Confira!

Como manter o conteúdo do seu blog

Olá para todos que são loucos por dicas! O post de hoje é o primeiro desse estilo no ano, e nele eu venho com dicas para blogueiros. Elas vão servir tanto pra quem quer começar um blog ou está começando agora; quanto pra quem já tem um blog há algum tempo mas ainda tem problemas com isso.
O post de hoje vai responder àquela pergutinha clássica que eu, você e todas as outras pessoas que têm blog já fizeram em algum momento de desespero: "E se faltar assunto?". Eu vou responder a essa pergunta e dar algumas dicas do que você pode fazer para sempre ampliar as suas possibilidades de temas de postagem. Então, continue lendo para saber melhor!

Falta de assunto?


Acho que, em primeiro lugar, o essencial é você saber de uma coisa: se você for criativo(a) e dedicado(a), não vai faltar assunto!
Essa é a premissa básica. E isso se aplica a qualquer tipo de blog que você queira criar (ou que você tenha). Não importa se é um blog sobre cotidiano, culinária, moda, beleza, notícias, política, militância, literatura, fotografia, filmes e séries, tecnologia, cultura pop, ou se você fala de tudo um pouco! Só o fato de você ter pensado em criar um espaço pra falar de alguma coisa que pra você é relevante já mostra que você tem o que falar. É claro que você vai ter bloqueio criativo em algum momento (todos nós temos). Mas é muito improvável que os seus assuntos se esgotem.

Só pra você ter uma ideia: na Rádio Universitária da Universidade Federal de Goiás, onde eu faço uma disciplina prática da faculdade, existe um programa chamado Beatlemania, que fala adivinha sobre o quê? Sobre os Beatles! Só sobre os Beatles! Eu já me perguntei como é que eles sempre têm assunto pra esse programa, mas acreditem: se um programa de rádio ou TV está no ar, é porque tem assunto sim.
Da mesma forma, um dos canais que eu mais gosto de acompanhar no YouTube, o Observatório Potter, está há vários anos postando conteúdo apenas sobre o universo de Harry Potter, mesmo depois que os filmes acabaram.
E até eu, quando estava planejando a criação do Loucura Por Leituras, pensei: "Mas e se faltar assunto?", e até hoje não faltou. Meu primeiro mês de blog foi o mais inspirado de sempre, porque eu postei dia sim dia não. Depois eu reduzi a frequência de postagens. Passei por períodos de bloqueio literário, mas o blog está aqui há dois anos, e se eu deixei de postar em alguma segunda, quarta ou sexta, foi das duas uma: ou eu estava de recesso, ou me faltou tempo. Mas nunca assunto.
Então, fique com esses três exemplos. Espero que te sirvam de inspiração!

O que fazer para sempre ter ideias


E vamos enfim para as dicas! Existem algumas coisas que você pode fazer pra garantir que sempre vai ter assuntos legais para postar. Vou listar algumas que eu pratico porque se aplicam ao nicho do meu blog, e outras que eu não pratico mas sei que são eficientes para outros nichos. Muitas dessas dicas se complementam, então mesmo que você não se identifique com algumas, elas vão acabar te ajudando.

1- Acompanhar notícias: Alguns nichos de blogs e canais no YouTube são muito influenciados por notícias. A morte de algum artista pode ser muito importante pra quem fala de cultura pop. Da mesma forma, quem fala de política ou militância precisa sempre se atualizar com o que está acontecendo no mundo, no seu país, no seu Estado e até no seu município. Ou uma coisa que acontece meio raramente para nós blogueiros literários, mas que também serve de exemplo: imagine que aquele escritor que você super admira entra pra Academia Brasileira de Letras, ou então é premiado com um Nobel da Literatura! É claro que isso vai ser um assunto super importante pra você comentar! Então, a ideia é buscar notícias que podem ser importantes para o seu nicho, refletir sobre elas e interpretá-las ou problematizá-las para o seu público.

2- Estar atento(a) às tendências: Acho que o pessoal da moda e da beleza é quem mais vai se identificar com essa dica, e para eles(as) isso talvez seja bem óbvio, mas é importante dizer. Muitos assuntos podem surgir a partir do que é "tendência" ou do que está "quente" no momento. Aqui no meio literário, por exemplo, estamos com duas grandes tendências: os romances de época e também os livros sobre ou que inspiraram filmes, e até mesmo as edições novas de livros que estavam esgotados e praticamente esquecidos. Pense nisso! Observe o que é novidade no "mundo" do seu blog, veja aquilo que as pessoas estão questionando em outros canais, o que estão debatendo em grupos, faça um debate sobre isso e não deixe o assunto passar!

3- Acompanhar outros blogueiros do seu nicho: Isso tem tudo a ver com as duas dicas anteriores. Você provavelmente já faz isso, porque deve gostar e se interessar por conteúdos parecidos com o seu. Mas preste mais atenção ao que o pessoal está fazendo. Com isso, você vai saber sobre as principais tendências e também vai poder observar a comunidade de blogueiros(as). E também vai poder se inspirar! Se alguém estiver fazendo um projeto legal, você pode participar; você vai conhecer TAG's, receber dicas, aprender coisas novas; vai ter material de pesquisa para seus posts e até para tirar dúvidas pessoais.

4- Refletir diariamente sobre os temas que você aborda no seu blog: É interessante sempre pensar sobre coisas relacionadas ao "tema" do seu blog. Vou dar um exemplo: tenho alguns posts que surgiram a partir de dúvidas, inquietações ou pensamentos meus; que eu decidi desenvolver e achei que eram interessantes não só pra mim mas também pra outras pessoas. Foi assim que surgiu o meu post recente sobre séries e sagas, e praticamente todos os outros posts de dicas. Então, se você escreve sobre moda, por que também não problematizar assuntos afins? Esses posts de reflexões podem atrair muita gente pro seu blog!

5- Rever ideias: Uma coisa é certa na vida: a gente muda! Nós não somos sempre as mesmas pessoas. Mudamos nosso jeito de pensar, nossa atitude, nossas convicções. Então, por que não refletir isso também no seu blog? Foi assim que surgiu o meu vídeo sobre leitura de e-books no Kindle. Eu, que não era fã de livros digitais, andei lendo alguns. Mudei de opinião. E daí? O importante é sabermos reconhecer nossos erros e mostrar que ampliamos nossa visão de mundo.

6- Renovar assuntos: Existem coisas que não podem ser discutidas de uma vez só, ou muito rapidamente. Ou coisas que discutimos uma vez, e achamos que já tínhamos falado tudo o que podíamos ter falado, mas que depois acabam surgindo novamente. E se isso acontece, por que não aproveitar? Por que não trazer de volta uma coisa que você já discutiu antes? Depois de algum tempo, você pode ter uma visão nova, mais madura, mais enriquecida. Então, esteja sempre disposto(a) a pensar de novo sobre as coisas que você aborda!

7- Lembrar-se de datas importantes: Acho que essa vale pra todos os nichos de blog, e até pra quem fala de tudo um pouco. Você sempre vai poder fazer algum post importante ou especial numa data que tenha algum significado. Por exemplo: se o seu blog for sobre fotografia e hoje for o dia do fotógrafo; se você admirar determinado escritor, e hoje for um aniversário da morte dele; se você fala de militância e está se aproximando alguma data memorável como o Dia da Consciência Negra; se você fala de moda e está chegando algum evento importante da área; se você fala de filmes e está chegando o dia da cerimônia do Oscar. Então sempre vai existir alguma data que você pode aproveitar para criar conteúdo! Apenas lembre-se de que é preciso estar atento e fazer as coisas com antecedência, porque muitos desses conteúdos exigem pesquisa e preparação prévia.

8- Criar coisas novas: Uma forma que blogueiros(a) e youtuber's têm de sempre manter seu conteúdo em dia é criar "colunas" ou "quadros" nos blogs e canais. Ou seja, criar um tipo de post ou vídeo com uma característica em comum, que vai se repetir periodicamente. Por exemplo: o Pipocando faz muitos vídeos de listas, listas de todos os tipos, listas malucas que nem aquelas do Buzzfeed; O Pausa para um café tem o #ProjetoDeDiscussão, que é um quadro para debates de temas relevantes atualmente; eu tenho o Essa música daria um livro, onde falo de músicas que contam histórias. Então você também pode criar suas próprias colunas que vão alimentar seu blog, atrair leitores e ainda criar uma certa "agenda" de assuntos. Aí vale tudo, desde que você considere importante!

9- Reinventar-se: Cansou do conteúdo que anda postando? Quer mudar o blog, abrir espaço pra coisas novas? Vá em frente! Seu blog, suas regras. É você que manda, você que define as coisas. Se quiser mudar, sinta-se à vontade, prepare-se e vá em frente. Não vale a pena se prender a uma coisa que já não está te agradando muito.

10- Aproveitar sugestões de leitores: Talvez isso seja mais válido pra quem já tem um público maior, mas também é importante. Os leitores de um blog e inscritos de um canal estão sempre sugerindo e pedindo coisas novas, que às vezes podem ser muito importantes e fazer toda a diferença. Além de "salvar" a gente durante momentos de falta de inspiração, eles ainda nos ajudam a perceber o quanto o assunto que abordamos pode ser amplo e diverso, porque eles podem notar coisas que nós nem mesmo percebemos. Então, sempre é bom ficar de olho nos comentários!


Enfim, essas foram algumas dicas. Mas só lembrando que são apenas recomendações. Você não é obrigado(a) a seguir tudo que estou dizendo aqui. Depois de fazer esse post, estou vendo que eu também preciso seguir algumas delas com mais frequência. E tenho a maior dificuldade com a dica das datas. Eu só lembro das coisas em cima da hora!
E então, o que achou das dicas? Você já conhecia alguma delas? Já fazia alguma dessas coisas sem mesmo saber que era uma forma de se manter inspirado(a)? Não deixe de comentar e de recomendar esse post pros seus amigos e amigas!

Por: Lethycia Dias

14 Comentários

  1. Nossa, suas dicas foram mesmo úteis!!! Preciso segui-las! Me identifiquei com a última... adorei que você vai dar dicas para blogueiros também, teve um crescimento considerável nesses dois anos e super tem propriedade para falar. Como sempre, estarei acompanhando!'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu gosto bastante de compartilhar o que aprendi, acho isso muito importante na blogosfera. Com o meu blog anterior eu não sabia de nada, não sabia nem divulgar! Então sempre gosto quando alguém me ajuda ou quando posso ajudar alguém.
      Eu também preciso passar a me dedicar mais a algumas delas!

      Excluir
  2. Adorei o post, são dicas valiosas pra qualquer tipo de pessoa que tenha um blog: as iniciantes e as que já estão no ramo há tempos. Parabéns ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Amanda! Fico sempre feliz de poder ajudar com o pouquinho que vou aprendendo nesse tempo de LPL :)

      Excluir
  3. Oi Lethycia, tudo bem?
    Gostei bastante das dicas, nunca tinha parado pra pensar, mas, tenho meus quadros fixos no blog também, como o "Vida e Obra", "Dica de Livro", e claro "Resenha". Adoro acompanhar o Pipocando, acho fantásticas as listas deles e o Observatório Potter eu também acho demais! E costumo acompanhar justamente para ter algum conteúdo quando faltar criatividade, rs! E assim como você eu também mudei com relação ao e-book, até ano passado eu nem cogitava essa possibilidade, agora já tenho quase cem baixados, haha!


    Beijoooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É legal como a gente muda de opinião, né? Eu só tenho mais um probleminha com os e-books, que é o seguinte: não poder ler na rua. E também, eu continuo preferindo os livros impressos. Baixei vários ultimamente, quem disse que comecei a ler algum?

      Excluir
  4. Ah, livros físicos são sempre a melhor opção mesmo, também não gosto de não poder ler na rua, rs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Eu não me conformo de perder quatro horas do meu dia indo e voltando da faculdade, só posso dar uma utilidade pra esse tempo lendo, e pra e-book fica difícil, é muito medo de ser assaltada por estar com celular na mão dentro de ônibus

      Excluir
  5. Oi, Le! Tudo bem?
    Eu adoro o meu blog.
    Cheguei a ter vários, mas esse é o primeiro que estou pegando firme.
    ele vai fazer dois anos em setembro de 2017.
    Confesso que não tenho muito problema com falta de ideias para post, mas sofro para organizar o meu dia a dia e ter uma frequência de postagens sabe?
    Eu gostaria de postar 3 vezes por semana, mas nem sempre consigo.
    Sabe o que me ajudou a ter sempre ideias? Carregar um caderninho.
    Sim, ando com caderno no bolso e vou registrando tudo de ideia. Assim vou formando um "banco" de inspirações.
    Beijo,

    Hida

    www.blogdahida.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Hida, eu não imaginava que seu blog tinha menos tempo do que o meu, ele parece ter crescido muito rápido!
      O caderninho é muito útil de vez em quando! Não quis recomendar porque achei que muita gente já teria dito isso... Eu anoto as minhas ideias no bloco de notas do celular, quando me lembro. Mas ele faz falta quando não uso! Me lembro de uma vez ter perdido uma ideia pra um projeto incrível que eu pretendia criar aqui no LPL :'(

      Excluir
  6. E eu aqui novamente! Mais um vez, muito obrigado por essas dicas. Sei que é muito complicado aprender tudo com o tempo... e nós, blogs novos, estamos com essa oportunidade de aprender com os "velhos de casa" haha.
    Sua escrita é muito boa... fluída. Direta. Você posta histórias em algum lugar?
    Abraços! :)
    http://apenasumleitorqualquer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Derik! Muito obrigada por tantos elogios! Estive de recesso com o blog, e ler seu comentário me fez ficar animada com a volta ao blog...
      Sempre gosto de ajudar outras pessoas, ainda mais porque vejo que eu gostaria de ter recebido dicas como essas quando comecei. Eu não sabia de nada!
      Eu escrevo sim algumas histórias, geralmente contos e crônicas, mas não posto em lugar nenhum pois tenho a esperança de conseguir publicá-las como livro. Meu sonho é ser escritora!

      Excluir
  7. Nossa! Eu entro em desespero (como hoje) para conseguir desenvolver um tema interessante para postar no blog e suas dicas me ajudaram bastante. Não conhecia essas dicas especificamente e acredito que vai me ajudar muito, mas não só isso, com essas dicas fica mais fácil para (pelo menos para mim) pensar em outras ideias, já imaginas outras coisas. Muito obrigada!
    Magia é Sonhar | Sorteio Marcadores de Página

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que de vez em quando eu também fico assim, e às vezes é uma TAG que me salva! Mas ultimamente tenho conseguido planejar coisas muito legais pra postar, principalmente depois que fiz esse post. Essas dicas foram coisas que eu fui percebendo com o tempo, pela minha própria experiência e também por observar a blogosfera. Fico feliz por estar ajudando tanto. Minha intenção com o post era essa! :)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Entre em contato conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...