Confira!


Uma breve biografia


Quem nunca ouviu ao menos uma vez o nome Agatha Christie? A escritora britânica nascida em 1890 destacou-se escrevendo romances policiais e é um grande nome da literatura universal e uma das escritoras mais populares do século XX. Suas tramas lhe renderam o apelido carinhoso de Rainha/Dama do Crime. Ela morreu no dia 12 de janeiro de 1976, por uma pneumonia.
Filha de um rico americano Agatha Mary Clarissa Miller nasceu em Torquay, no condado de Devon, na Inglaterra, em 15 de setembro de 1890, e tinha dois irmãos mais velhos, Madge e Monty. Ela foi educada em casa, com tutores e professores particulares, Quando tinha 11 anos, seu pai, Frederick, morreu. E aos 16 anos, ela foi enviada para uma escola de aperfeiçoamento em Paris.
Agatha conheceu o Coronel Archibald Christie, piloto do Corpo Real de Aviadores, no ano de 1912, e casaram-se em 24 de dezembro de 1914. O marido serviu durante a Primeira Guerra Mundial, e durante esse tempo Agatha trabalhou em um hospital e em uma farmácia. Sua única filha, Rosalind, nasceu em 1919, e no ano de 1926, após a morte de sua mãe, Agatha separou-se do Coronel Archibald.

Carreira literária


Agatha Christie começou a escrever seu primeiro livro, O misterioso caso de Styles, em 1916, mas só conseguiu publicá-lo em 1920, após ser recusada por 6 editoras. Foi a primeira aparição do detetive Hercule Poirot. O livro vendeu 2 mil cópias, e foi seguido por outros títulos: O adversário secreto, Assassinato no campo de golfe, O homem do terno marrom, Poirot investiga e O segredo de Chimneys. O sucesso veio em 1926, quando ela publicou O assassinato de Roger Ackroyd, que vendeu 5 mil cópias.
Mesmo após o divórcio, ela manteve o sobrenome "Christie", que já era reconhecido por seus leitores. Ela chegou a casar-se outra vez, e na vida particular era chamada Mrs. Mallowan, assistente do arqueólogo britânico Leonard Wooley. Com ele, viajou por todo o mundo, fazendo escavações e acumulando conhecimentos sobre arquelogia, o que deu origem ao livro Vem, me diga como você vive, uma breve autobiografia e relato de viagens.
Voltou a escrever em 1927, e alcançou o auge de sua carreira em 1934, quando publicou o Assassinato no Expresso do Oriente, um de seus livros mais famosos, adaptado para o cinema, TV e teatro diversas vezes. A mais famosa delas seria a versão cinematográfica de 1974, que rendeu um Oscar de melhor atriz secundária para Ingrid Bergman.
O detetive Hercule Poirot não foi seu único personagem de destaque. Muitas de suas histórias contam com a participação da detetive amadora Miss Marple. Durante a Segunda Guerra Mundial, quando teve medo de morrer, Agatha Christie escreveu as últimas histórias de Poirot (Cai o pano), e Miss Marple (Um crime adormecido), onde mata seus dois principais personagens, por temer que fossem usados por outras pessoas caso ela morresse. Os dois livros permaneceram trancados no cofre de um banco por muito tempo, até que ela percebeu que não podia mais escrever. Cai o pano foi publicado em dezembro de 1975, e Um crime adormecido foi publicado postumamente, em outubro de 1976.
Suas influências seriam os livros que sua mãe Clara lia para ela, entre eles, títulos de Sir Walter Scott, Charles Dickens, John Milton, Alexandre Dumas e Jane Austen, sendo Dickens o preferido de Agatha. Ela teria lido a primeira história de Sherlock Holmes aos oito anos, e em seguida partido para as obras de Edgar Allan Poe. Sobre sua escrita, ela deixou uma opinião marcante: "A escrita é um grande conforto para pessoas como eu, que estão inseguros sobre si mesmos e têm dificuldade para expressar-se corretamente.".
No ano de 1971, ela foi condecorada pela rainha Elizabeth II, com o título de Dame (Dama) do Império Britânico, que seria a versão feminina do título de sir
Em 56 anos de carreira, ela escreveu mais de 80 livros, alguns com o pseudônimo Mary Westmacott, além de várias peças teatrais e adaptações cinematográficas e televisivas de suas próprias obras. É conhecida por ter feito com que os desfechos de seus livros fossem sempre impressionantes, tornando muito difícil adivinhar quem seria o assassino.


Guiness Book


Agatha Christie foi possui três marcos no Guiness Book, o livro dos recordes.
Autora mais vendida no mundo: seus livros já venderam mais de 4 bilhões de cópias em 103 idiomas e os royalties gerados pelas obras são de US$ 4 milhões por ano.
Peça teatral encenada há tempo no mundo: a peça A ratoeira estreou em 25 de novembro de 1952 no Ambassadors Theatre em Londres, em 25 de março de 1974 foi para o St. Martin's Theatre, e continua lá até hoje. Já foi apresentada mais de 25 mil vezes!
O livro mais espesso do mundo: Sendo um dos livros mais raros da escritora, The Complete Miss Marple é uma reunião com todas as histórias protagonizadas pela personagem Jane Marple, incluindo 12 romances e 20 contos, além de um mapa de St. Mary Mead, a aldeia fictícia em que Miss Marple viveu, produzido com base na descrição feita por Agatha em Um corpo na biblioteca e detalhes adicionais fornecidos em outros de seus romances. São 4032 páginas, e mais de 30 centímetros de espessura. Foram feitas apenas 500 volumes do livro. Ele ainda inclui um prefácio escrito por Mathew Prichard, o único neto de Agatha, que escreveu: "Ao longo dos anos, todo mundo me disse que isso nunca poderia ser feito - coletar todas as histórias de minha avó sobre Miss Marple em um único volume. Assim, embora este livro seja, em termos de publicação, um marco, ele também simboliza o carinho que o público, tanto na Grã-Bretanha quanto em outros lugares, tem por Miss Marple."


Curiosidades



  • Agatha Christie teve 3 peças em cartaz simultaneamente em Londres, 2 nos EUA e outras em vários outros lugares;

  • O período em que trabalhou em um hospital e em uma farmácia, durante a Primeira Guerra Mundial, influenciou muito a sua carreira literária. Segundo a Wikipédia, muitos dos assassinatos de suas histórias foram cometidos com o uso de venenos;

  • Agatha Christie viajava muito. No início dos anos 1920, deu a volta ao mundo com o marido e chegou a surfar na África e em Honolulu (Havaí), como descreve em sua autobiografia;

  • Em 3 de agosto de 1975, o jornal The New York Times, publicou o obituário de Hercule Poirot na primeira página, com sua fotografia;

  • Entre seus próprios livros, os preferidos de Agatha eram A casa torta, de 1949, e Punição para a inocência, de 1957;



Frases marcantes


Preparei algumas imagens com frases dela. Clique nas imagens para ampliá-las.





E como o post precisava ficar um pouco mais bem-humorado e divertido em algum momento, chegamos a essa parte. Novamente, clique nas imagens para ampliá-las.

Alguns tweets que mostram que Agatha Christie é popular até hoje


Se ela tinha o dia inteiro livre, tenho certeza de que conseguiu!

O que eu falei acima sobre os finais imprevisíveis?

De novo, a imprevisibilidade.

A minissérie foi exibida no canal BBC One.

Eu também queria esse tipo de presente!

Se você pede uma indicação de livro e a pessoa responde "Qualquer um de Fulano", você já sabe o que pensar, né?

"Um grande presente seria que a amiga @Glayner me emprestasse os livros de Agatha Christie"

E na sua fila, existem quantos?

Mas que natal maravilhoso!

E se você lesse tanto os livros dela, a ponto de se tornar especialista?

Chegamos ao fim desse post, que pretende ser uma homenagem à escritora Agatha Christie, em virtude dos 40 anos de sua morte. Todas as informações foram coletadas nos sites que seguem abaixo.

Por: Lethycia Dias

Referências Bibliográficas:
Agatha Christie. Wikipédia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Agatha_Christie>. Acesso em: 04 de janeiro de 2016.
And Then There Where None. Wikipédia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/And_Then_There_Were_None_(miniss%C3%A9rie)>. Acesso em: 05 de janeiro de 2016.
Curiosidades. L&PM Editores. Disponível em: <http://www.lpm-agathachristie.com.br/site/default.asp?TroncoID=919170&SecaoID=0&SubsecaoID=0>. Acesso em: 04 de janeiro de 2016.
Curtain. Wikipédia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Curtain>. Acesso em: 04 de janeiro de 2016.
GOMES, Cristiana. Agatha Christie. Infoescola. Disponível em: <http://www.infoescola.com/escritores/agatha-christie/>. Acesso em: 04 de janeiro de 2016.
Ingrid Bergman. Wikipédia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Ingrid_Bergman>. Acesso em: 04 de janeiro de 2016.
Sleeping Murder. Wikipédia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Sleeping_Murder>. Acesso em: 04 de janeiro de 2016.
The Mousetrap. Wikipédia. Disponível em; <https://pt.wikipedia.org/wiki/The_Mousetrap>. Aceso em: 04 de janeiro de 2016.

2 Comentários

  1. Eu amo demais essa mulher, não tem como... A Agatha mita demais! Saudades de comprar um título dela a cada compra de livros... Eu vou começar a comprar aquelas coleções de misterios dos anos 60, 70, 20, etc... Já viu?
    Amei o especial!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço essas coleções. Estou mais interessada é nas edições novas, de capa dura, da Editora Nova Fronteira. Aquelas que têm as capas ilustradas e bem coloridas, acho lindas! <3

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Entre em contato conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...