Confira!


Eu avisei há algum tempo, em um vídeo do canal, que começaria a realizar o projeto To Be Read, que consiste no seguinte: anotar os nomes dos livros em pedacinhos de papel e deixá-los em um recipiente; a cada leitura terminada, sorteia-se um papelzinho. Dessa forma as leituras são adiantadas, e você consegue ler aqueles livros que estavam na estante há muito tempo, sem ficar dando preferência para os mais novos ou mais desejados. Anunciei a TBR em um vídeo do canal:



Além de tentar acelerar a leitura de vários livros que foram comprados há um bom tempo, eu decidi aproveitar a ideia para fazer a releitura de outros títulos.
A princípio, estava com certo medo de acabar sabotando meu próprio plano, fazendo coisas do tipo:
  • Sortear um livro, não gostar, e sortear outros até sair algum que eu queira mesmo ler logo;
  • Tentar "marcar" o papelzinho de alguns livros, deixando de um tamanho ou formato que o diferencie dos demais;
  • Ignorar o sorteio e apenas escolher qualquer um da minha preferência.
Eu juro que fiz o possível para evitar qualquer uma dessas coisas, e confesso que não é muito fácil. É meio estranho estar chegando ao fim da leitura e se perguntar: "Qual será o próximo que vou ler?". Foi uma experiência nova que considerei muito positiva, porque consegui reler dois livros que estavam quase esquecidos na estante, e fiz uma leitura maravilhosa de um livro que despertava minha curiosidade, mas que ao mesmo tempo me assustava pelo tamanho.
Seguem abaixo os títulos que já li graças à TBR, todos com link para a respectiva resenha:

Minhas últimas resenhas aqui no blog não foram apenas de sorteados na TBR. Li também Histórias Extraordinárias, que foi um presente do meu namorado; Sejamos todos feministas, que tenho em forma de e-book; e Os miseráveis, que já estava programado para minhas férias de fim de semestre. Além disso, li também três livros exigidos pela faculdade, que não foram resenhados aqui. No momento, estou lendo Coração Púrpura, um livro comprado no mês passado, que por acaso foi sorteado (eu juro que não sabotei!).
As releituras que fiz foram muito produtivas, conforme falei nas resenhas dos livros. Me possibilitaram novas visões e interpretações, e o prazer de voltar a ter contato com uma história, depois de certo amadurecimento. Quanto a Os 100 melhores contos de humor da literatura universal, foi uma leitura indescritível que me possibilitou conhecer fragmentos riquíssimos da produção literária desde antes de Cristo (o livro inclui um conto atribuído a Homero). Quem leu a minha resenha de A morte na poeira deve saber o quanto o livro me decepcionou. Estou louca para tentar vender ou trocar, mas creio que o estado do livro me impede de fazê-lo; está tão velho!
Para resumir tudo, posso dizer o seguinte: é um pouco difícil saber que não vou ler cada livro na hora que eu quiser, mas a surpresa de ver o sorteio é até gratificante. Creio que a melhor parte da experiência é poder se desafiar a ler algo que não seja um desejo imediato, ou reler algo que você andava deixando de lado.
Estou amando esse projeto, e não quero parar!


Ah, esqueci de falar! A TBR tem sido tão legal, que uma das primeiras imagens que postei no meu instagram (@lethyd) foi essa, com o meu "Potinho do amor" e alguns dos papeizinhos já sorteados. Não ficou linda?

Por: Lethycia Dias 

6 Comentários

  1. Bem bacana essa coisa de jarra TBR. As minhas metas de leituras eu coloco mesmo no skoob. Quando termino um, vou lá e vejo qual me interessa mais pra ler.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu demorei pra me adaptar ao skoob, e só agora estou conseguindo atualizar direitinho as minhas leituras por lá. Mas estou gostando muito do controle da TBR, é bem legal.

      Excluir
  2. Que legal que está cumprindo a sério!! Às vezes eu adianto algumas leituras da TBRJar, ou intercalo os livros sorteados com os livros novos. Se bem que atualizei a garrafinha e adicionei alguns livros novos ao sorteio. Mas confesso que eu dou uma sabotada quando sai algo que não quero ler tão já (tento impedir, mas é mais forte que eu hahahah)Quando eu crescer serei igual a você e não sabotarei os sorteios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que intercalar é o jeito mais fácil de conseguir se segurar para não ficar lendo só os livros novos. É bom, porque assim lemos um livro sorteado, e um que escolhemos, e pode acabar sendo mais divertido.

      Excluir
  3. Já pensei em criar uma TBJ, pois tenho vários livros não lidos e não sei por qual começar, que bom saber que dá certo.

    www.eucurtoliteratura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom quando a gente conhece algum projeto literário legal, não é?

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Entre em contato conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...