livro x" e o mais novo, chamado "Sebinho TLT". (Quando escrevo livro x, me refiro a qualquer obra, pois ela sempre muda o nome do projeto, conforme inicia uma obra nova ou novo autor. Por exemplo: Lendo Proust, Lendo Guerra e Paz, e assim por diante).
Entre os canais citados aqui, o da Tatiana é o meu preferido (sendo seguido bem de perto pelo Literatus TV). Descobri o canal quando meu namorado me indicou um vídeo em que Tatiana citava curiosidades sobre Edgar Allan Poe, mas ele também não conhecia o canal, e foi uma surpresa para nós dois.

Você encontra a Tatiana Feltrin nos links abaixo:

Confira alguns dos vídeos recentes no canal:

Print retirado da aba "vídeos" no canal Tatiana Feltrin.
Clique para ampliar.


E então, o que você achou? Minha intenção com esse post foi indicar os canais que eu mais gosto, e é claro que eu sigo outros, que não pude incluir aqui, porque estava escolhendo os melhores. Caso você goste de vídeos sobre livros, com certeza deve ter gostado. Já conhecia algum deles?

Por: Lethycia Dias.

9 Comentários

  1. Gosto da página do Literatortura mas não sabia que tinha canal. Também amo o da Isabella e o da Tatiana. Aqueles que você indicou no outro post eu adorei!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu conheci o Literatortura em forma de canal mesmo, só depois que fui ver o blog e curtir a página. Mas na época que conheci, ele já estava numa fase difícil. Ainda bem que a página continua! :)

      Excluir
  2. Olá!!
    Apesar de ser uma leitora, não sigo muitos canais literários. Um que eu sempre acompanho é o Edu do Perdido nos Livros!

    Beijão e bom feriado
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Acho que já ouvi falar desse canal! Obrigada pelo comentário e pela visita, bom feriado pra você também :)

      Excluir
  3. Muito legal seu post! De todos os que você listou, já conhecia o Ler Antes de Morrer! Gosto muito da forma como a Isabela fala! E rio muito com alguns comentários dela! Vou procurar conhecer os outros canais. Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito obrigada! Seja bem-vinda ao blog...
      Eu me surpreendi muito com o canal da Isabela, os vídeos dela apareciam como recomendação para mim, e eu ficava curiosa para assistir. Espero que goste dos outros também! :)

      Excluir
  4. Nossaaaaaa!!! Hoje que eu fui ver que eu tava aqui hahahahahhaah Muito bom saber que estou entre seus preferidos. Estar em uma lista junto com a Tati Feltrin me enche de orgulho hahahaha Beijossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu é que fico feliz de saber que você encontrou esse post e gostou tanto, Samantha! Não sei como você ficou sabendo, mas me dá muita alegria poder responder a um comentário seu. Saiba que a opinião foi sincera. Eu gosto tanto de canais grandes e famosos que nem o dela, quanto de canais menores, de outras pessoas com menos recursos, experiência e visibilidade. O que importa, pra mim, é a qualidade do conteúdo! <3

      Excluir
  5. Encontrei esse post apenas agora, depois de muito tempo, mas ainda assim fico extremamente feliz que eu tenha feito parte dessa sua lista maravilhosa <3

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Entre em contato conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...