Confira!



Em um post muito antigo sobre os tipos de leitor, eu classifiquei o Leitor Consumista, que é aquele que sempre compra livros, ou quando compra, é sempre em grande quantidade. Só lembrando que é um post de humor, eu nunca me encaixei nessa classificação. Sempre comprei pouco, e só de vez em quando. Mas no fim desde o fim do ano passado, e agora no início desse ano, vem acontecendo uma coisa muito estranha: estou querendo comprar cada vez mais!
Esse ano, foi a primeira vez que fiz uma compra durante a Black Friday. Você pode considerar que foi uma compra moderada, mas para mim foi muito, porque como eu já disse, costumo comprar livros novos só de vez em quando. Os escolhidos foram esses aqui, e não eram nem metade da minha lista de prioridades:

Livros comprados na Black Friday de 2015.

Algumas semanas se passaram, e eu fui controlando meu impulso de compras. Tive que deixar vários títulos para depois, porque estava com pouco dinheiro, e também porque já tinha outras coisas importantes para comprar. Mas os três primeiros volumes da saga do Harry Potter e o box de Os Miseráveis da extinta editora Cosac Naify me renderam uma conta em duas parcelas no cartão de crédito da minha mãe.
Porém, no natal eu não ganhei o meu tão esperado exemplar em capa dura de Contos de Imaginação e Mistério, do Edgar Allan Poe. E do dia 30 de dezembro, quando precisei sair para comprar algumas coisas no centro de Goiânia, eis que a tentação me pegou!
A rua 4, perto de onde eu estava andando, é repleta de sebos. Eu não resisti, e acabei entrando em alguns. Voltei para casa com setenta reais a menos e levando isso:

Compras feitas em sebos no dia 30/12/2015.
Eu não pude resistir quando surgiu a oportunidade de ter o meu primeiro livro do Stephen King, pois estou muito curiosa para conhecer as obras dele. E quando encontrei Olhai os Lírios do Campo; O Resto é Silêncio; Gabriela, Cravo e Canela; e Terras do Sem Fim com ótimos preços. também não me segurei! Eu queria reler todos, e aproveitei!
Depois fiquei me perguntando se não foi um erro ter comprado tantos livros num dia só, sendo que eu nem tinha saído para comprar livros. O que está feito está feito, e mesmo se eu tentasse vendê-los de volta, não recuperaria o mesmo valor que gastei. Mas fiquei preocupada.
Agora, no início de janeiro, quase fiz a loucura de comprar mais dois livros: Toda Luz Que Não Podemos Ver, e O Sol é Para Todos, que estou louca para ler! Ambos juntos somam R$ 50,00 na Saraiva. Por enquanto, estou resistindo.
Tive que comprar também, para a faculdade, um exemplar usado de Introdução à Análise da Imagem, pela Estante Virtual. Só por curiosidade, fui pesquisar alguns títulos que me interessam, e quase fiquei louca com os preços baixíssimos (que continuam bem baixos, mesmo acrescentando o frete). E para completar, o facebook tem feito anúncios muito inteligentes baseados nas minhas pesquisas feitas no Buscapé. Está difícil me controlar!
Entendam, eu não acho ruim comprar. Na verdade, adoro. Mas é aí que está o perigo, pois tenho coisas mais urgentes para fazer com meu dinheiro, que é pouco. Todo mundo precisa aprender a administrar bem o próprio dinheiro, para evitar dívidas e gastos desnecessários. Eu sempre fui uma pessoa muito controlada com meu próprio dinheiro, economizava durante meses, chegava a fazer empréstimos para minha mãe, e sempre conseguia fazer algo útil quando resolvia gastar.
É óbvio que meus livros são importantes e úteis para mim, mas eu tenho muito mais o que fazer com meu dinheiro. Só espero que essa loucura consumista passe, e que eu volte a ser a pessoa controlada de antes.

Por: Lethycia Dias

8 Comentários

  1. Oi Lethycia, como vai?
    Você tá bem bonita nessa sua nova foto.
    Bom, talvez eu me encaixe do perfil do leitor consumista. Ou talvez compulsivo...
    A verdade é que eu compro muito mais livros do que dou conta de ler, e ainda tem os ebooks que eu baixo na internet...
    É bom ter bastantes livros, você nunca sabe quando aquele livro que você encontrou ali na hora vai aparecer quando você quiser/puder comprar. Mas por outro causa uma ansiedade a fila de livros pra ler e você não conseguindo dar conta...
    Já tentei estabelecer uma meta, só comprar um outro livro quando terminar de ler 10. Mas quem disse que eu aguento.. Agora mesmo, saindo daqui, vou dar uma olhada por onde anda a feira itinerante de livros aqui, em algum bairro do Rio de Janeiro. Eu sempre vou atrás onde estiver...
    Um grande beijo e um ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Almir! Agradeço pelo elogio!
      Realmente o número de livros aqui em casa ta me deixando um pouco ansiosa pra ler todos, e eu ando bem enrolada! Nessas férias, onde eu devia ter lido bastante, não li quase nada!
      Mas a paixão pela leitura é grande, e a gente não consegue parar. Então, vou seguindo meu ritmo, e comprando sempre que posso.

      Excluir
  2. Mesmo com livros nunca fui muito consumista. Tanto que consegui entrar numa feira de livros e perder um Oscar Wilde por 5 reais que eu estava louca para comprar... Só comprei no natal uma quantidade maior porque era o meu presente e os demais livros novos eu roubei das compras do meu pai(esse sim anda bem consumista para livros). Mas quando vemos um preço muito bom de um livro que a gente quer muito, se você tiver um dinheirinho no bolso é bom comprar porque nunca mais verá por esse preço(falo porque achei uma edição de O retrato de Dorian gray de luxo por 34 reais e acabei comprando por 54 com meu presente de natal porque já queria há muito tempo e não achei de novo aquela promoção). E livros não são gastos, são investimentos. É um dinheiro que não tenho pena de gastar (e eu sou daquelas que volta pra casa a pé para não gastar dinheiro com o ônibus). Curte os seus livros, não é toda hora que achamos preços bons assim. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já me arrependi por ter perdido uma promoção como essa! Infelizmente, elas só acontecem uma vez e não voltam mais... Na próxima vez que encontrar um livro que eu queira muito, com um preço tão bom, não vou deixar pra depois.

      Excluir
  3. hey! eu acho que tem que ter moderação, voce tem que pensar antes.. eu compro de vez em quando e em situações de promoções, eu posso ser pão dura, mas smp penso pq tenho muitos livros aqui em casa nao lidos e eu preciso fazer outras coisas com o dinheiro, se voce esta tendo esse problema faça uma lista de prioridades e seee sobrar dinheiro divida com outras coisas que voce quer comprar (tipo roupa e acessorios) ai vc compra que seja um ou dois livros por mes
    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o que vou tentar fazer no futuro. É claro que ainda vou aproveitar promoções que sejam mesmo vantajosas, mas ainda quero guardar meu dinheiro para as prioridades.

      Excluir
  4. Ahhh, mas pensa pelo lado que as compras foram ótimas! Sério, títulos incríveis.
    Faz um bom tempo que eu não compro livro, e esse ano resolvi sair do zero. Minha lista só fica grande a cada dia ahaha
    Adoro sebos (principalmente o cheiro dos livros), mas não conheço muitos por aqui.
    Alguma dica para comprar livros mais baratos na net?
    Beijos!

    sushibaiano.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Susan!
      É, esse é o lado realmente bom. Eu acrescentei ótimos títulos à minha estante, e pagando bem pouco. Também adoro sebos, e é por isso que ficou louca quando vou em um!
      Bom, aqui já tem um post sobre como comprar em grande quantidade sem exagerar e sem se arrepender depois. Além disso, em breve vai ter post por aqui sobre como comprar barato em sebos.
      Agradeço pela visita e pelo comentário, foram muito importantes pra mim!
      Beijos e abraços!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Entre em contato conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...