Confira!

"Uma mulher que só pensa em casar, uma pessoa que se sente marciana, encontros, desencontros e reencontros de amor, um homem que se sente atraído por uma mulher, uma mulher que se apaixona novamente pelo colega de escola, alguém que é traído, alguém que está apaixonado e alguém que sente uma saudade infinita. Sentimentos, palavras, alucinações, sonhos e vontades. Medos, loucuras, desejos, poesia, prosa, causos, lágrimas e amor. Misturou todos os ingredientes? Então agora abra o livro e saboreie. Então agora abra o livro e saboreie. Noites de Verão é uma coletânea dos melhores contos e crônicas do blog Causos & Prosas."

Autora: Luísa Aranha
Gênero: Contos/Crônicas
Número de páginas: 68
Local e data de publicação: Manaus, 2016
Onde comprar: Amazon | Pagseguro
*Publicação independente

Uma leitura leve e tranquila


Há quase três semanas, recebi um e-mail com uma boa proposta de parceria. A jornalista e escritora Luísa Aranha havia lançado há pouco tempo o seu livro Noites de Verão, e buscava por avaliações de blogueiros para a divulgação. Decidi aceitar a proposta, e apresentei para vocês tanto a autora quanto a obra no post do dia 21 de outubro. Agora, aqui estou eu para trazer a vocês as minhas impressões sobre esse livro!
O blog Causos & Prosas existe desde 2009 e nele Luísa Aranha escreve textos de conteúdo pessoal, opinativo e também literário. Uma reunião desses textos literários publicados ao longo do tempo foi o que resultou no livro Noites de Verão, publicado primeiro na Amazon, e depois editado de forma independente em versão física, ainda este ano. Por terem sido publicados em forma de post, os textos são, em geral, curtos e bastante leves, mas tratam de assuntos muito variados: relacionamentos, sonhos, reflexões pessoais, cotidiano, e até mesmo algumas tragédias pessoais vividas pela autora.
O livro está dividido em duas partes: a primeira, Causos, é composta por contos; e a segunda, por sua vez, é Prosas, que contém as crônicas. Se os contos parecem histórias completamente voltadas para as situações improváveis da vida, as crônicas, por sua vez, são bastante pessoais, e bastante difícil saber se é Luísa Aranha quem fala com o leitor ou se é apenas uma narradora que ela escolheu para suas crônicas, sem necessariamente reproduzir seus pensamentos e opiniões.
A seguir, estão alguns dos assuntos presentes nesse livro: o sonho do casamento; o golpe conhecido como "Boa noite Cinderela"; um beijo inesquecível; um sonho extremamente real; reencontrar um amor de infância; inconveniências domésticas; a explicação de alguns ditados populares; a falta de esperança; receber uma injeção de Benzectacil; a dificuldade de lidar com a morte de alguém querido, entre outros.

"Entre as conspirações universais também tem a rebeldia dos chuveiros elétricos.
Eles insistem em queimar no dia mais frio do ano, sempre perto de eventos importantes,
e quando já se está atrasada."
O fim do papel higiênico e outras conspirações universais

O livro é bastante curto, com menos de cem páginas, e a linguagem é extremamente simples e adaptada para todas as idades. Com certeza, essa característica se deve ao fato de os textos terem sido escritos inicialmente para o blog da Luísa, que tem grande público.
Os contos, embora sejam quase todos histórias um tanto inusitadas, têm algo em comum: a forma como os personagens lidam com tais situações absurdas que surgem em suas vidas: se em Boa noite Cinderela, a solução para Rafael é não dizer nada a ninguém, em O encontro a protagonista não se preocupa com o fato de ter reencontrado um homem especial depois de dez anos e não ter deixado seu telefone com ele. Quase todas as histórias são escritas com bom humor, e algumas são até bastante engraçadas, como Um dia normal, em que a protagonista sai de casa e sem saber o motivo percebe que todos à sua volta dão risadas quando ela passa.
Foi das crônicas que eu mais gostei. A maioria delas trata de temas do cotidiano, e mesmo falando de algo banal, como os ditados populares que falamos errado, são muito engraçadas. Exceto, é claro, quando a intenção não é de fazer rir, mas sim de emocionar, como é o caso de Das perdas que a gente tem na vida, que é uma perfeita lição sobre como devemos aproveitar os momentos com as pessoas de quem gostamos.
A escrita de Luísa Aranha, tanto nos contos quanto nas crônicas é leve, cativante e muito divertida. Pelo fato de o livro ser bem curto, li praticamente "em uma sentada", como se diz por aí. As histórias curtas e divertidas incentivam o avanço na leitura, e com certeza outros leitores também podem ler rapidamente. É um livro perfeito para quem precisa descansar depois daquela leitura pesada e densa, ou para quem pretende curar uma ressaca literária daquelas.
Recomendo o livro para quem conhece e acompanha o blog da autora; para quem gosta de contos e crônicas; para quem procura por uma leitura rápida e leve; e para quem gosta de conhecer novos escritores brasileiros.

Avaliação geral:


Onde comprar:

Amazon | Pagseguro

Caso prefira, você ainda por comprar diretamente por este botão:




Na página do Pagseguro e também no botão abaixo, você compra o livro impresso por R$ 28,80, com frete incluso. Pela Amazon, você compra o e-book por apenas R$ 6,44. Aproveite!









Aspectos positivos: a linguagem é simples e a leitura é rápida; os contos e crônicas são leves e divertidos e as temáticas são variadas.
Aspectos negativos: embora eu sempre procure por aspectos negativos nos livros que leio, não encontrei nenhum em Noites de Verão.

Por: Lethycia Dias

2 Comentários

  1. Oie! Que capa linda e que indicação gostosa essa, Lethycia! Adorei! Já quero!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fiquei encantada com a capa quando a autora me apresentou o livro. A leitura é mesmo bem gostosa, acho que você iria gostar! :)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Entre em contato conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...