Olá para você que é louca(o) por leituras e também por chocolate! Ontem foi Páscoa, dia de comer muita coisa gostosa, e por causa disso, vim trazer para você especial respondendo a uma TAG muito bacana. Já tivemos respostas a uma TAG nesse mês, mas eu não queria deixar de marcar o feriado com um post diferenciado.
Livros e Chocolate
1- Chocolate meio-amargo: um livro que cobre um tópico obscuro
Holocausto Brasileiro, de Daniela Arbex. |
Escolhi para essa pergunta o livro Holocausto Brasileiro, de Daniela Arbex. O livro é uma reportagem a respeito do Hospital Colônia, o maior hospício brasileiro, que durante o século passado teve milhares de internos expostos a condições precárias e tratamento negligente e desumano. Mais de 60 mil pessoas internadas neste lugar morreram devido a essas condições, sendo que muitas sequer tinham diagnóstico médico, e isso foi praticado com conhecimento da sociedade e do Estado. Esse é um assunto muito pouco falado e intensamente doloroso, porém que precisa ser debatido.
2- Chocolate branco: um livro leve e bem-humorado
Memórias de Julho, de Daniela Arbex |
Memórias de Julho é um livro sobre infância e amizade. Nele, um grupo de cinco crianças promete manter a amizade para sempre, e todos os anos tirar uma foto juntos e escrever seus desejos para o futuro, que são guardados em um pequeno baú. É um livro despretensioso, cheio de elementos nostálgicos e muito divertido, mesmo contendo alguns assuntos dramáticos. Um livro, em outras palavras, amorzinho.
3- Chocolate ao Leite: um livro que virou moda, todos falam
e você está morrendo de vontade de ler
Só os animais salvam, de Ceridwen Dovey. |
Tive um pouco de dificuldade com essa pergunta, visto que eu não costumo "dar muita bola" para livros populares. Não é que eu despreze um livro por estar fazendo sucesso ou por ser best-seller. É que eu não tenho o costume de acompanhar e comprar lançamentos, geralmente leio um livro depois um bom tempo de ele ter sido publicado. Muitas vezes, sei que o "bafáfá" é só coisa de momento e acabo nem me interessando pelos livros que são mais divulgados pelas editoras. Mas um livro que foi lançado há pouco tempo e que muita gente está falando é Só os animais salvam, de Ceridwen Dovey. Eu estou apaixonada pela capa do livro e muito interessada no enredo, que parece ser sobre histórias contadas por animais. O livro não é ainda uma moda, visto que não foi lançado ainda, mas está sendo amplamente divulgado pela Darkside Books e eu estou louca por ele.
4- Chocolate com caramelo: um livro que fez você se sentir todo meloso durante a leitura:
Quatro vidas de um cachorro, de W. Bruce Cameron |
Eu quase ia dizer que este livro não existe, já que eu não tenho o costume de ler romances ou de me emocionar muito com histórias de amor. Mas percebi que a pergunta não se referia necessariamente a romances, e então encontrei uma leitura recente, que foi Quatro vidas de um cachorro. Esse livro fala bastante sobre a relação de amor entre humanos e animais, e eu não consegui evitar muitas e muitas lágrimas.
5- Chocolate com Wafer: um livro que te surpreendeu ultimamente
Resolvi correr atrás de livros de André Vianco depois de ter visto recomendações sobre a obra dele, mas tudo que eu sabia era que ele escreve fantasia/terror. Escolhi alguns pela sinopse, e comecei por Os Sete, que parece ser o mais famoso. Eu só sabia o que a sinopse informa, e tinha um pouco mais de informação sugerida pela frase "Tem gente que não acredita em vampiros" na capa. Mas não sabia o que esperar, e me surpreendi muito com a valorização da cultura brasileira na história, o desenvolvimento dos personagens e a construção do conflito principal, que é algo digno de filme de ação.
6- Chocolate com amendoim: um livro que está te fazendo surtar
O Poderoso Chefão, de Mario Puzo. |
Respondi essa pergunta com um livro que me fez surtar. Embora a trilogia de filmes d'O Poderoso Chefão seja muito conhecida e meu pai tenha todos em casa e seja muito fã, eu nunca tinha assistido aos filmes e não sabia quase nada da história. Desde o início, fiquei fascinada pela narrativa, impressionada com os picos de ação e violência e muito interessada com o contexto de imigração para os EUA nas primeiras décadas do século passado. Eu não conseguia largar o livro, lia capítulos e mais capítulos de uma vez e só sei que fiquei menos de uma semana com ele (sendo que são quase 500 páginas). O livro realmente me fez surtar!
Resenha | Compre aqui
7- Chocolate quente: um livro que te conforta
O Evangelho Segundo o Espiritismo, de Allan Kardec |
Fiquei sem saber direito a que a pergunta se referia. Então decidi citar um livro ao qual às vezes eu recorro para fins de orientação, meditação e reflexão, que é o Evangelho Segundo o Espiritismo, de Allan Kardec. Esse é um dos livros básicos do Espiritismo, e oferece uma interpretação dos ensinamentos de Jesus Cristo, pela perspectiva espírita.
8- Caixa de chocolates: uma série bem variada que pode agradar pessoas de vários gostos
O Guia do Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams |
Leio poucas séries, como já falei aqui antes. Mas uma que eu acredito que pode agradar muita gente é O Guia do Mochileiro das Galáxias, já que eu consegui ler e gostar sem entender absolutamente nada de ficção científica. Essa série, além da temática sobre viagens espaciais, alienígenas e outros planetas, também contém muito humor nonsense e críticas irônicas à nossa sociedade. Por isso, eu acredito que pode agradar a muita gente, e recomendo. Deixo abaixo o link para a resenha do primeiro volume.
Enfim, essas foram as minhas respostas a essa TAG que achei super fofa. Se você quiser conferir mais fotos de chocolate como essa abaixo para ficar com muita água na boca, não deixe de visitar o meu 6 on 6 desse mês, cujo tema foi esse doce que todos nós adoramos.
Por: Lethycia Dias
Oi Lethycia, tudo bem?
ResponderExcluirFaz um tempo que não passo por aqui! Adorei a TAG, como chocólatra assumida, confesso que fiquei com água na boca só de imaginar esses chocolates todos... E os livros também me deixaram com água na boca, hahah!
Beijoooo
Olá, Cecy!
ExcluirNão faz mal, eu entendo que nem sempre a gente pode acompanhar os bloguinhos que gosta com a regularidade certinha, mas quando a gente pode, vai lá correndo ler os posts novos disponíveis. Também faço assim.
Espero que leia algum dos livros sugeridos, e que goste tanto quanto eu!