Confira!


Em um post recente de dicas para blogs literários, falei um pouco para vocês sobre as parcerias que muitas vezes fazemos nos nossos blogs, dando alguns dicas sobre cuidados que você deve tomar. Alguns dias depois, recebi e-mails de escritores me pedindo que eu resenhasse seus livros, e depois de aceitar as propostas, acabei pensando que seria muito importante e interessante fazer um novo post, dessa vez falando especificamente sobre as parcerias com escritores. Eu esperei pela leitura de todos os livros físicos e digitais que recebi, e hoje estamos aqui com esse post.

Li, ao todo, cinco livros cedidos pelos autores, e segue abaixo uma foto dos livros físicos que recebi durante esse tempo, e que encaixei na minha programação de leituras. Todos já foram resenhados, e você pode conferir clicando nos links:


Livros físicos cedidos por escritores que li recentemente.

Quando concluí essas leituras, gravei um vídeo rápido no canal, mais para marcar o acontecimento que foi ter lido esses três livros, e prometendo o post de hoje. Por causa desse vídeo, você está lendo esse texto agora.


Além dos livros na foto e no vídeo acima, li também dois livros digitais, que foram Flor de Cerejeira e Conectada (este último, resenhado na semana passada). Cada leitura foi uma experiência diferente, mas acabei aprendendo muito com as propostas que aceitei e os compromissos que assumi, e agora vou contar tudo para vocês.

O que aprendi lendo esses cinco livros


1- Escritores independentes ou iniciantes: Os escritores que costumam procurar por parcerias com blogueiros são aqueles que ainda estão em suas primeiras publicações, ou que publicaram seus livros sem o apoio de uma grande editora (que faria um bom serviço de marketing, garantindo que as pessoas saibam que aquele livro existe). Eles estão em busca de visibilidade para suas obras, porque, afinal, escreveram para que alguém lesse. São escritores que estão enfrentando todas as barreiras do mercado editorial brasileiro e do preconceito literário para ir em busca de seus sonhos, e merecem nossa atenção.

2- Livros digitais: Devido às grandes dificuldades para se publicar um livro no Brasil quando não se é conhecido e quando não se tem muito dinheiro, muitos deles recorrem aos serviços de publicação digital, como o Wattpad e o Kindle Direct Publishing, da Amazon. Na maioria das vezes, só depois de alcançar uma boa repercussão com esses serviços digitais é que eles conseguem publicar na versão física (salvo exceções).

3- Divulgação: O que os livros desses escritores mais precisam é de divulgação, e geralmente, eles trabalham duro para garantir isso. Nós, blogueiros e youtuber's, acabamos colaborando bastante com isso. Mas é claro que a história em si e o trabalho do escritor é que vão garantir o sucesso do livro. As duas coisas, divulgação e qualidade, atuam em conjunto.

4- Converse: Falei rapidamente sobre isso no vídeo, mas acho muito importante ressaltar essa parte. Tudo deve ser conversado. Se você recebeu um e-mail com um pedido de resenha, não vá aceitando logo de cara, por mais que você tenha ficado feliz com o convite, por mais que tenha ficado curioso (a) sobre a história. Responda ao e-mail, converse com o(a) escritor(a), tire suas dúvidas, pergunte tudo que for necessário, até que você tenha a certeza se quer ler ou não aquele livro, e se essa parceria é ou não boa para você. Esse diálogo é necessário, para que tudo fique bem claro: como será o envio do livro, quanto tempo você terá para ler, etc... Pense bem: ele quer a resenha daqui a duas semanas, e você está muito interessado(a) no livro, mas não tem certeza se vai conseguir dentro do tempo; não é melhor negociar esse prazo? É muito melhor! Com simpatia e paciência, vocês dois vão acabar se entendendo, e vai ficar tudo bem.

5- Isso é um bom sinal: Se você recebeu um pedido assim, é porque alguém está prestando atenção no seu blog, ou recebeu uma recomendação de outra pessoa. Das duas formas, quer dizer que você está indo bem, e que seu trabalho está sendo aprovado. Você faz boas resenhas, e alguém quer ter o próprio livro resenhado por você.

6- Você está assumindo um compromisso: Se decidiu aceitar o pedido, lembre-se: é um compromisso. Não vai ser muito legal enrolar com a leitura, e nem largar o livro pela metade se não estiver gostando. Se a leitura não estiver agradando, você vai ter que insistir, e o melhor a se fazer depois é preparar sua resenha com honestidade e sinceridade. Afinal, você se comprometeu a fazer a resenha!

7- Depois de fechado o acordo, os e-mails continuam: E por que não continuariam? Durante a leitura, você pode enviar outros e-mails fazendo perguntas, relatando sua experiência, etc, se sentir necessidade. Eu gosto de sempre avisar os escritores quando termino de ler o livro e programo a resenha aqui no blog, falando algo do tipo "A resenha estará pronta no dia x, a partir do horário y...". Imagine que esse escritor deve estar ansioso por ler mais uma resenha do livro, e pense que chato deve ser para ele ficar visitando seu blog todos os dias só pra ver se você já publicou! Eu considero educado enviar esses avisos. Existem ainda outras coisas que podem ser conversadas durante a leitura. Enquanto lia Conectada, enviei uma mensagem para a autora, perguntando como ela classificava o seu livro. Isso porque percebi que o livro não estava cadastrado no Skoob, e eu mesma quis fazer o cadastro, para poder registrar a leitura; mas na hora de definir o(s) gênero(s) do livro, não sabia como fazer essa definição. Então perguntei à autora o que ela achava, ela me respondeu, e fiz o cadastro do livro sem nenhum problema, e deixando-a por dentro de tudo. Foi muito legal!

8- Não seja arrogante: Ok, você recebeu um pedido de resenha, e isso significa que você está indo bem no seu blog, é bom para você e para o escritor, etc... Mas lembre-se: você não está fazendo um favor. O fato de ter recebido esse pedido não faz com que você seja melhor do que outros blogueiros, e também não quer dizer você possa falar o que quiser para o escritor. Um conselho que qualquer blogueira experiente vai te dar (não importa se o blog dela for de moda ou de conselhos amorosos) é que se alguém te envia um e-mail procurando pelo seu trabalho, você deve ser educado. Você está ali representando o seu blog, por mais iniciante que seja, e é importante manter uma boa aparência. Então, se for dispensar aquele livro, faça isso com delicadeza. Se for fazer uma crítica na sua resenha, faça uma crítica com fundamento. Não maltrate a pessoa que está procurando pela sua ajuda! Além de ser mal-educado, não vai ser bom para o seu blog.

9- Você não precisa aceitar: Acho que ninguém gosta de ler livros por obrigação. Ou melhor: ninguém gosta de fazer coisa alguma por obrigação. Então, só porque você recebeu um pedido, não significa que tem que aceitar. Pense bastante, reflita se está mesmo interessado, se você pode cumprir o prazo, se vai ler aquilo por prazer... Se não estiver sentindo isso, talvez seja melhor recusar. Você não vai ter que passar pelo transtorno de ler e resenhar um livro sem ter vontade. Mas lembre-se do conselho anterior: seja educado.

10- Descobrir coisas boas: Sabe aquele livro incrível que você encontrou por acaso e que mais ninguém ouviu falar? Pois é. Aceitando um pedido de resenha, você pode dar a si mesmo a oportunidade de descobrir livros assim. Você pode estar tirando da gaveta uma história maravilhosa para a qual ninguém deu muita atenção, mas que na verdade, só precisava ser vista. Você pode colaborar para que outras pessoas deixem ter o "pé atrás" com literatura brasileira. Isso aconteceu comigo enquanto lia Enfynie, e posso dizer que estou louca pela continuação do livro! É muito legal fazer essas descobertas, e mais legal ainda compartilhá-las com outras pessoas.


Então, o que achou dessas informações e dicas? Essas foram apenas algumas coisas que aprendi durante a leitura dessas cinco livros, e tenho certeza de que no futuro, vou aprender ainda mais! Espero que com isso eu possa ter te ajudado no seu blog, ou se você não é blogueiro, espero ter ajudado com a sua curiosidade. Só não deixe de comentar o que achou do post!

Por: Lethycia Dias

6 Comentários

  1. gostei muito das dicas sobre parcerias,seu blog é muito bem escrito.
    bjs
    http://escreverdayse.blogspot.com.br/2016/08/os-bebes-de-auschwitz.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Day, seja bem-vinda ao Loucura Por Leituras! Fico muito feliz que tenha gostado do post e do blog como um todo. Não deixe de voltar para conferir mais postagens!

      Excluir
  2. Eu adoro fazer parceria com escritores porque sempre descubro uma história maravilhosa! Claro que já tive experiências ruins, mas é sempre legal descobrir um livro bom e ainda dar visibilidade a ele! Adorei seu post e tudo o Que você enumerou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que essa é uma das maiores vantagens. Eu não fazia ideia, mas a literatura brasileira contemporânea é muito rica e criativa, e eu gostaria de conhecê-la melhor. Fico muito feliz que tenha gostado!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Entre em contato conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...