Confira!


Fonte: Reprodução



Há pouco tempo comecei a acompanhar o canal LiteratusTV no YouTube, e certo dia me surpreendi quando vi o novo vídeo que eles haviam postado. O vídeo simplesmente se tratava de curiosidades sobre Supernatural e os livros inspirados na série. E como toda fã, quase tive um surto, de tão surpresa que fiquei. Imediatamente fui assistir, e acabei descobrindo havia muito mais do que eu pensava. É claro que já sabia da existência d'O Diário de John Winchester (do qual já tinha ouvido falar bastante), mas não imaginava que existissem outras adaptações para a literatura. É o que se chama de literatura tie-in, quando são escritos livros baseados num produto ficcional já existente.
Assistindo à primeira e à segunda parte do vídeo, eu só conseguia me surpreender com a diversidade dos livros citados, e é claro que minha curiosidade por eles foi ainda mais despertada. Como sou fã de Supernatural e assisto à série já faz algum tempo, tudo o que eu queria no momento era ter acesso a todos os livros, para devorar e colecionar. Como acredito que outros fãs como eu também têm interesse decidi fazer um post falando um pouquinho sobre cada um deles, em ordem cronológica. Ainda não li nenhum deles, portanto vou apenas fornecer informações, e opinar se pretendo ou não ler.


O diário de John Winchester


 Autor: Alex Irvine
Tradução: Eduardo Friedman
Editora: Gryphus
Número de páginas: 224
Ano: 2011
Sinopse: "John registra em seu diário tudo o que aprendeu sobre as criaturas paranormais e malignas, que vivem nos cantos sombrios e estragas longínquas dos Estados Unidos, e ensina como eliminá-las. John revela feitiços, orações e símbolos que podem ser usados para exorcizar e destruir todo o tipo de ameaça. O leitor poderá ter acesso às lendas, rituais, folclores e superstições sobre vários tipos de inimigos do outro mundo. Além disso, o diário também é um relato pessoal se um pai que de repente se vê sozinho, sem casa e com dois filhos para criar. Assustado, cheio de ira e amargura, John tenta alternar a educação dos meninos com sua obsessão em encontrar, em meio à caçada de monstros, o demônio que matou sua mulher. Ele também relata como essa condição impactou na personalidade dos filhos."

Quero ler? Quero mais do que tudo!
Tem interesse? Compre aqui!

Supernatural - o livro dos monstros, espíritos, demônios e ghouls


Autor: Alex Irvine
Tradução: Luiza Vilela
Editora: Gryphus
Número de páginas: 240
Ano: 2011
Sinopse: "Sam e Dean estudaram cuidadosamente todo o tipo de criatura e seus hábitos para conseguirem caçá-los. Neste guia, a dupla ensina como diferenciar e classificar cada um dos monstros que combatem. Contém desde os monstros mais conhecidos como lobisomens e vampiros até espíritos como a Mulher de Branco, espíritos aquáticos, terrestres, aparições da morte, passando por monstros como Wendigo e mortos-vivos como ghouls e shtrigas.


Quero ler? Nem tanto.
Tem interesse? Compre aqui!

Supernatural - O guia de caça de Bobby Singer



 Autor: David Redd
Tradução: Bruna Rotzsch
Editora: Gryphus
Número de páginas: 298
Ano: 2012
Sinopse: "O guia de caça de Bobby Singer é o livro de instruções que Bobby Singer, amigo de John Winchester, pai de Dean e Sam, que os conhece desde criancinhas, deixou para os dois e para todos os caçadores de monstros. Esta obra procura trazer ao leitor informações contidas neste guia de caça, que ajuda Sam e Dean a combaterem as criaturas sobrenaturais."


Quero ler? Quero muito!
Tem interesse? Compre aqui!

Nunca mais


Autor: Keith R. A. Dedicando
Tradução: Bruna Rotzsch
Editora: Gryphus
Número de páginas: 208
Ano: 2013
Sinopse: "Sam e Dean vêm à cidade de Nova Iorque para verificar a casa assombrada de um roqueiro local. Mas antes que eles possam descobrir por que uma banshee apaixonada em uma camiseta heavy-metal dos anos 80 está se lamentando no quarto, um crime muito mais macabro chama-lhes a atenção. Não muito longe da casa, dois estudantes universitários foram espancados até a morte por um estranho agressor. Um assassinato, que é bizarro mesmo para os padrões de Nova Iorque, é o mais recente em uma série de crimes que os irmãos logo suspeitam serem baseados nos contos horripilantes do lendário escritor Edgar Allan Poe."
Informações complementares: Parece seguir a estrutura de um episódio da série. O nome "Nunca mais" é uma clara referência à expressão "nevermore", do famoso poema O Corvo, de Poe.

Quero ler? Quero muito!
Tem interesse? Compre aqui!


Guerra dos filhos


Autor: Rebecca Dessertine/David Reed
Tradução: Gilson B. Soares
Editora: Gryphus
Número de páginas: 256
Ano: 2014
Sinopse: "A história começa na Dakota do Sul, EUA, a partir de um encontro de Dean e Sam Winchester com Don, um anjo misterioso, que lhes faz uma proposta desafiadora - a recuperação de escritos perdidos que contêm o segredo de como eliminar Lúcifer de uma vez por todas. Assim, Don envia os irmãos Winchester de volta à década de 50, em uma missão bem longe de casa no tempo e no espaço, sem telefones celulares ou internet. Emocionante, o livro foi estruturado como um episódio, o que possibilita uma leitura fluida e ágil. Outra vantagem é que qualquer pessoa que conheça ao menos a primeira temporada da série pode acompanhar o desenrolar da história e ser capaz de mergulhar a fundo na trama, sem qualquer dificuldade."

Quero ler? Quero demais!
Tem interesse? Compre aqui!

Coração de Dragão

Autor: Keith R. A. Decandido
Tradução: Gilson B. Soares
Editora: Gryphus
Número de páginas: 236
Ano: 2015
Sinopse: Escrito por Keith R. A. Decandido, com tradução de Gilson B. Soares, o livro se desenrola pouco depois do episódio Changing Channels. Quando o anjo renegado Castiel alerta Sam e Dean para uma série de assassinatos particularmente brutais na Chinatown de São Francisco, eles percebem que o Coração de Dragão está de volta. John Winchester enfrentou o aterrorizante espírito 20 anos atrás, e a família Campbell o combateu 40 anos antes - podem os rapazes agora ser bem-sucedidos onde seus pais e avós falharam?


Quero ler? Quero muito!
Tem interesse? Compre aqui!

Fogo Gelado

Autor: John Passarella
Tradução: Vinicius Farah Correia
Editora: Gryphus
Número de páginas: 266
Ano: 2016
Sinopse: Sam e Dean Winchester sempre estão na estrada, lutando contra todo tipo de ameaça sobrenatural. Ao longo dos anos, depois de várias aventuras sangrentas, já encararam tudo desde o demônio de olhos amarelos que matou a mãe deles até vampiros, fantasmas, metamorfos, anjos e deuses caídos. Com a ajuda de aliados - tanto humanos quanto sobrenaturais - descobriram que cada ameaça detida abre uma nova porta para o mal.



Quero ler? Mas é claro que quero!
Tem interesse? Compre aqui!


Você ainda pode visitar as resenhas de alguns desses livros, aqui:
- O diário de John Winchester
- Nunca Mais

Outras obras


O vídeo falava também de outros produtos além dos livros, baseados na série da Warner. Um deles era uma HQ produzida pela DC Comics (a criadora do Batman, do Superman, do Flash e outros) intitulada também Supernatural. Infelizmente, não consegui encontrar informações sobre qual o ano em que a HQ começou a ser publicada, se existe uma versão brasileira, e se ainda está sendo produzida. Só o que soube durante o vídeo é que relata acontecimentos anteriores ao início da série.



O vídeo também fala a respeito de uma animação baseada em Supernatural. Eles afirmam que trata-se de um anime (animação japonesa), e um texto que encontrei no blog Nerd Maldito, o autor informa  que Supernatural: the anime series segue de forma geral a essência do seriado, mas que certas coisas acontecem de forma diferente: surgem casos novos, ou nos casos do seriado, certas coisas acontecem de uma outra forma. Ele explica que é possível se surpreender com certas coisas, mas diz que não gostou muito do que viu. Para acessar o texto, basta clicar aqui.




Pesquisando mais um pouco, acabei por encontrar esse vídeo, que seria, a abertura/encerramento da animação, com uma versão diferente da música Carry On Wayward Son. Não consegui descobrir se essa versão é interpretada pela banda Kansas, ou por outro artista.




Esse post foi feito de fã para fã, com o objetivo de esclarecer um pouco, e de certa forma divulgar os produtos baseados em Supernatural. Como disse antes, eu não li nenhum dos livros ou a HQ, e também não assisti à animação, mas se vocês já conhecem, podem deixar suas opiniões aqui no blog, desde que não haja spoiler. Isso não será nada legal comigo e muito menos com outras pessoas estarão lendo sem conhecer as obras.

Por: Lethycia Dias 

Referências bibliográficas:


Skywalkerpg. Supernatural: o anime baseado na série!. Em Nerd Maldito. Disponível em: <http://www.nerdmaldito.com/2012/03/supernatural-o-anime-baseado-na-serie.html>. Acesso em: 16/07/2015
LiteratusTV. Curiosidades sobre a série (e os livros) Supernatural | LiteratusTV #35. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=99gjnAFKVHU> Acesso em: 16/07/2015
LiteratusTV. Curiosidades sobre a série (e os livros) Supernatural part. 2 | LiteratusTV #36. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=o7xCSZS30Mc>. Acesso em: 16/07/2015

7 Comentários

  1. Eu quero assistir a série e o anime. Ainda não assisti porque prefiro pegar primeiro os animes e séries finalizadas pra assistir primeiro. Se os livros são bons ou não eu não sei pois, eu não li mas, eu acredito que o autor quis aproveitar o sucesso da série, mesmo que alguém fale que o livro não é bom, fã que é fã mesmo vai querer ter todos os livros.
    Gostei do seu blog vou seguir.
    Se der da uma passadinha no meu blog e se possível segue também.
    http://animeseriesforall.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vanessa! Ouvi falar que o anime não é legal :(
      Quanto à série, eu não consigo largar o vício. Você disse que prefere ver séries já finalizadas, mas Supernatural não tem data pra acabar. Já chegou à 11ª temporada, e continua... Eu recomendo que mate essa vontade e comece a assistir o quanto antes, porque você não vai perder tempo!
      Quanto aos livros, eu já li "O Diário de John Winchester", e até fiz resenha por aqui. Achei ótimo, e fiquei com a maior nostalgia da primeira temporada! Enfim, os livros são autorizados pelo criador da série, e eu tenho muita vontade de ler os outros!

      Excluir
  2. Olá!

    Fui fã de SN até a 10ª temporada. Depois que Amara e Deus se foram, parece que me cansei...
    Não sabia que há tantos livros sobre a série.
    Obrigado pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Renê! Sim, são vários. Desde eu foi publicado, esse post até já foi atualizado para incluir um livro que ainda não tinha sido lançado quando eu escrevi.

      Excluir
  3. É só esses livros pensei qe fosse um livro pra cada temporada seria legal!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São só esses. É como eu disse, são livros inspirados na mitologia da série, não contando a história que nós assistimos, mas complementando algumas coisas ou inserindo fatos novos

      Excluir
    2. Na verdade, esses são apenas os livros lançados aqui no Brasil, existem diversos livros de SPN como Supernatural: Coyote's Kiss e MythMaker que infelizmente ficaram só nos estados unidos.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Entre em contato conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...