Confira!


Se você anda acompanhando o blog, deve ter notado que nos últimos tempos eu comecei a caprichar mais nas imagens de apresentação dos posts. São imagens que eu mesma criei ou editei, usando meus próprios recursos e minha criatividade.

Imagens de apresentação de alguns posts recentes. Clique para ampliar.

Acho que comecei a fazer isso no fim de novembro, quando meu namorado me indicou um site muito bacana onde se tem acesso a imagens de fundo mais ou menos padronizadas, com fontes e efeitos bonitos porém simples que podiam ser acrescentados. Veja o que eu produzi por lá:

Algumas imagens que produzi na tentativa de melhorar o conteúdo da fanpage.
Clique para ampliar.

Na montagem acima, três das imagens são referentes ao aniversário do blog, e foram postadas no dia 19 de dezembro de 2015 na fanpage, gerando muita interação com os seguidores. Era a primeira vez que eu recebia tantos comentários e curtidas.

Agora vou explicar onde e como fiz essas e outras imagens que venho usando para o blog:

Sites que eu uso:


1- Textgram: É um site para criação e edição de imagens, muito simples e fácil de usar. O fato de estar em inglês não atrapalha em nada, porque só mexendo um pouquinho você logo descobre cada função. Como o site só produz imagens nesse formato mais ou menos quadrado, eu gosto de usá-lo para preparar as imagens da fanpage, porque acho que esse é o formato mais legal para usar no Facebook.

Página inicial do Textgram. Clique para ampliar.

Para usar, é muito simples. Você seleciona algum desses planos de fundo, ou carrega um de sua escolha. Depois, escreve seu texto, e pode mexer nas outras abas, para acrescentar bordas, filtros, efeitos e emoticons. Mas lembrando: o site padroniza as imagens nesse formato, então se você for carregar uma foto, ela deve ser mais ou menos quadrada. Com isso, quero dizer que se a sua imagem tiver outra "forma", o site vai deixá-la "deformada", para adequá-la ao padrão. Esse é o ponto negativo do Textgram.

No fim, depois de ter feito tudo o que precisava, você clica em "save", para baixar a imagem pronta.

Local para salvar imagem no Textgram. Clique para ampliar.

2- Fotor Online: É um site exclusivo para edição, que conheci por indicação de uma amiga. A vantagem é que oferece muito mais recursos do que o Textgram. Nele, você insere sua imagem e pode corrigir defeitos típicos de fotografias com iluminação ruim; pode acrescentar filtros na intensidade que achar melhor; escrever textos; colocar bordas; e também colocar adesivos. O Fotor Online tem um número maior de fontes, e um recurso que facilita muito as coisas: você pode colocar qualquer qualquer cor no texto, coisa que não é possível no Textgram; lá, as únicas cores possíveis para o texto são preto e branco. Além disso, você pode inserir imagens com qualquer "forma".

Tela de edição do Fotor Online. Clique para ampliar.

Você precisa clicar em "import photos", no canto superior direito, para dar upload na imagem que quer editar.

Onde dar upload nas fotos. Clique para ampliar.

A seguir, precisa ir mexendo nas barras da esquerda para fazer a edição de acordo com sua preferência. Aí, tudo depende da sua intenção com a imagem. Eu geralmente só coloco um filtro, e escrevo algo relacionado ao post que vou fazer.

Recursos para edição no Fotor Online. Clique para ampliar.
Um detalhe importante: No Fotor Online você pode criar uma conta. Eu não tenho uma, porque acho que consigo fazer tudo o que preciso sem me registrar. Mas existem alguns recursos que só podem ser usados quando você tem o registro, como alguns tipos de adesivo, por exemplo. Eu uso o que está liberado para mim, e não sinto falta das outras coisas.

Quando tiver terminado, você clica no desenho do disquete, e baixa a imagem pronta.

Local para salvar imagem no Fotor Online. Clique para ampliar.

3- Visual Hunt: Você deve estar aí pensando: "Ok, ela usa dois sites para editar. Mas de onde tira as imagens de fundo?". Antigamente, eu pegava todas elas no Google, mas depois compreendi a importância dos direitos autorais, e passei a baixar muitas imagens em um site sem direitos. No Visual Hunt, todas as imagens estão disponíveis para quem quiser usar. Eu ouvi falar do site através de um post do Catraca Livre, e logo comecei a usar. A vantagem é ter acesso a milhares de imagens e ter a certeza de que não vai ter problemas depois de usá-las. Embora a gente pense que sim, a internet não é uma terra sem lei. Muita coisa que fazemos por aqui "na maior inocência" pode gerar processo judicial.

Página de busca do Visul Hunt. Clique para ampliar.

Ele funciona mais ou menos como a busca do Google. Basta digitar o que você quer, escolher a imagem mais adequada, e baixar. Não tem mistério!

Nos meus posts, eu quase sempre uso imagens do Visual Hunt, que depois edito no Fotor Online ou Textgram. Consigo criar um conteúdo bonito e simples, que melhora a aparência do meu blog e da minha fanpage, chama atenção para os posts, e o melhor: eu sei que aquilo pertence a mim.

Agora, só mais duas dicas:

Programas que eu uso:


1- Photoshop: Eu não entendo muita coisa no Photoshop, mas já aprendi o suficiente para pelo menos para criar um pouquinho, e quebrar o galho com algumas imagens. Lá, eu consigo criar pequenos banner's para os posts do Loucura Por Leituras, ou fazer minhas miniaturas para os meus vídeos do YouTube. Veja um pouco do que eu já fiz por lá:

Imagens para miniatura de vídeos ou apresentação de posts. Clique para ampliar.

Como eu entendo pouco do programa, o máximo que faço é escrever algo, porque adoro as fontes e cores do Photoshop, ou então sobrepor imagens em um banner que eu já tenha criado antes (como é o caso do desenho do Edgar Allan Poe, no canto inferior direito). Prometo que vou fazer vídeos ensinando o pouquinho que sei.

2- Power Point: Acredite ou não, o Power Point pode ser muito útil para criar uma imagem simples. Eu já usei várias vezes, principalmente antes de ter o Photoshop, e antes de conhecer os sites que indiquei acima. Veja o que eu já criei por lá:

Imagens de apresentação de posts. Clique para ampliar.

Eu usava o Power Point para criar essas imagens, e era bem simples, Eu usava os designs prontos para criar slides, escrevia o que precisava, depois abria a apresentação de slides para deixar em tela cheia. Em seguida, tirava print, e depois salvava usando o Paint. Era muito simples e rápido.


E então, o que você achou dessas dicas? São todas mais ou menos simples, e eu faço quase sempre, para poder deixar meus posts mais bonitos e criativos. Espero ter te ajudado ou tirado alguma dúvida importante. Se você também tem alguma dica como essa, pode me falar pelos comentários, que vou adorar conhecer!

Por: Lethycia Dias

8 Comentários

  1. Vou até salvar o link! Estou sem memória alguma no computador para baixar editores de imagens, bem que eu queria aprender a usar o Photoshop... Eu uso o Picasa para editar as fotos de livros, cortar, corrigir iluminação e por o nome do blog. A vantagem é que ele já faz upload direto para o Picasa web e aí fica bem facinho de inserir a imagem no post. Outro recurso simples que eu uso bastante é o PhotoScape, onde eu crio banners e os botões do blog. É facílimo de mexer e tem varias fontes e selinhos legais. Às vezes uso o Instagram e algum outro aplicativo para editar as fotos que tiro com o celular. Mas eu uso com moderação esses recursoso porque por melhor que seja a resolução da câmera do meu celular, a imagem ainda fica um pouco granulada no computador e por isso eu prefiro as fotos tiradas com a compacta mesmo. Minha amiga fotógrafa falou que tem alguma coisa a ver com o diafragma da lente e etc. Eu vou começar a usar esses dois sites que recomendou. O PowerPoint eu gosto de usar para deixar o fundo da imagem transparente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já usei o PhotoScape, é bom mesmo, e também é fácil de usar. A câmera do meu celular é bem ruim, e tenho muito trabalho pra usar ele, mas aço o melhor que posso. O ruim é que o sistema operacional dele é péssimo, a maioria dos aplicativos de smartphone não funcionam nele, e eu não posso ter nenhum editor. É por isso que só edito imagens pelo computador mesmo.

      Excluir
  2. Eu já conhecia alguns, como o Fotor, Textgram (eu nem lembrava mais dele) são ótimos. Bem, os programas eu não sei usar, mas espero qaprender logo, vai me ajudar taaaanto! O Visual Hunt eu não conhecia, vou olhar. Obrigada pelas dicas ;) garotaveneta.com

    Beijoss, linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre bom a gente conhecer coisas novas, espero que goste do Visual Hunt; eu adoro!
      Agradeço pelo comentário, e espero que volte mais vezes.

      Excluir
  3. Um site muito bom e que dá uma aparência mais profissional ainda é o Canvas! Dá uma olhada, tu vai gostar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lua, acho que já me indicaram esse Canvas, mas nunca fui lá visitar pra conhecer. Agora fiquei curiosa com seu comentário. Vou querer experimentar sim!
      Obrigada pela dica.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Entre em contato conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...