Confira!



As adaptações cinematográficas e televisivas já possuem uma má-fama bem grande entre leitores. Sempre que um filme baseado em um livro é lançado, surgem alguns comentários negativos, como por exemplo: "Mas cortaram aquela parte!", "Fulano não tem a mesma aparência do personagem do livro", "Estragaram a história!", "Não tem nada a ver com o livro!", etc. Eu já me decepcionei com alguns acontecimentos como esse, e o maior exemplo que posso citar é a Gina Weasley dos filmes de Harry Potter, que não chega nem aos pés da Gina Weasley dos livros. Enquanto nos livros a Gina se revela uma garota cheia de personalidade, bem-humorada, irônica, ótima jogadora de quadribol e uma bruxa fantástica, a Gina dos filmes é só "A menina que gosta do Harry". Eu sei que nós leitores ficamos muito chateados com coisas assim; mas por outro lado, no universo das adaptações existem várias produções maravilhosas!
Nesse post, vou listar 10 filmes e séries baseados em livros, que na minha opinião foram muito bem feitos. As obras que citarei aqui são de épocas e gêneros diferentes, e foram escolhidos por motivos também diferentes. Estou mostrando meu gosto pessoal, mas é claro, sei que muita gente pode não gostar das mesmas coisas que eu.


10 boas adaptações para o cinema e a TV:


1- Coração de Tinta - O livro mágico (2008):
Fonte: Reprodução. Daya Cozinha.

Eu ainda estava na minha pré-adolescência quando assisti ao filme Coração de Tinta - O livro mágico, com Brendan Fraser, um ator que eu amo. O filme conta uma história fantástica: quando lê em voz alta, um homem traz para o nosso mundo os elementos presentes em um livro; porém, sua esposa é transportada para dentro da história acidentalmente, e ele passa anos de sua vida procurando por um exemplar do livro raríssimo para o qual ela foi levada; os vilões da história, querendo viver para sempre em nosso mundo, destroem cada cópia do livro que encontram.
O filme é maravilhoso e tem uma fotografia linda, e  não me canso de assistir.
Quase tive um troço no dia em que vi uma garota lendo um livro com o mesmo título dentro do ônibus. fui pesquisar a respeito, e descobri que existia não apenas um livro, mas uma trilogia sobre esse mundo lindo, além de um livro de contos. Li o primeiro volume, e quero muito terminar a série. Apesar de saber que o filme modifica algumas coisas, não deixei de gostar. Afinal, foi graças a ele que conheci essa história mágica.

2- Game Of Thrones (2011-):
Fonte: Reprodução. Caras & Bocas.

Se você acompanha o blog, com certeza já sabia que eu indicaria a série! Eu adoro os livros de George R. R. Martin, e gosto bastante da série produzida pela HBO. Sei que a série acontece em um ritmo diferente e está tomando outro rumo em relação aos livros, mas isso não faz com que perca seu mérito. A série já foi muito premiada, e exibe de forma maravilhosa esse universo incrível.

3- Psicose (1960):
Cena do filme Psicose.

Você pode nunca ter assistido ao filme, mas tenho certeza de que conhece a cena do gif acima! Melhor ainda: você conhece também a trilha sonora que contribuiu para que essa cena fosse imortalizada.
O filme Psicose é a grande obra do diretor Alfred Hicthcock, e gira em torno de Norman Bates, que dirige um motel decadente em uma estrada abandonada, e possui perturbações mentais. Talvez você não saiba, mas ele foi baseado em um livro não muito conhecido, de mesmo nome, escrito por Robert Bloch. Hoje, o livro tem se tornado bastante popular devido à edição especial produzida pela editora DarkSide.

Fonte: Reprodução. DarkSide books.

O filme talvez possa não parecer atraente para muitas pessoas, por ser em preto e branco e por exigir uma atenção maior aos diálogos, mas eu o considero incrível. Para que vocês tenham uma ideia, a cena em que Marion Crane é atacada por Norman Bates acontece nos primeiros minutos do filme, e o assassinato dela também não é um mistério para os outros personagens. Os verdadeiros protagonistas do filme não são Marion Crane, nem seu namorado, nem o detetive; são Norman Bates e a relação perturbadora que ele tinha com sua mãe. Está disponível na Netflix.

4- Sherlock Holmes (2009):
Fonte: Reprodução. Wikipédia.

Não sei bem se o filme reconta uma história de algum dos livros de Arthur Conan Doyle, mas é baseado na personalidade de Sherlock Holmes, o detetive mais famoso de todos os tempos. No filme, Holmes é interpretado por Robert Downey Jr, e precisa solucionar um mistério relacionado a um homem chamado Blackwood, conhecido por praticar "feitiçaria", embora Holmes não acredite nem um pouco em tal boato. O personagem do filme é muito semelhante ao personagem original, sendo excêntrico, arrogante e extremamente inteligente, além de encontrar uma explicação científica para os acontecimentos mais bizarros, quando todos acreditam em algo sobrenatural.

5- "Combo Nicholas Sparks":

Vários livros de Nicholas Sparks foram adaptados para o cinema, e estes são 3 dos mais famosos: Diário de uma paixão (2004), Um amor pra recordar (2002) e A última música (2010). Na imagem, estão organizados de acordo com a ordem de publicação dos livros. Apesar de não ser muito chegada em romances, (e de não gostar muito do Nicholas Sparks) eu não resisto a esses três filmes. Já assisti aos três várias vezes (uma delas, junto com meu namorado), e sempre choro. Dos livros, li apenas A última música, mas tenho vontade de ler os outros dois. Enfim, acho que os filmes foram bem feitos porque conseguem passar toda aquela emoção característica dos livros do Nicholas. Até porque, fazer as pessoas se emocionarem também é um mérito. Ok, são três filmes em um item só, mas é que não consigo pensar em um deles sem me lembrar dos outros dois. Os três estão disponíveis da Netflix.

6- As Crônicas de Nárnia - O leão, a feiticeira e o guarda roupa (2005):
Fonte: Reprodução. Sagas e conspirações.

Assim como em Coração de tinta, eu assisti ao filme antes de ler o livro. E mesmo que depois eu tenha descoberto que os filmes da série não são muito fiéis aos livros, eu continuei amando o filme, porque foi através dele que conheci esse mundo maravilhoso de Nárnia. Lembrei de como é linda a cena da Lúcia chegando a Nárnia pela primeira vez; a música suave da flauta do Sr. Tumnus; o tom de mistério quando os castores contam sobre a profecia; o medo que sentimos da Feiticeira Branca; Aslam voltando à vida... Por todos esses motivos e todo esse encanto que senti na primeira vez que vi o filme, eu continuo gostando.

7- Os pilares da terra (2010):
Fonte: Reprodução. Magazine HD.

Os pilares da terra é na verdade uma minissérie, baseada no livro homônimo de Ken Follet (1989). Em 8 episódios, reconta toda a história das tramas políticas, disputa pelo trono e a construção da magnífica catedral de Kingsbridge. Fora algumas diferenças de tempo, a série é quase totalmente fiel ao livro, e com certeza agradaria muita gente que gosta do universo medieval. Entre os atores principais estão Ian MacShane (Piratas do Caribe - Navegando em águas misteriosas) e Eddie Redmayne (A garota dinamarquesa e Animais fantásticos e onde habitam). Está disponível na Netflix.

8-. Perfume - A história de um assassino (2006):
Fonte: Reprodução. Wikipédia.

Este filme é baseado no livro homônimo de Patrick Süskind, e conta a história de Jean-Baptiste Grenouille, um aprendiz de perfumista que tem o olfato extremamente apurado, e que consegue sentir cheiros a longas distâncias, distinguir entre cheiros parecidos que uma pessoal normalmente não distinguiria, ou sentir cheiros não muito aparentes. Ele tem a ambição de criar um perfume único, com um cheiro que ninguém jamais sentiu. Quando aprende a extrair as essências dos elementos para produzir perfumes, ele começa sua busca pelo perfume único, retirando o cheiro da pele de mulheres (que morrem nesse processo), e ele não se importa de recorrer a métodos cruéis, ilegais ou sombrios para atingir sua ambição.
Não li o livro, por isso não posso fazer a comparação. Mas considero o filme incrível pelo fato de conseguir mostrar visualmente as sensações causadas pelos cheiros que Grenouille sente. Considerando que em um filme nós apenas vemos e ouvimos coisas, conseguir passar a sensação causada por um odor é algo incrível. Está disponível na Netflix.

9- As vantagens de ser invisível (2012):
Fonte: Reprodução. Filmes via torrents.

O filme deixou o livro extremamente famoso, e aumentou o seu sucesso. Eu descobri o livro de um jeito bem inusitado (e vou contar isso no futuro na coluna Conhecendo Minha Estante), mas antes de comprá-lo e lê-lo, assisti ao filme. Depois de ler o livro, percebi que o filme era bastante fiel, e que demonstrava muito a amizade entre Charlie, Sam e Patrick. Outras coisas que tinha percebido antes da leitura, e que considero positivas, são: o filme retrata muito bem a época em questão; a trilha sonora é perfeita; e é muito divertido. Está disponível na Netflix.

10- Cidade de Deus (2002):
Fonte: Reprodução. Dicas de filmes pela Sheila.

Aposto que você não tinha imaginado um filme brasileiro nessa lista! Eu reconheço que nosso cinema tem certas limitações, mas não tenho preconceitos com os filmes produzidos no Brasil. Assisto, formo minha opinião, e não tenho medo de indicar.
Cidade de Deus conta a história do crescimento da favela homônima, no Rio de Janeiro, entre os anos 1960 e 1980. Essa história é contada através do ponto de vista de Buscapé, um garoto que cresceu num ambiente violento, mas não seguiu pelo "caminho errado". O filme mostra diversas realidades do Brasil: a desigualdade social, a violência, o crime organizado, o tráfico de drogas, entre outros. Está disponível na Netflix.
É baseado em um livro com o mesmo nome (1997), escrito por Paulo Lins, que cresceu na Cidade de Deus. Foi escrito durante o período em que Paulo Lins participou de um estudo sociológico, e conta diversas histórias no ambiente da favela, através dos pontos de vista de diversos personagens. Li o livro em 2013, quando tinha 16 anos, e depois assisti ao filme pela primeira vez sem ter aquela ideia pré-concebida de que "só tem sexo, droga e violência". Acho que na hora de assistir, é válido lembrar que violência e crimes acontecem em todo lugar, e que mostrar isso de maneira real não desmerece um filme - pelo contrário.

Livro que inspirou o filme.
Fonte: Reprodução. Clube do resumo.

Então, o que você achou das minhas indicações de filmes e séries? Já assistiu a todos? Gosta deles? E sabia que eram baseados em livros? Conta pra mim!

16 Comentários

  1. Coração de Tinta eu descobri depois que vi o livro que tinha livro e já adquiri minha trilogia <3
    Perfume eu li o livro logo depois de assistir o filme. Faz muito tempo isso...
    As Vantagens de Ser Invisível é o livro da minha vida
    Beijos
    Balaio de Babados
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou super apaixonada por Coração de Tinta e as Vantagens de Ser Invisível. <3

      Excluir
  2. Olá!!
    Perfume, achei que ninguém conhecia! Hahahah. Não li o livro, apenas vi o filme e achei bastante interessante.
    Essa semana quase peguei Psicose na biblioteca, mas não sei o que me deu e deixei ele lá :(

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Acho que o filme de "Perfume" é bem pouco conhecido mesmo. Ouvi falar dele pela primeira vez em um vídeo, mas só quis assistir mesmo quando li a sinopse na Natflix. Poxa, depois de ter visto o filme Psicose, eu fiquei doida pelo livro.

      Excluir
  3. Ai, só tem coisa boa aí. <3 de toda a lista, não assisti uns dois ou três, vou dar uma pesquisada. Quando a Cidade de Deus eu não sabia que tinha livro, também darei uma olhada, afinal, esse filme é muito bom! Eu AMO as adaptações do Nicholas Sparks, arrisco a dizer que gosto mais das adaptações do que dos livros em sim, mas só li dois e não posso opinar com tanta certeza ainda. Diário de Uma Paixão é um dos meus filmes de romance preferidos, arrisco a dizer que seja o número 1, é tão lindo que fico arrepiada só de lembrar.
    Ai, vontade de ficar aqui comentando pra sempre deles, hahaha.

    Tá rolando uma promoção cultural super legal lá no blog valendo um exemplar do livro Nildrien. Vem participar!

    http://sonhandoatravesdepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tahiná! Adorei seu comentário! O livro Cidade de Deus tem uma narrativa muito boa, vai contando toda a história passando de um personagem pro outro, mas as coisas se conectam, sabe? Eu curti muito a leitura.
      As adaptações do Nicholas Sparks são todas perfeitas, eu adoro esses três que citei, e nossa, fico arrepiada só de pensar na história de Diário de uma Paixão, ainda mais com todas aquelas cenas tão lindas.
      Vou dar uma passadinha por lá pra ver essa promoção. Obrigada pelo aviso!

      Excluir
  4. Não consegui terminar de assistir Cidade de Deus mas pretendo continuar algum dia. Amo de paixão Psicose, um dos meus filmes favoritos!! Também gostei bastante das adaptações de Nicholas Sparks, apesar de não gostar tanto assim do autor. Mas li e assisti aos três que você citou. Amei o filme Coração de Tinta e pretendo ler a série em breve, mas no caso eu já sabia que existia o livro antes de ver (minha amiga leu e estava sempre com o livro). As vantagens de ser invisível, apesar de me identificar muito com o livro, eu preferi o filme porque o Charlie chora menos. E me apaixonei pelo Ezra Miller, virei fã deste ator, ele é incrível!!! Fora que tem a Emma diva também!
    Cada vez me surpreendo mais ao perceber o quanto nosso gosto literário (e agora cinematográfico) é parecido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assista sim, o filme é bem legal mesmo, e eu achei até divertido em algumas partes. Psicose foi uma descoberta interessante: achei o filme na Netflix, e queria saber o que havia nele além da cena do banheiro. Acabei gostando muito, e por isso planejo ver outros filmes do Hitchcock, já vi um outro muito bom chamado "Janela Indiscreta".
      Esse é outro pronto positivo de As vantagens de ser invisível: ter a Emma (linda, diva, maravilhosa), e o fofo do Ezra! <3

      Excluir
  5. Lembro que no Ensino Fundamental assisti Coração de Tinta, mas faz tanto tempo que não lembro de nada hahaha
    Super concordo com Um amor pra recordar ♥ achei bem fiel ao livro!
    E MEU DEUS eu tenho o livro O perfume, mas até então não sabia do que se tratava :o preciso lê-lo LOGO
    Ainda não li As vantagens de ser invisível, mas gosto muitíssimo do filme
    Pra mim, entre as melhores adaptações estão: Divergente, A culpa é das Estrelas e Harry Potter (todos ♥)

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras|Vem participar da resenha premiada e top comentarista de abril

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto a "As vantagens de ser invisível", é um livro um pouco diferente do normal, porque toda a história é contada através de cartas que o Charlie escreve para um amigo secreto. O filme é bem divertido, enquanto o livro é mais triste, até pelo fato de que o Charlie tem depressão.
      Opa! Adoro deixar uma leitora curiosa! Corre lá, menina, leia o livro! Eu também fiquei com vontade de ler!

      Excluir
  6. Mais um post muito interessante do Blog. Eu tive contato com o filme "Coração de Tinta", gostei muito e me surpreendi ao descobrir que existem livros da história. Adoro os filmes de "As Crônicas de Nárnia". Minha atual leitura, é a obra literária do Paulo Lins, "Cidade de Deus".

    Parabéns Lethycia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, mas que coincidência, hein, Lucas! Eu nem imaginava que você estaria lendo o livro. É um choque de realidade muito grande, né? Em alguns momentos eu ficava bem assustada com as coisas que ele conta, mas gostei muito, espero que você também goste. Obrigada por tudo!

      Excluir
  7. Aii gostei de Coração de Tinta e Psicose, mas não assisti para comparar...Já As Vantagens de ser invisível eu gostei mais do filme (acho que foi o momento) e, apesar de concordar com você que Sherlock Holmes é um ótimo filme, não concordo que seja uma ótima adaptação. Não é por ser uma historia nova, é porque a personalidade está completamente diferente!!! Mas sim, gostei muito do Robert :P O resto eu não vi, mas li Guerra dos Tronos e na verdade estou braba que mudaram totalmente a história, LOL

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério que o Sherlock está diferente?? Nossa! Acho que me precipitei em comparar, sendo que só li um dos livros (O cão dos Baskerville). Quando li, achei que o Sherlock do filme era super parecido! Ainda pretendo ler outras histórias com ele, então vou ficar mais atenta para ver se me enganei.
      Sobre GOT, eu li os livros, e quanto mais a história avança, mais a série vai se distanciando, mas acho que fiquei tão viciada que nem me importo muito em ser um pouco diferente...
      Já visitei seu blog uma vez, adorei as suas dicas de como fazer uma resenha :)

      Excluir
  8. Sherlock Holmes <3
    Eu amo os livros e os filmes de Guy Ritchie já assisti umas sete vezes. O Holmes apresentado é um pouco diferente do personagem dos livros, mas ficou muito bom. Tem muita gente que critica por causa da diferença, eu acho bobagem, porque é uma adaptação, não precisa ser necessariamente igual. Até porque SH já teve tantas adaptações que é bom ver algo diferente. Sou muito fã desse detetive<3
    E Game of Thrones confesso que ainda não assisti até o momento em que começam a se distanciar dos livros, só assisti até a segunda temporada porque pretendo ler primeiro e só depois ver a série. Beijos.

    Livros e Nerdices

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Aline! Você é a segunda pessoa a comentar esse post dizendo que o SH do filme não é muito parecido com o dos livros. Talvez eu tenha me precipitado em fazer essa comparação, porque só li um dos livros (O cão dos Baskerville), e realmente achei parecido. Mas pretendo ler outras histórias com ele, e ficarei mais atenta.
      Acho que você está fazendo do jeito certo com Game of Thrones. Eu também fiz assim, e a experiência foi muito boa. Tem gente que só assiste a série, e fica um pouco perdida com certas coisas, porque na série tudo acontece de um jeito muito rápido, e os livros possuem grandes explicações sobre certas coisas (que não vou dizer aqui para não te dar um spoiler).
      Obrigada pela visita e pelo comentário!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Entre em contato conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...