Confira!



No mês passado, eu falei que tinha decidido começar a participar da Blogagem Coletiva do grupo Liga Blogosfera, e publiquei no dia 21 de dezembro um post sobre os melhores livros que li no ano passado. Hoje será minha segunda vez na Blogagem Coletiva, e vou falar um pouco com vocês sobre livros que me transformaram em alguém melhor. Escolhi alguns títulos que li em épocas diferentes da minha vida, mas que fizeram a diferença!

Confesso que ache um pouco difícil fazer esse post, porque precisei recorrer às minhas listas de leitura, e tentar me lembrar das reflexões que fiz sobre cada um dos livros. Mas realmente, eu estava com dificuldades para saber se algum deles mudou a minha vida. Acabei encontrando apenas dois. Eles estarão organizados pela ordem cronológica em que foram lidos:



1- Os 13 Porquês - Jay Asher


Eu já falei desse livro em uma TAG, e no meu blog antigo, fiz um post inteiro só pra falar do quanto ele foi importante pra mim. É a história de uma adolescente chamada Hannah Baker, que sofria bullying no colégio e acabou cometendo suicídio (Isso não é um spoiler, pois quando a história começa, ela já morreu, e desde a sinopse, nós já sabemos disso). Quando Hannah era nova na cidade e na escola, um garoto inventou uma história infame sobre ela, e todas as pessoas acreditaram. Com o passar do tempo, novas histórias surgem, sem que Hannah consiga desmenti-las. Ela acaba ficando com uma péssima reputação, e começa a ser excluída e mal-tratada por outros alunos do colégio. Com isso, ela fica deprimida e desiste da vida, e de uma forma bem peculiar, o garoto que gostava dela recebe a chance de descobrir por que ela fez isso (na verdade, é aí que a história começa).
Esse livro é até hoje um dos livros que mais me marcaram na vida, porque na época eu estava passando por muitos problemas no colégio (nada como a vida da Hannah, mas estava difícil), estava afastada da minha mãe, e passando por uma fase de rebeldia terrível. Essa é uma história muito triste, eu derramei rios de lágrimas com ela, mas também aprendi muito! Com ele eu entendi como as pessoas são cruéis, principalmente quando são jovens, e como nós podemos fazer mal para alguém sem saber. A falta de sensibilidade com os outros pode gerar efeitos muito nocivos, e nós nunca sabemos quais as dificuldades que a outra pessoa pode estar enfrentando. Com Os 13 Porquês, eu entendi que é necessário se importar com os outros.
Eu o perdi em 2012 emprestando para uma pessoa irresponsável, e até hoje estou tentando comprar outro exemplar.


2- Pollyana - Eleanor H. Porter


Pollyana é um livro infanto-juvenil bem conhecido, e conta a história da órfã Pollyana, que vai morar com sua tia, uma mulher muito amarga e mal-humorada. Quando seu pai ainda era vivo, Pollyana tinha o costume de jogar o Jogo do Contente, uma brincadeira que consiste em tentar continuar feliz, mesmo que algo ruim aconteça; quanto pior for a situação enfrentada, melhor a pessoa vai se sentir por conseguir se manter contente. Sem querer, Pollyana acaba contagiando todas as pessoas da cidade com a sua alegria e a espontaneidade. Esse livro me ensinou a ser mais otimista, e eu guardo essa lição até hoje.


Enfim, essas foram as minhas escolhas de livros que me fizeram alguém melhor. Foram só dois porque foi mesmo difícil me lembrar de alguma obra que tenha me influenciado tanto assim. E você? Conhece ou já leu algum deles? Já teve sua vida modificada pela leitura de algum livro específico? Conte pra mim nos comentários!

Por: Lethycia Dias


4 Comentários

  1. Novamente aqui fazendo uma visitinha. Adorei o tema do post e me fez pensar nos livros que me fizeram uma pessoa melhor também, obrigada! ;)

    http://www.leiturasecomidinhas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Que legal que gostou do post! Acho que todos nós já passamos por isso!

      Excluir
  2. Pollyana é muito legal mesmo! Já perdi as contas de quantas vezes li este livro... Pena que eu não consigo ser tão otimista como ela... Os 13 porquês parece ser bem legal, um dia ainda lerei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah nunca reli Pollyanna, porque peguei emprestado na escola, mas pretendo comprar um exemplar pra mim!
      Os 13 Porquês é muito bom mesmo! Eu recomendo!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Entre em contato conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...