Confira!

TAG: Livros e Chocolate

Olá para você que é louca(o) por leituras e também por chocolate! Ontem foi Páscoa, dia de comer muita coisa gostosa, e por causa disso, vim trazer para você especial respondendo a uma TAG muito bacana. Já tivemos respostas a uma TAG nesse mês, mas eu não queria deixar de marcar o feriado com um post diferenciado.
Essa TAG foi criada pelo canal estrangeiro A Daydreamer's Ramblings e traduzida pelo canal Olhos de Ressaca. Consiste em associar livros aos diferentes tipos de chocolate, que provavelmente podemos comer na Páscoa.

Livros e Chocolate


1- Chocolate meio-amargo: um livro que cobre um tópico obscuro

Holocausto Brasileiro, de Daniela Arbex.

Escolhi para essa pergunta o livro Holocausto Brasileiro, de Daniela Arbex. O livro é uma reportagem a respeito do Hospital Colônia, o maior hospício brasileiro, que durante o século passado teve milhares de internos expostos a condições precárias e tratamento negligente e desumano. Mais de 60 mil pessoas internadas neste lugar morreram devido a essas condições, sendo que muitas sequer tinham diagnóstico médico, e isso foi praticado com conhecimento da sociedade e do Estado. Esse é um assunto muito pouco falado e intensamente doloroso, porém que precisa ser debatido.


2- Chocolate branco: um livro leve e bem-humorado

Memórias de Julho, de Daniela Arbex

Memórias de Julho é um livro sobre infância e amizade. Nele, um grupo de cinco crianças promete manter a amizade para sempre, e todos os anos tirar uma foto juntos e escrever seus desejos para o futuro, que são guardados em um pequeno baú. É um livro despretensioso, cheio de elementos nostálgicos e muito divertido, mesmo contendo alguns assuntos dramáticos. Um livro, em outras palavras, amorzinho.


3- Chocolate ao Leite: um livro que virou moda, todos falam
e você está morrendo de vontade de ler

Só os animais salvam, de Ceridwen Dovey.

Tive um pouco de dificuldade com essa pergunta, visto que eu não costumo "dar muita bola" para livros populares. Não é que eu despreze um livro por estar fazendo sucesso ou por ser best-seller. É que eu não tenho o costume de acompanhar e comprar lançamentos, geralmente leio um livro depois um bom tempo de ele ter sido publicado. Muitas vezes, sei que o "bafáfá" é só coisa de momento e acabo nem me interessando pelos livros que são mais divulgados pelas editoras. Mas um livro que foi lançado há pouco tempo e que muita gente está falando é Só os animais salvam, de Ceridwen Dovey. Eu estou apaixonada pela capa do livro e muito interessada no enredo, que parece ser sobre histórias contadas por animais. O livro não é ainda uma moda, visto que não foi lançado ainda, mas está sendo amplamente divulgado pela Darkside Books e eu estou louca por ele.



4- Chocolate com caramelo: um livro que fez você se sentir todo meloso durante a leitura:

Quatro vidas de um cachorro, de W. Bruce Cameron

Eu quase ia dizer que este livro não existe, já que eu não tenho o costume de ler romances ou de me emocionar muito com histórias de amor. Mas percebi que a pergunta não se referia necessariamente a romances, e então encontrei uma leitura recente, que foi Quatro vidas de um cachorro. Esse livro fala bastante sobre a relação de amor entre humanos e animais, e eu não consegui evitar muitas e muitas lágrimas.


5- Chocolate com Wafer: um livro que te surpreendeu ultimamente

Os Sete, de André Vianco

Resolvi correr atrás de livros de André Vianco depois de ter visto recomendações sobre a obra dele, mas tudo que eu sabia era que ele escreve fantasia/terror. Escolhi alguns pela sinopse, e comecei por Os Sete, que parece ser o mais famoso. Eu só sabia o que a sinopse informa, e tinha um pouco mais de informação sugerida pela frase "Tem gente que não acredita em vampiros" na capa. Mas não sabia o que esperar, e me surpreendi muito com a valorização da cultura brasileira na história, o desenvolvimento dos personagens e a construção do conflito principal, que é algo digno de filme de ação.


6- Chocolate com amendoim: um livro que está te fazendo surtar

O Poderoso Chefão, de Mario Puzo.

Respondi essa pergunta com um livro que me fez surtar. Embora a trilogia de filmes d'O Poderoso Chefão seja muito conhecida e meu pai tenha todos em casa e seja muito fã, eu nunca tinha assistido aos filmes e não sabia quase nada da história. Desde o início, fiquei fascinada pela narrativa, impressionada com os picos de ação e violência e muito interessada com o contexto de imigração para os EUA nas primeiras décadas do século passado. Eu não conseguia largar o livro, lia capítulos e mais capítulos de uma vez e só sei que fiquei menos de uma semana com ele (sendo que são quase 500 páginas). O livro realmente me fez surtar!
Resenha | Compre aqui


7- Chocolate quente: um livro que te conforta

O Evangelho Segundo o Espiritismo, de Allan Kardec

Fiquei sem saber direito a que a pergunta se referia. Então decidi citar um livro ao qual às vezes eu recorro para fins de orientação, meditação e reflexão, que é o Evangelho Segundo o Espiritismo, de Allan Kardec. Esse é um dos livros básicos do Espiritismo, e oferece uma interpretação dos ensinamentos de Jesus Cristo, pela perspectiva espírita.


8- Caixa de chocolates: uma série bem variada que pode agradar pessoas de vários gostos

O Guia do Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams

Leio poucas séries, como já falei aqui antes. Mas uma que eu acredito que pode agradar muita gente é O Guia do Mochileiro das Galáxias, já que eu consegui ler e gostar sem entender absolutamente nada de ficção científica. Essa série, além da temática sobre viagens espaciais, alienígenas e outros planetas, também contém muito humor nonsense e críticas irônicas à nossa sociedade. Por isso, eu acredito que pode agradar a muita gente, e recomendo. Deixo abaixo o link para a resenha do primeiro volume.


Enfim, essas foram as minhas respostas a essa TAG que achei super fofa. Se você quiser conferir mais fotos de chocolate como essa abaixo para ficar com muita água na boca, não deixe de visitar o meu 6 on 6 desse mês, cujo tema foi esse doce que todos nós adoramos.


Por: Lethycia Dias

2 Comentários

  1. Oi Lethycia, tudo bem?
    Faz um tempo que não passo por aqui! Adorei a TAG, como chocólatra assumida, confesso que fiquei com água na boca só de imaginar esses chocolates todos... E os livros também me deixaram com água na boca, hahah!

    Beijoooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cecy!
      Não faz mal, eu entendo que nem sempre a gente pode acompanhar os bloguinhos que gosta com a regularidade certinha, mas quando a gente pode, vai lá correndo ler os posts novos disponíveis. Também faço assim.
      Espero que leia algum dos livros sugeridos, e que goste tanto quanto eu!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Entre em contato conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...