Confira!



Esse é mais um post que foge aos assuntos principais do blog, mas sua importância é extrema. Me lembro de quando tive o meu primeiro blog, aos 13 anos, onde escrevia algumas poesias bem bobinhas e sequer me preocupava com quem apareceria para ler. Não duvido que muita gente tenha começado assim (por brincadeira, sem levar nada a sério), e sei que a partir de certo momento as coisas começam a se tornar sérias: o blog passa a ter um público fiel que acompanha e comenta as postagens, e então a pessoa começa a encarar aquilo como algo que vai muito além de um simples passatempo.
Hoje no meu terceiro blog, sei de muitas coisas que sequer imaginava quando comecei o primeiro, aquele das poesias. Aprendi a maioria delas do pior jeito possível, isto é: pela experiência. Por isso, decidi compartilhar algumas delas com vocês.

Em primeiro lugar, é preciso se lembrar de que seu blog está na internet, e pode ser encontrado por qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo que tenha acesso à rede. Essa pessoa pode ser alguém que procurava por aquilo que você compartilhou, ou pode ser alguém que simplesmente clicou no seu link por acaso, porque teve curiosidade com o título do post, ou com a imagem que você usou. Seja lá quem for essa pessoa, ela pode parar para ler seu texto, ver suas imagens e seu vídeo ou não. Da mesma forma, ela pode adorar ou detestar aquilo que leu ou viu, e muitas das coisas que você faz na hora de preparar suas postagens podem acabar influenciando isso.

Viu como é importante pensar que seu blog atingirá não apenas o seu público-alvo, mas também pessoas que chegarão até seus links por acaso? Por isso, enumerei algumas coisas que talvez você deva modificar no seu blog. Fui aprendendo tudo isso com o tempo, e vale a pena prestar atenção! Caso necessário, clique nas imagens para ampliá-las.

1- Deixe bem claro quais os temas específicos do seu blog.
É possível fazer isso através do nome, ou mesmo da descrição do blog. Veja o exemplo do meu:


Através do nome do blog, e da descrição (a frase "O lugar certo para você que adora ler, e eventualmente, escrever"). Quem acessa o blog já se depara com o título e com a frase, e está devidamente informado de que os assuntos por aqui são leitura e escrita. Além disso, dando uma olhadinha nos títulos dos posts, dá para saber também que faço resenhas e dou dicas de escrita. Tente fazer o mesmo no seu blog, e você terá uma apresentação mais legal para os seguidores e visitantes.

2- Fique de olho na escrita.
Já diz o ditado que "errar é humano", e todo mundo tem suas dúvidas e dificuldades de vez em quando, certo? Mas é preciso tomar cuidado com erros na escrita, pois erros em excesso tornam a leitura chata e podem até dificultar a compreensão. Eu também erro, é claro, mas estou sempre prestando atenção no que escrevo. Então cuidado! Você não quer parecer a Mc Mellody, que escreve coisas que ninguém entende, não é mesmo?


3- Se precisou pesquisar algo antes de postar, faça citações das suas fontes de pesquisa.
Muitas pessoas pensam que a internet é uma "terra sem lei", e que tudo o que está disponível em qualquer site ou blog pode simplesmente ser reproduzido sem o menor cuidado. O nome disso é plágio! Só porque algo está na internet, não significa que não tenha dono, e embora não pareça, plágio é uma coisa séria. Portanto, se você precisou fazer uma pesquisa antecipada antes de preparar seu post, é legal citar as fontes de pesquisa para dar os devidos créditos ao autor do texto original. Assim você valoriza o trabalho de outras pessoas e evita problemas.

Exemplo de Referência Bibliográfica de acordo com o modelo padrão exigido pela ABNT.

4- Responda aos comentários dos seus posts.
Quando alguém deixa um comentário no seu blog, é possível ativar a opção de "Notifique-me", isto é, a pessoa será avisa por e-mail quando você responder ao comentário dela e também quando outras pessoas comentarem.


Quando você responde a um comentário, a impressão que fica é de que você se importa com as opiniões dos seus leitores, e que está disposto(a) a conversar com eles. Eu, quando comento em outros blogs, adoro ver que o autor do post me respondeu.

Assim fica bem melhor, não fica?

5- Ao responder, seja educado.
Como eu disse no item anterior, as pessoas podem estar recebendo notificações sobre suas respostas, e podem se interessar em lê-las. Da mesma forma, alguém que está visitando o blog pode ler também os comentários, e responder de forma educada dará uma boa aparência. Por isso, agradeça pela visita, pelo elogio (quando houver) e seja legal com seus leitores. Nunca seja arrogante!



6- As críticas virão, mais cedo ou mais tarde.
Todos recebem críticas, mesmo fazendo um trabalho bom. Uma crítica pode ser construtiva (isto é, estar fundamentada e servir de ajuda para que a pessoa melhore) ou destrutiva (sem razão nenhuma, sem sentido, ofensiva e inútil). Com as críticas construtivas você pode perceber o que não está sendo assim tão bom nos seus posts, e as vezes podem ser mais importantes que os elogios.


7- Você pode aprender com as críticas.
Como eu disse no item anterior, uma crítica pode ser construtiva. A pessoa pode ter a intenção de mostrar um problema real no seu trabalho, chamar a sua atenção para isso, e assim você pode ser compreensivo com ela, responder (educadamente) e utilizar a observação para melhorar seu trabalho.

8- Não entre em discussões inúteis.
Infelizmente, a maioria das críticas são destrutivas, seja pela falta de sensibilidade da outra pessoa, seja porque ela realmente tinha o propósito de "apenas reclamar". É aquele tipo de comentário dizendo: "Seu blog é um lixo, você não sabe fazer nada direito"; "Esse texto ta mal-escrito, meu irmão de 10 anos faz melhor", e por aí vai. Alguns são extremamente incômodos e ofensivos. Provavelmente a pessoa pedirá para ser notificada, e aí, o melhor que você pode fazer é remover o comentário. Apenas você leu, e será um sinal de que não se importa com a opinião daquela pessoa que não acrescenta nada no seu trabalho.

9- Ao falar de algo que você não gosta, tente não ser preconceituoso.
Sei que costumamos julgar as coisas e as pessoas de acordo com nossos gostos e preferências pessoais, mas isso não é legal em um blog. Como blogueiro(a), você é um formador de opinião, pois as pessoas que leem seus posts ou assistem seus vídeos vão prestar atenção no que você diz, e podem acabar concordando com certas coisas, caso não parem para pensar profundamente sobre o assunto.
Por isso, é preciso tomar muito cuidado com o você afirma em seus textos. Você pode até não gostar de MPB, mas precisa mesmo falar que "é coisa de velho"? Você pode ter a sua própria religião, mas vai ofender as pessoas se falar que outras religiões "são coisa do capeta". E se o seu blog é sobre esportes e você vai falar do seu time de futebol preferido, não diga que os outros times são ruins!
Falar coisas assim ofende muito os leitores, e pode afastá-los. Tente ser democrático em seus posts, falar do que você gosta sem ser agressivo com aquilo que não gosta. Assim fica bem melhor.

Exemplo de afirmações preconceituosas no meio literário.
Como dá pra ver na imagem, existe preconceito no mundo dos livros, o que irrita muitas pessoas. Já escrevi um post sobre isso, e procurei mostrar que o meu objetivo por aqui é incentivar a leitura em todas as suas formas de diversidade, estilos e gêneros. O que você acha de fazer algo parecido no seu blog, dentro do tema que você aborda?

10- Preserve a imagem das pessoas.
Se você pretende postar imagens de conversas com outras pessoas, tenha a consciência de que isso pode ser constrangedor, principalmente se seu objetivo é produzir humor. Tente cortar a imagem, ou apagar o nome e a foto da pessoa. É muito simples de se fazer através do Paint, e qualquer pessoa pode fazer.

Exemplo de imagem editada para poder ser exibida.

Não parece muito difícil seguir alguns desses passos, ou então todos eles, não é mesmo? Essas dicas bem fáceis e legais que fui aprendendo com o tempo, e que achei interessante compartilhar com outras pessoas. Caso você tenha mais alguma ideia bacana, deixe nos comentários! Eu vou adorar saber também!

Por: Lethycia Dias

2 Comentários

  1. Olá, faz um tempo que não posto no meu blog e estava pensando em como retomar, este seu post ajudou bastante e usarei para fazer um novo. Parabéns pelo seu blog lindo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ingrid! Agradeço muito pela sua visita e pela opinião. Minha intenção era mesmo de ajudar outras pessoas, e é bom ver que estou conseguindo fazer isso. Espero que volte a postar, e que não abandone seu blog!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Entre em contato conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...