Confira!


Ficou curioso com o título e a imagem de abertura desse post? Estou tentando acompanhar meus esportes preferidos nas Olimpíadas Rio 2016, e há alguns dias assisti ao vídeo da Isabella Lubrano, do canal Ler Antes de Morrer, no qual ela criou essa TAG super divertida para marcar o momento pelo qual o Brasil está passando. Estou por dentro de todos os problemas envolvendo o evento, é claro, mas isso não me impede de apreciar e comemorar as partes positivas.
Eu havia respondido à TAG em forma de vídeo, para postar no meu canal, mas tive um probleminha muito chato: simplesmente não havia áudio no vídeo. Eu não soube como aconteceu aquilo, e nem como consertar, e fiquei muito decepcionada para gravar tudo de novo. Por isso, decidi adaptar a TAG para o formato escrito. Confira minhas respostas abaixo!


Olimpíadas literárias de 2016


1- Pódio: livros que são medalhas de ouro, prata e bronze:

Juro que pensei muito em todos os livros que já li, para poder responder a essa TAG. Mas aqui estão eles:


Bronze: 
"Os pilares da terra", de Ken Follet.

Prata:
"O tempo e o vento", de Erico Verissimo.

Ouro:

"Os Miseráveis", de Victor Hugo.

Não sei se muita gente concordaria com as minhas escolhas, mas acho que foram mesmo minhas melhores leituras até agora. Aliás... Acho que se houvesse uma premiação para o "livro mais citado em TAG's" aqui no blog, Os Miseráveis levaria o ouro também!


2- Maratona: livro que exige fôlego e resistência

"A Divina Comédia", de Dante Alighieri.

Novamente, tive que pensar em tudo que já li na vida, e acho que não poderia existir outro livro para essa pergunta.  A Divina Comédia é um livro extremamente complexo, repleto de referências à mitologia, à economia e política da época em que Dante viveu, ao cristianismo, às vidas dos santos e mártires, e também a todo um sistema de entendimento do mundo que já se perdeu. E são centenas de páginas! Não é qualquer pessoa que aguenta...


3- Vila Olímpica: livro que deu mais problemas do que o planejado

"Persuasão", de Jane Austen.
Com toda a certeza foi Persuasão. Eu tentei lê-lo aos dezesseis anos, mas era muito imatura para esse livro. A linguagem me incomodou, e eu não entendi nada da ironia e das críticas que Jane Austen fazia. Acabei ficando "traumatizada" com Jane Austen, e nunca mais tentei ler outro livro dela, até hoje. Mas é claro que pretendo consertar esse erro algum dia.


4- Delegação da Austrália: livro exigente

"A Divina Comédia", de Dante Alighieri.
Veja só quem está aqui de novo! Pelos mesmos motivos citados na pergunta 2, A Divina Comédia exige muito conhecimento prévio do leitor. E eu não teria entendido nada se não fosse pelas notas de rodapé maravilhosas dessa edição. Aliás, recomendo muito!


5- Despoluição da Baía de Guanabara: livro que promete muito, mas não cumpre

"Crônicas de Redenção", de M. A. Costa.
Escolhi uma decepção recente para essa pergunta. Crônicas de Redenção reúne algumas histórias que tinham potencial para impressionar muito, mas achei que não foram exploradas como deveriam. Leia a resenha no link anterior, para entender o porquê.


6- Festa de abertura: livro com começo espetacular

"Crônica de uma morte anunciada", de Gabriel García Márquez.
A Isabella Lubrano escolheu Cem Anos de Solidão, mas prefiro Crônica de uma morte anunciada. Logo nas primeiras páginas, o livro relata a morte do personagem principal. Aliás, a primeira frase do livro começa em "No dia em que o matariam [...]". Também é revelada a existência de um bilhete de aviso, além dos nomes dos assassinos. Acho essa característica simplesmente incrível, considerando que toda a história gira em torno da morte de Santiago Nasar.


7- Mascotes: livro fofo mas que ninguém dá muita bola

"Luna Clara e Apolo Onze", de Adriana Falcão.
Esse é um livro super fofinho e com uma história muito divertida, que eu amo. Mas não conheço ninguém que já tenha lido, nunca vi nenhum blogueiro ou youtuber fazendo resenha ou avisando que leria... Não sabem o que estão perdendo!


8- Delegação americana: livro que ganha tudo

"Os Miseráveis", de Victor Hugo.
E lá vem ele de novo, o livro que sempre aparece nas minhas TAG's! A Isabella escolheu O velho e o mar, que rendeu muitos prêmios a Ernest Hemingway. Mas escolhi Os Miseráveis, porque acredito que se tivesse sido publicado em tempos atuais, também renderia um monte de prêmios e faria o maior sucesso. Além disso, Os Miseráveis foi um best-seller quando publicado pela primeira vez, e Victor Hugo teve grande reconhecimento enquanto ainda era vivo, coisa que não aconteceu com a maioria dos autores de livros hoje considerados "clássicos".


9- Delegação russa de atletismo: livro desonesto

"Os dez mandamentos", livro inspirado no filme inspirado na novela inspirada na Bíblia.
Depois do "sucesso" do filme Os Dez Mandamentos, saíram notícias de que haveria a publicação de um livro. Nem sei se foi escrito e publicado ou não, mas para mim, isso não passa de uma jogada de marketing para enganar as pessoas. Afinal, a história original já não está lá na Bíblia? Acho que até pessoas não religiosas já ouviram essa história. Então, pra mim, é só uma coisa feita para vender.


10- Ouro para o Brasil: os autores nacionais que ganhariam medalha de ouro

Pensei muito nessa pergunta, e sei que vai parecer clichê, mas... lá vai:

Bronze:

Lygia Fagundes Telles.

Prata:

Erico Verissimo.

Ouro:

Machado de Assis.

Eu acredito que Machado, Verissimo representaram o Brasil de forma genial em suas obras, e que Lygia Fagundes Telles seja uma escritora incrível. Eu quis escolher muitos outros nomes para essa pergunta, mas, infelizmente, não podia. Acreditem, temos muita gente bacana no Brasil, sejam escritores "clássicos", sejam novos escritores.


Então, o que você achou da TAG em geral e das minhas respostas? Achei muito legal poder fazer essa associação entre as Olimpíadas e a literatura. Para tirar qualquer dúvida sobre as perguntas, você pode assistir ao vídeo da Isabella no link lá em cima, ou aqui. Não vou indicar ninguém, mas se você também quiser responder a essa TAG, deixe seu link aqui nos comentários para que eu possa conhecer suas respostas!


4 Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Entre em contato conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...