Confira!


Todo mundo tem algumas manias mais ou menos normais ou estranhas, não é mesmo? E quando se trata de nós leitores, as manias podem ficar mais esquisitas ainda. Algumas são bem comuns, e meio que fazem parte do estereótipo do leitor. Outras podem ser bem diferentes e causar certo estranhamento em quem fica sabendo pela primeira vez. Decidi falar para vocês algumas das minhas manias que eu tenho certeza de que me fazem parecer uma pessoa bem esquisita!

Algumas manias bem loucas


1- Marcadores, muitos marcadores!: em um outro post, eu já tinha comentado sobre o meu fascínio pelos marcadores de página, e sobre a minha coleção que não para de crescer. Além disso, quando vi que minha coleção começava a crescer bastante, comecei a querer sempre usar os marcadores novos, sem repetir os já usados. Toda vez que começo um livro novo, pego um marcador diferente que não tenha sido usado ainda, e que se encaixe no tamanho do livro sem ficar sobrando para o lado de fora.

2- A ordem de tamanho: falei disso também em um post recente, no qual dei dicas de como organizar a estante. Eu gosto de organizar meus livros sempre pela ordem de tamanho, do maior para o menos, e de forma que as lombadas de cores diferentes fiquem espalhadas, deixando a prateleira bem bonita e colorida. Eu levo isso bem a sério, e estou sempre comparando o tamanho dos livros para saber se arrumei direito.

3- Sempre na bolsa: eu levo a minha leitura atual para todo lugar, mesmo que eu não tenha muita certeza se terei tempo para ler. Então meus livros vão comigo para a faculdade, para a casa do namorado e até para a fila da lotérica. Quando viajo para a casa do meu pai em Brasília, tenho até dificuldade para calcular quantos livros vou ler durante o tempo que vou ficar longe de casa. E sim, eu levo mais de um.

4- A toalhinha: eu tenho varinhas toalhas pequenas que usava para levar meu lanche para a escola quando era criança. Como falei que sempre carrego meus livros na bolsa ou na mochila, preciso contar uma outra coisa que comecei a fazer quando entrei para o cursinho pré-vestibular, em 2014. Eu levava uma garrafa de água congelada, porque o cursinho era de tarde, e fazia muito calor. Mas o gelo derretia, deixando a mochila úmida, e corria o risco de molhar o livro que estivesse dentro. Por isso, comecei a levar os livros enrolados numa toalhinha, para protegê-los. Ainda faço isso de vez em quando mesmo sem garrafa de água congelada.


Que tal essa aqui? Tem até o meu nome bordado, e é puro amor.

5- Nome e data: não sei bem por que motivo eu gosto de fazer isso, mas sempre que adquiro um livro novo, eu gosto de anotar meu nome e o ano atual em alguma das páginas iniciais. Acho que é uma forma de "deixar uma marca minha" em cada livro.

6- Livros de capa dura: não é exatamente uma "mania", mas sim uma nova paixão. Acabei descobrindo que adoro livros de capa dura, e que eles são muito mais bonitos do que as edições comuns. Não tenho muitos deles, mas sou apaixonada pelos que tenho.

7- Edições de bolso: sei que muita gente não gosta de edições de bolso, mas existem algumas que são muito legais, como as da editora Martin Claret. Elas costumam ter orelha, o que torna a capa mais resistente, e quase sempre têm artes muito bonitinhas, além de textos de apoio e questões de vestibular sobre o livro, no fim da história. Vejam essas aqui:



Não são simplesmente lindas?

8- A curiosa: essa mania vocês provavelmente conhecem! Gosto de ficar tentando ver a capa do livro quando vejo outra pessoa lendo, especialmente dentro do ônibus. Mas não é só em momentos assim que eu fico fuçando os livros que não me pertencem. Também faço isso dentro de bibliotecas e sebos. Quando vejo na estante uma lombada mais chamativa, gosto de chegar perto para ver o título e os detalhes, e quando um livro desperta um pouco mais meu interesse (principalmente nos sebos), gosto de folhear para ver se há anotações ou papéis por dentro.

9- Querer "ler um filme": quando assisto a um filme muito bom (e especialmente se ele tem algum tipo de narração), gosto de ficar imaginando como seriam as cenas se fossem trechos de um livro. Na minha cabeça, eu crio a narração daquilo que estou vendo, e fico desejando que aquele filme super legal e criativo seja um livro maravilhoso para que eu possa ler. Eu sei que é estranho!

Essas foram algumas das minhas manias. Bem estranhas, não é mesmo? Ou talvez não. Sei que você me compreende, e é por isso que quero saber: você se identifica com alguma delas? Tem alguma outra? Diga pelos comentários!

Por: Lethycia Dias

14 Comentários

  1. Olá!
    Eu não sou louca por marcadores, não faço questão de ter, hahaha. Faz um ano que uso o mesmo (que no caso é um pedaço de papel rosa dobrado que meu namorado desenhou e escreveu várias coisas) ahahaha. Mas também tenho que ter um livro na bolsa, e se não der para levar, eu tenho que ter algum baixado em PDF no celular.

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Vejo que o seu marcador tem certo valor sentimental, que é uma coisa boa. Também já tive um assim, feito por uma amiga, e gostava muito dele. Mas acabou ficando bem velhinho, e parei de usar.
      Obrigada pela visita. Um abraço!

      Excluir
  2. Me identifiquei com a dos marcadores, em arrumar os livros conforme o tamanho e na mania de carregar na mochila as minhas leituras. Uma mania peculiar que tenho é de cheirar três vezes um livro novo, abrindo-o no meio, antes de iniciar a leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas que diferente essa! Eu cheiro o livro novo de vez em quando, geralmente quando tem aquelas páginas de uma cor diferente as outras.

      Excluir
  3. Oi, Lethycia!
    Compartilho algumas dessas suas "manias", especialmente essa de tentar descobrir a capa do livro que a pessoa está lendo (eita contorcionismo!) e gente, não é frustrante quando a pessoa sai e você não conseguiu ver? :/ Também sempre tenho um livro na bolsa, mesmo quando não vou poder ler, comecei a mania com Gilmore Girls. E GENTE ISSO DE LER UM FILME! Inquietos é um dos meus filmes preferidos (no ladinho de O Fabuloso Destino de Amelie Poulain) e cada vez que eu vejo eu morro desejando que houvesse um livro que eu pudesse ler. As historias são boas demais para ficar só no filme </3

    Adorei o post! Sempre legal ver como "leitor é tudo igual" hahahahahaha, sempre tem umas manias em comum.

    bjs

    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, flor! É uma decepção danada não conseguir saber o que a pessoa está lendo. Mas eu também fico na ansiedade de querer conversar com a pessoa. Uma vez vi no ônibus um cara lendo A Dança dos Dragões, e eu estava lendo A Fúria dos Reis. Queria muito chamar ele pra bater um papo sobre a série, mas fiquei morrendo de vergonha de parecer doida, então deixei ele ir embora.
      Entre os filmes que você citou, eu simplesmente AMO o Fabuloso Destino de Amelie Poulain. Ele é maravilhoso! Mas não conheço o outro.
      Obrigada pela visita e pelo carinho!

      Excluir
  4. Me identifiquei demais! É exatamente assim!! Adorei o post :)

    devaneiosdeinverno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Taís! Fico feliz que tenha gostado, acho que muita gente se identifica. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  5. Eh Lethycia, achei que as loucuras eram só minhas, mas vejo que muitas das minhas loucuras também te pertence kkkk

    Venha visitar-nos: http://trocarlivro.blogspot.com.br/
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana Paula, seja bem-vinda ao blog! Fico feliz de saber que não sou a única "louca"! kkk

      Excluir
  6. Algumas das suas manias eu também compartilho! Vou falar sobre uma que eu pensei que só eu tinha: ler um filme. Sério, achei que só eu era assim, uma pessoa totalmente normal, que fica refletindo sobre uma possível leitura de um filme.

    Tem um filme que eu gosto bastante, Mensagem para Você, que eu adoraria ler do jeito que foi escrito para as telas do cinema. Sei que ele é adaptado de uma peça de teatro bem antiguinha, que a gente só costuma achar em inglês (quando acha). Já tive vontade de transcrever a história só para ler depois... Rs.

    Bjs,

    http://www.tamiresdecarvalho.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tamires! Eu também achava que só eu ficava assim quando via algum filme legal. Não conheço o filme que você indicou, mas entendo essa dificuldade de encontrar a peça. Certa vez, em um grupo de leituras coletivas do Edgar Allan Poe, alguém levantou o fato de que é muito difícil de se encontrar traduções dos poemas dele, o que é uma coisa muito chata.
      Obrigada pela visita e pelo comentário!

      Excluir
  7. eu tbm tenho mania de tentar ler o nome do livro que os outros estão lendo! ~clássio~ kkk
    eu adorooo cheirar o livro, independentemente dele ser novo ou não! E também organizo por tamanho!!!

    sushibaiano.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Susan! Acho que essa de querer saber o título, e de querer cheirar são as manias mais comuns...

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Entre em contato conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...