Confira!




Se você acompanha o blog há algum tempo, já deve saber que eu gosto muito de escrever, e que desde criancinha eu já dizia que queria ser escritora. Pode parecer bobagem, mas eu nunca desisti disso, e com o passar do tempo fui desenvolvendo minha escrita. Quando comecei esse blog, eu quis ajudar outras pessoas, compartilhando aquilo que eu sei, e é por isso que a sessão Dicas de Português e Escrita foi criada.
E a internet, quando bem utilizada, pode ser uma ferramenta maravilhosa para a gente. Acabei conhecendo por acaso alguns canais muito bons sobre literatura, e vou recomendar agora para vocês aqueles que eu mais gosto. Não me lembro como conheci nenhum deles, mas sei que assisto aos vídeos com frequência, e estou sempre tirando minhas dúvidas.


O canal Ficçomos é gerenciado por Wlange Keindé, uma jovem estudante de Ciências Sociais da UFF. Ela fornece explicações de conceitos próprios da literatura e da escrita, faz análises, dá dicas e opina sobre alguns assuntos que despertam dúvida. Além disso, escreve pelo Wattpad. Clique nos links abaixo para visitar:





Veja pela foto abaixo um pouco do conteúdo desse canal maravilhoso:

Print retirado da página de playlists do canal Ficçomos. Clique na imagem para ampliá-la.


O Literatus TV na verdade é um programa de televisão produzido pela FurbTV de Blumenau, em Santa Catarina. É apresentado por Maicon Tenfen, e seu principal objetivo é o incentivo à leitura. Os vídeos abordam assuntos muito variados, como a obra e o legado de escritores, o sucesso de determinado livro, a relação entre determinada obra e o cinema, polêmicas envolvendo escritores ou livros. Alguns dos programas contam com convidados especiais; outros, contam apenas com Maicon Tenfen, que é também escritor. A playlist Como Escrever um Livro, que no momento tem oito episódios, dá dicas muito valiosas.


Print retirado da página da playlist "Como Escrever um Livro" do canal Literatus TV.
Clique na imagem para ampliá-la.
Para conhecer, basta clicar nos links abaixo:


O canal também não é específico para escrita. Gerenciado por Vilto Reis, é um canal voltado para análise de obras, curiosidades sobre escritores, adaptações cinematográficas, e também dicas de escrita. Aqui, os vídeos também estão separados em playlists, e você pode ir direto para a que você quer: Dicas de Escrita.


Para conhecer melhor, clique nos links abaixo:


Confira abaixo um pouco do que você pode aprender com o Vilto Reis:

Print retirado da página da playlist "Dicas de escrita", do canal Homo Literatus.
Clique na imagem para ampliá-la.

É claro que nós sabemos que fazer pesquisas na internet não é suficiente para aprendermos tudo o que queremos. Esses canais oferecem apenas algumas dicas, que você pode seguir ou não, com as quais pode concordar ou não. Você pode recorrer a algum livro sobre técnicas de escrita, de algum autor em quem você confie, ou que você considere entendido do assunto. Esse post foi apenas uma sugestão para quem pretende aprender um pouquinho mais, usando essa ferramenta super legal que são os vídeos do YouTube.
E se você conhece algum outro canal como esses, ou se tem alguma técnica própria, pode compartilhar através dos comentários! Eu e os outros leitores do blog vamos adorar conhecer!

Por: Lethycia Dias

10 Comentários

  1. Nossa, não conhecia nenhum deles... Vou assistir uns vídeos para ver se gosto... Gostei bastante da proposta do primeiro canal, o Ficçomos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Ficçomos é o único específico para dicas e técnicas. Eu gosto muito dos três, espero que você goste também!

      Excluir
  2. Nem sabia que existiam canais que abordassem essa temática... amei! Vou acompanhar todos, adoro escrever e quero muito publicar um livro, e esses canais vão ajudar-me bastante, obrigada!

    xx
    http://diariodeumafricana.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Sandra. Publicar um livro é o meu maior sonho na vida! Eu adorei quando descobri cada um deles.

      Excluir
  3. Olá! Eu só conhecia o LiteratusTV, adorei as outras dicas. Vou dar uma olhada agora mesmo, aliás, acho que as dicas irão cair bem pra qualquer pessoa que pretende escrever bem, seja em forma de livro ou resenhas e dissertações. Acho que dá pra aproveitar bastante, né?
    Beijos

    http://sonhandoatravesdepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thainá! Eu amo de paixão o Literatus TV, mas gosto muito dos outros também. Eu não tinha pensado por esse lado, de que pode ajudar também com resenhas e dissertações. Fico feliz por você ter notado esse aspecto. Espero que goste dos outros canais também, e obrigada pela visita!

      Excluir
  4. Eu não conhecia nenhum.. E vai me ajudar muito <3 Obrigada.


    Post novo no blog sobre a série the royals, deixando o link caso quiser conferir; http://autorasentimental.blogspot.com.br/2016/01/indicaaibru-royals.html

    Beijos e muito sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bruna! Fico feliz de poder ajudar com minhas indicações! :)

      Excluir
  5. Nossa ameeeei as dicas! Não sabia que existiam canais assim. Já vou visitar alguns deles <3
    Beijos!

    http://tempestarei.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Beatriz! Fico muito feliz de estar agradando tanta gente com essas dicas. Espero que goste dos canais tanto quanto eu! <3

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Entre em contato conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...