Confira!

"Mattia tem uma inteligência rara que se opõe à da irmã gêmea, Micehla, doente mental de quem se envergonha. Um dia, indo ao aniversário de um amigo, deixa a irmã numa praça onde ela desaparece, fato que marca para sempre a vida dele. Alice é uma menina oprimida que tem distúrbios alimentares e frequenta aulas de esqui, obrigada pelo pai. Durante um treino, sofre um acidente que lhe causa uma deficiência permanente na perna. Esses são os episódios que servem como marcos para as vidas de Mattia e Alice e sua integração a um mundo pretensamente perfeito. O livro acompanha a infância, adolescência e juventude dos protagonistas - seus conflitos, dificuldades, encontros e desencontros."

Autor: Paolo Giordano
ISBN: 978-85-325-2472-0




Minucioso e sensível, A Solidão dos Números Primos parece ser o romance ideal para aqueles que não conseguem, de alguma forma, encaixar no mundo, ou ao menos encontrar um lugar em que sejam bem aceitos - exceto na presença de outra pessoa que passe pelo mesmo problema. Este é o mundo de Alice e Mattia, que são unidos quase pelo acaso, e cujas histórias não podem mais ser separadas.
Acompanhando tanto Alice quanto Mattia desde suas infâncias, a partir de quando seus traumas começaram a influenciar o resto de suas vidas, o livro alterna capítulos, faz passagens de tempo e por vezes parece abandonar certos personagens nas páginas que já foram viradas, só para trazê-los de volta mais tarde, em encontros surpreendentes.
O mundo parece ser cruel com os dois protagonistas que, entregues a seus medos, não conseguem abandonar seu sofrimento. A ligação que possuem um com o outro, embora tenha começado do nada, de forma completamente casual, é algo que não são capazes de explicar, e por vezes duvidamos se trata-se de amizade ou amor. Enquanto Alice sofre de baixa autoestima e rejeita a si mesma em razão de sua deficiência e seu distúrbio alimentar (que chega até mesmo a prejudicar seu casamento), Mattia sofre em silêncio a culpa por ter abandonado sua irmã gêmea tantos anos atrás, e assusta as pessoas ao seu redor com sua estranha mania de se torturar. Ambos são pessoas que não se encaixam neste mundo em que as pessoas são cruéis umas com as outras; ambos possuem dificuldade em seus relacionamentos; ambos são feridos pelo próprio passado. E só se sentem bem um com o outro.

Mattia achava que ele e Alice eram assim, dois primos gêmeos sós e perdidos,
próximos, mas não o bastante para se tocar de verdade.

A grande inteligência de Mattia é algo intrigante para o leitor, talvez tanto quando a confusão de sentimentos de Alice. Seu gosto pelos números, que faz com que se torne professor de matemática, dá origem a uma passagem emblemática da história, que por sua vez, é o que dá origem ao título.
A Solidão dos Números Primos é um daqueles livros que impressionam, que nos fazem sentir raiva e apreensão, pois se aprofunda tanto no íntimo dos personagens, que acabamos por vivenciar suas experiências e misturá-las às nossas. A sensibilidade da narração de Paolo Giordano faz com que conheçamos muito bem seus personagens, ao ponto de conseguirmos imaginar como irão agir em determinadas situações. E no fim, como não poderia ser melhor, ele ainda consegue nos surpreender com uma misteriosa aparição, e um reencontro mais do que desejado.
Para os que apreciam os dramas, pode acabar sendo uma boa escolha.

Por: Lethycia Dias

3 Comentários

  1. Olá,
    tenho este livro mas emprestei antes de o ler e fiz mal pois nunca mais o tive de volta. Gostei bastante da tua resenha e o livro parece realmente bom.
    Boas leituras beijos;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vejo que está gostando do blog, pois já li e respondi alguns de seus comentários anteriores.
      É uma pena que tenha perdido a oportunidade de ler, pois a história é ótima!

      Excluir
  2. Vejo que está gostando do blog, pois já li e respondi alguns de seus comentários anteriores.
    É uma pena que tenha perdido a oportunidade de ler, pois a história é ótima!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Entre em contato conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...