Confira!

Em posts antigos do blog, vocês já devem ter percebido que estou lendo As Crônicas de Gelo e Fogo, e assumo que sou fã dos livros escritos por George R. R. Martin, e também da série inspirada neles. Apesar de eu ter preferência pelas livros, esse post vale tanto para quem lê, quanto para quem assiste, e principalmente para quem faz as duas coisas!

Este são os 5 livros publicados até agora no Brasil.


Banner da série.

O universo criado por Martin é extremamente complexo. Inclui fantasia (com direito a dragões, gigantes, mortos que caminham, videntes, troca-peles, profecias e personagens com poderes sobrenaturais) e política num mundo fictício riquíssimo. Muito além de Westeros, conhecemos também o outro continente, Essos, habitado por inúmeros povos diferentes, que falam línguas diversas e possuem a própria cultura, costumes e religiões. Compreender tudo isso, com certeza, é um grande desafio. E como se não bastasse acompanhar os acontecimentos do momento presente, em muitos momentos é necessário também conhecer a história deste mundo. As guerras, rebeliões, conquistas, além da própria genealogia de cada Casa. É mesmo muita coisa!
Diante de tudo isso, é muito normal ficar confuso e se perder. Na série, as coisas acontecem de forma muito rápida. Personagens novos aparecem do nada, enquanto outros morrem depois de conquistar a simpatia dos fãs. Alguns acontecimentos são confusos, e certas coisas nós apenas entendemos prestando muita atenção aos diálogos.
Já nos livros, os acontecimentos são muito mais detalhados, e as informações, abundantes. Cada novo capítulo pode trazer uma revelação impressionante. É alguém traindo seus ideais, alguém morrendo, alguém com planos que podem representar mudanças decisivas no destino de outras pessoas, alguém que acreditávamos estar morto, mas na verdade vive. Através dos pontos de vista, conhecemos o íntimo de personagens importantes. Se víamos um deles de forma negativa, de repente passamos a compreendê-lo melhor. Ou, através dos olhos de um novo personagem, passamos a receber notícias do que se passa em determinada região.
Com tudo isso, dá pra perceber o quanto é difícil compreender a série e os livros. Por isso, vou dar aqui algumas dicas para vocês!

Para quem acompanha a série:


1. Fale com alguém: É legal ter sempre alguém com quem conversar sobre as coisas que gostamos. Quando se trata de GOT, isso é muito importante! Você não vai apenas compartilhar suas impressões sobre cada episódio e cada temporada, mas vai também poder discutir coisas que não entendeu muito bem, conhecer opiniões diferentes sobre algum personagem, e tentar se antecipar a coisas que podem acontecer;

2- Grupos do Facebook: Se você não conhece pessoalmente alguém que assiste Game Of Thrones, é muito bom participar de grupos de fãs. Se você ainda estiver no começo, vai receber muitos spoilers, mas essa é uma boa forma de fazer discussões (quase sempre) amigáveis sobre os acontecimentos da série, além de poder tirar dúvidas e debater teorias!;

3- Assistir de novo: Se você não tem preguiça, e tem tempo de sobra, não tem nada a perder assistindo as temporadas passadas de novo enquanto aguarda a próxima! Fazendo isso, você pode prestar mais atenção a alguns pequenos detalhes e easter eggs, e pode relembrar momentos marcantes (tristes ou não).;

Para quem lê os livros:


1- Releia trechos: Lendo livros tão extensos e tão cheios de conteúdo, é muito fácil se esquecer de coisas como personagens secundários, história anterior ao tempo relatado, características físicas de alguém, manobras políticas. Nós vamos esquecendo tudo isso aos poucos, por mais que prestemos atenção. Por isso, reler alguns trechos não faz mal. Você pode tirar suas maiores dúvidas, e a confusão vai acabar. É claro que procurar ao acaso virando páginas para trás dá certo trabalho, mas com paciência, você acabará encontrando aquilo que precisa;

2- Preste atenção nos glossários e mapas: As páginas finais dos livros (que contam um poco da história de cada Casa de Westeros e relacionam os personagens mais importantes) não estão lá à toa. Foram feitas para serem consultadas, e podem resolver muitos problemas! Mas fique atento: as informações mudam em cada livro, conforme novos eventos vão se desenrolando. A morte de personagens é assinalada quando seu nome aparece entre chaves {Fulano}, e a história de cada Casa vai ficando mais resumida. E, é claro, conforme novas regiões de Westeros e Essos vão sendo apresentadas nos livros, novos mapas começam a aparecer;

3- Converse: Assim como no caso de quem vê a série, conversar pode ser muito bom. Junto com outra pessoa, você pode ter uma melhor interpretação daquilo que ler. Apenas tome cuidado para não dar ou receber spoilers. Ninguém gosta disso!;

Para ambos:


Visite a Wiki de Game Of Thrones: Você sabia que existe um site que funciona como a Wikipédia e que tem a única finalidade de compartilhar informações sobre a série e os livros? Sim, existe! O site é mantido com a colaboração de fãs da série, e pode ser muito útil para pesquisas. Para visitá-lo, basta clicar aqui.

Print retirado da página inicial do site.

Através do site, você pode encontrar referências sobre o enredo, a história das casas, a história de Westeros e de Essos, a história pessoal de um personagem em particular, e muitas outras coisas. Confira abaixo, através de outros prints, várias funções importantes do site.

É possível consultar o histórico de um determinado personagem, procurando a partir da região geográfica de sua Casa, ou através de índice.


É possível ler sobre cada uma das Casas, individualmente. Estão incluídas as casas exiladas e extintas.

É possível pesquisar o nome de um personagem, um local ou um acontecimento.

As funções do site são muitas. Ainda existe uma sessão própria para a Série de TV, onde são compartilhadas informações sobre os atores, produtores, e também novidades sobre as próximas temporadas.
Ao consultar o site, você está sujeito a encontrar spoilers, então é preciso tomar muito cuidado ao fazer suas pesquisas!


Essas foram algumas dicas que aprendi com o tempo, e também através de indicações de outros fãs. Caso conheçam outros jeitos legais de se informar mais sobre a série e os livros, comentem! A opinião de vocês é muito bem-vinda!

Por: Lethycia Dias

5 Comentários

  1. Game of Thrones é uma serie que sempre me interessou apesar da preguiça que tenho de acompanhar. Ultimamente parei tudo para ver House of Cards (conhece?) do zero. É uma serie toda voltada para politica literalmente. Vale a pena conferir. Dava um belo post também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Game Of Thrones vale muito a pena. Só de ver o primeiro episódio, já fiquei viciada!
      Não conheço House Of Cards, mas gostei da dica. Pesquisarei a respeito para ver se me interesso pela série!

      Excluir
    2. Vale a pena. Ele e produzida pelo netflix. Sem frescura, sem moralismo e viciante.

      Excluir
  2. Eu preciso criar vergonha na cara e ler os livros e continuar com a série. Adoro, mas acho tão confusa e o tempo é tão corrido que não saí nem da segunda temporada. Vou ver se nas férias eu termino de assistir.
    Beijos!
    http://virtualcheckin.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lívia!
      As coisas ainda acontecem um pouco devagar na segunda temporada, mas quando chegar na terceira, você vai ver como vai ficar muito melhor! E leia os livros, com toda a sua coragem! São incríveis! Apesar de gostar muito da série, eu tenho clara preferência pelos livros. Continue assistindo, e leia! Você não vai se arrepender!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Entre em contato conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...