Confira!

"Edição comemorativa do bicentenário de Victor Hugo (1802 - 1885), em tradução inteiramente revista e adequada à leitura contemporânea. Esse tratamento e a edição com 816 notas de pé de página, elucidativas do contexto histórico e cultural do século XIX, fazem desta a versão definitiva da obra em Português. Hugo narrou seu romance original numa linguagem que representou para a literatura "o mesmo que a Revolução Francesa na História", segundo o crítico Sérgio Paulo Rouanet. O fio condutor é o personagem de Jean Valjean que, por roubar um pão para alimentar a família, é preso e passa dezenove anos encarcerado. Solto, mas repudiado socialmente, é acolhido por um bispo. O encontro transforma radicalmente sua vida e, após mudar de nome, Valjean prospera como negociante de vidrilhos, até que novos acontecimentos o reconduzem ao calabouço.

Autor: Victor Hugo
Gênero: Romance
Número de páginas: 1977
Data de publicação: 2012
Tradução: Frederico Ozanam Pessoa de Barros 
Editora: Cosac Naify

Um livro que faz jus à sua fama:



Essa resenha será diferente do formato habitual. Devido à complexidade do livro e à grande quantidade de informações necessárias para esta resenha, decidi gravar um vídeo ao invés de escrever um texto como sempre faço. Fiz o possível para que o vídeo não ficasse muito longo, e garanto que disse apenas o essencial.


Aspectos positivos: grande quantidade de notas de rodapé explicativas sobre o contexto histórico, político, cultural e social da França no século XIX; correção de erros cometidos pelo autor; narrativa envolvente.
Aspectos negativos: as interrupções feitas pelo autor para fornecer explicações históricas podem incomodar alguns leitores; o fato de que o sumário se encontra completo no volume 1 pode dificultar a consulta quando o leitor iniciar a leitura do volume 2.

Não costumo investir muito no canal, porque sinto que a minha especialidade é mesmo com a escrita, e por isso, sempre tenho muitas dificuldades com a gravação e edição dos vídeos. Por isso, peço desculpas pela existência de alguns erros e ruídos.

Desde quando troquei de celular, passei a tirar fotos muito melhores dos meus livros, e seguem abaixo algumas imagens que compartilhei no meu instagram:





Caso você tenha gostado das fotos, pode conferir muito mais visitando meu perfil: @lethyd.

Por: Lethycia Dias

2 Comentários

  1. Tua resenha ficou maravilhosa!!!! Fiquei ouvindo enquanto respondia a TAG Perguntas Literárias (finalmente). Estou muito ansiosa para ler, não vejo a hora que cheguem as férias para eu poder curtir o meu baby! Eu fiz a resenha de O Corcunda de Notre Dame e também foi uma das mais difíceis da vida. Mas a leitura também está entre as melhores, a escrita do Victor Hugo é deliciosa! Você poderia fazer mais resenhas em vídeo de vez em quando, apesar de gostar muito da forma como você faz as resenhas escritas. Ah, seu canal/blog está cada dia melhor!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lívia! Muito obrigada por tudo! Também gosto de "ouvir" vídeos do youtube enquanto faço meus posts. Já sou tão acostumada, que parece até que me concentro mais, apesar de estar fazendo duas coisas ao mesmo tempo.
      Procurei pela sua resenha d'O Cordunda de Notre Dame no CV, mas não achei. Você não publicou ainda?

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Entre em contato conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...