Confira!



Sabe aquelas frases super clichê que toda mãe diz e que a gente fica até cansado de ouvir? Pois é! Alguém teve a ideia de transformar todas as essas frases numa brincadeira muito divertida! Minha parceira Lívia Santana, do blog Check-in Virtual, me indicou. Eu adorei todas as respostas dela, e agora finalmente achei um espaço pra postar aqui! Então vamos lá:

Obs.: todos os livros com links estão resenhados aqui no blog:

1- "Eu vou contar até 3..."
Um livro que você não via a hora de terminar.
A Lívia não ficou confusa entre dois possíveis sentidos para a pergunta. Você não vê a hora de terminar o livro, porque está muito bom, ou porque está muito ruim? Ela escolheu um livro que não estava aguentando mais, então vou seguir a mesma opção!
Minha escolha é Quando eu voltar a ser criança, de Janusz Korzac. Esse livro conta a história de um professor do primário, que está insatisfeito com sua vida, e ao se lembrar da infância, magicamente volta a ser criança. Com esse enredo, ele pretende mostrar que a vida de uma criança não é assim tão fácil quanto nós imaginamos, porque nós adultos costumamos ser pouco compreensivos com elas. Em algumas ocasiões, somos muito duros, e até mesmo cruéis. A intenção do autor era muito boa, mas a narrativa do livro é extremamente monótona. Toda a história gira em torno do dia-a-dia de uma criança, é claro, mas parece que não acontece nada de surpreendente para deixar a história mais interessante! Eu li esse livro sem nenhuma vontade, e quando passei da metade, só me apressei para poder ler o próximo. 

2- "Se você falar isso de novo te arrebento os dentes!"
Um livro que você não suporta que falem mal.
Quando a gente gosta de um livro, não tem jeito! Nada que as outras pessoas digam nos convence a deixar de amar. Eu fiquei fascinada pela série As crônicas de gelo e fogo desde o início do primeiro livro. Já li todos os cinco volumes publicados, acompanho à série, e estou esperando ansiosamente por Os Ventos de Inverno, e meus ouvidos se fecham para qualquer comentário ofensivo!


3- "Se você correr, vai ser pior!"
Um livro que você corre dele, mas sabe que um dia vai ter que ler.
Na imagem estão as cinco obras básicas da Codificação do Espiritismo, de Allan Kardec, mas na verdade quero falar de livros espíritas como um todo. Sim, sou espírita, e faço trabalhos voluntários em um centro espírita. O centro que frequento cobra muito o estudo, da mesma forma que quem frequenta uma igreja precisa ler a Bíblia com frequência. Antigamente, eu lia muitos livros espíritas. Mas hoje, como meu tempo é muito menor, eu "prefiro" ler meus livros literários, e acabo negligenciando o estudo de obras espíritas que são importantes na comunidade da qual participo. Mas é claro, eu sei que essa situação não pode continuar.


4- "Vem comer, senão esfria!"
Um livro que você leu logo que lançou.
Essa pergunta não tem erro! Eu geralmente também fico de fora dos lançamentos, porque prefiro comprar livros de autores que eu já conheça, ou esperar pelas opiniões de outros leitores. Ainda tem a questão financeira, que é um grande obstáculo para quem lê! Mas existe um livro que eu não quis esperar:
Ouvi falar de Caixa de Pássaros pela primeira vez na 4ª Turnê da Editora Intrínseca, quando o livro ainda era lançamento. Meu namorado ficou tão interessado, que comprei o livro para ele como presente de dia dos namorados. E assim que ele leu, eu corri pra ler também! Não me arrependi disso, e nem ele se arrependeu da leitura, pois o suspense dessa história não deixa ninguém parar de ler! E o medo que me deu, foi uma coisa de arrepiar!

5- "Você não é todo mundo."
Um livro que todo mundo odeia, menos você.
Por algum motivo que ainda não ficou claro para mim, muita gente não curte Paulo Coelho. E "não curte", no caso, é um eufemismo. Dizem por aí que ele (sic) "é escrevente e não escritor", "só escreve lixo, e nem vale a pena criticá-lo", e "não passa de um péssimo escrevinhador metido a guru". Eu não sou fã dele, nem nada do tipo. Li apenas dois livros, sem saber ainda sobre o enorme número de pessoas que não gostam dele. O que eu sabia, ora, é que ele é o escritor brasileiro que mais vende mundialmente. Ok, eu percebi que os livros dele são extremamente comerciais, com linguagem de muito fácil acesso, e que por isso despertam a curiosidade de muita gente, e até transformam pessoas em leitores. Acontece que muitos outros escritores escrevem do mesmo jeito, vendem milhões, e não vejo gente falando da mesma forma sobre eles. Li o livro Brida na maior inocência, e gostei da narrativa, da história e teor místico, esotérico. Com o livro Verônika decide morrer, a experiência também foi boa. Então é isso, muita gente "odeia" Paulo Coelho, mas eu li dois livros dele e gostei muito!

6- "Quantas vezes eu já disse para não fazer isso?"
Um personagem que mais te irritou e fez burrada 
E o prêmio de personagem que mais fez papel de trouxa vai para... Nora Grey, é claro! Eu li os livros da saga Hush Hush entre 2012 e 2013, numa época em que estava me despedindo dos romances para adolescentes, e me abrindo para conhecer novos estilos, em especial as temáticas adultas (e com isso, não quero dizer +18!). Gostei muito da saga, o enredo e a mitologia são muito bons, e (alguns d)os personagens também. Mas eu simplesmente não conseguia aprovar as atitudes da Nora. Ela estava sempre agindo por impulso, principalmente quando tinha ciúmes do Patch, e eu ficava muito irritada com isso.




7- "Não, quando digo não é não!"
 Um livro que você não lerá, não importa o quanto as pessoas falem bem.
Você com certeza deve estar se perguntando: "Mas alguém por acaso fala bem desse livro?". Acreditem, tudo é possível nesse mundo! Já vi pessoas falando que Morri para viver, da Andressa Urach, é uma prova de como (sic) "se entregar a Deus pode salvar a vida de uma pessoa", e de como o depoimento dela "mostra o quanto Deus é misericordioso com todos nós". Ok, ela se converteu, passou a se sentir bem consigo mesma, e decidiu escrever uma autobiografia. Beleza. Sei que muita gente se interessou pelo livro por conta desse teor religioso, e o meu problema com ele não é esse. O fato que me leva a dizer que jamais leria esse livro ou qualquer outro no mesmo estilo, é que vida de gente famosa simplesmente não me interessa! Eu poderia, é claro, ler uma biografia de alguma personalidade da história, ou de algum cantor ou escritor consagrado mundialmente, caso considere que a pessoa foi importante de alguma forma. Mas a biografia de uma sub-celebridade, escrita com teor comercial e repleta de revelações sórdidas que não interessam a ninguém, jamais fará parte da minha estante.

8- "Não mente para mim!"
Um personagem mentiroso ou um personagem que te enganou direitinho.
Escrito por Tilly Bagshawe recriando a narrativa de Sidney Sheldon, Anjo da escuridão é uma trama genial daquelas faz a gente não querer largar o livro enquanto não termina! Vou tentar explicar quem é o personagem mentiroso, sem dar spoilers. A história gira em torno de uma série de assassinatos extremamente cruéis de homens ricos e velhos casados com mulheres jovens e bonitas. A esposa sempre é estuprada, e ao herdar a herança, elimina qualquer suspeita doando a fortuna para a caridade. Todos esses crimes são cometidos por um assassino terrível e uma mulher muito bonita, que estão sempre um passo à frente do detetive Danny McGuire. O personagem mentiroso é o tal assassino, que além de muito inteligente, é um grande manipulador.

9- "Coração de mãe não se engana."
Um livro que te conquistou pela capa e a leitura foi melhor ainda.
O que dizer sobre a capa de Fallen? Quando vi essa capa na estante de uma livraria, minha curiosidade foi automaticamente despertada. Peguei um exemplar, li o resumo, e parti para as primeiras páginas. Logo logo, o prólogo estava lido, e eu insisti com meu pai até que ele comprasse. Naquela época, eu tinha 13 anos e estava no auge da leitura de romances de fantasia para adolescentes. É claro que hoje eu tenho uma visão diferente sobre essas histórias, mas na época, foi uma experiência incrível, e eu literalmente devorei o livro, chegando a relê-lo várias vezes! Fui terminar de ler a série só aos 15 anos, e não me arrependi de ter comprado o primeiro.

10- "Come só mais um pouquinho."
Um livro que te fez dizer: vou ler só mais um pouquinho.
Esse com certeza é As esganadas, do Jô Soares! Trata-se de um romance policial ambientado no fim da década de 1930, no Brasil. O assassino é revelado logo de cara, juntamente com seu motivo para matar. Só vou dizer aqui que se trata de um homem que odeia a própria mãe e que utiliza métodos muito peculiares para matar, e todas as vítimas são mulheres gordas. E para completar, o investigador do caso é um personagem retirado de um poema de Fernando Pessoa. O livro é simplesmente imperdível! Eu comecei essa leitura num fim de tarde, e terminei no dia seguinte, perto da hora do almoço. A narrativa era tão boa, os personagens tão divertidos, e o mistério tão envolvente, que eu não conseguia parar de ler! Até hoje me arrependo de ter lido assim tão rápido, e morro de vontade de comprar um exemplar pra mim, para poder repetir a leitura quantas vezes eu quiser, já que peguei emprestado para ler.

11- "Tá chorando sem motivo por quê? Peraí que eu vou te dar um motivo pra chorar!"
Um personagem chorão, que te fez raiva
 Como eu não quero simplesmente repetir a mesma resposta que a Lívia colocou no post dela, acho que não vou ter nada para colocar aqui. Eu não consigo me lembrar de algum outro personagem que chore o tempo todo, e por isso vou deixar essa aqui em branco.

12- "Quantas vezes vou ter que repetir?"
Um livro que você teve ou terá que reler para entender melhor.



Acho muito, mas muito ruim mesmo ficar sem terminar um livro! E pior ainda, ficar com uma impressão negativa, ou falar mal de algo, sem saber direito do que estamos falando. Até comentei isso na resenha! Quando li O etéreo ser de carbono pela primeira vez, fiquei sem entender muitas coisas. Mas na segunda leitura, pude compreender melhor muitos trechos e referências, e até passei a gostar mais do livro! Ainda estou planejando uma terceira leitura, para melhorar ainda mais!

13- "Não fez mais que sua obrigação!"
Um livro que você só leu por obrigação.
Me lembro de ter lido vários livros por obrigação, por causa dos estudos. Acontece, que acabei gostando de todos eles ao longo da leitura, ou quando cheguei ao final. É claro que no começo eu encarava como algo ruim e desmotivador, mas no fim eu sempre gostava! Então, vou ficar devendo essa resposta também.

14- "Coração de mãe sempre cabe mais um!"
Os três próximos livros que você está louco pra comprar.




Não consigo nem expressar direito o quanto eu quero ler esses três livros! Acho que vou comprar pelo menos um deles em janeiro!









15- "Isso, quebra mesmo. Não foi você quem pagou!"
Um livro que você emprestou e voltou irreconhecível.
Ninguém nunca, jamais, estragou um livro meu. Eu já danifiquei livros de outras pessoas (meu gato, com a patinha suja de lama, já manchou uma página; eu já derramei água em um outro livro), mas nada que exigisse a compra de outro exemplar. Então vou contar sobre uma outra coisa tão decepcionante quanto: um livro que eu emprestei e jamais foi devolvido! Eu amo o livro Os 13 Porquês de todo o meu coração, e emprestei para uma colega na melhor das intenções, pois ela estava fazendo um trabalho da escola sobre bullying, e essa é uma das maiores temáticas do livro. Acontece que ela leu vagarosamente, depois emprestou pra irmã, e eu, sem querer ser a chata que fica cobrando, decidi dar um tempo. Quando me lembrei de cobrar, ela disse: "Mas que livro? Eu já devolvi os livros que você me emprestou." (estava se referindo a outros, que eu tinha emprestado antes). E assim, um dos livros que mais amei em toda a vida foi perdido para sempre. Eu ainda pretendo comprar outro exemplar!

Enfim, essa foi a TAG. Segue abaixo a lista das pessoas que eu indico para continuar respondendo:

Erica Oliveira, do Tudo que eu Li
Daniel, do Leitura com o Dan
O blog No Mundo das Letras 
Ludmila Cabral, do Tons de Leitura 
O blog Damas Literárias
O Paulo Henrique, do A Culpa é dos Livros 
Tainan Generoso, do Eu curto literatura 
Ketelyn Oliveira, do Livros Para o Chá

 Se você foi um dos indicados, não deixe de responder às perguntas, e depois comentar aqui deixando o link do post para que eu possa ler também! Se você apenas veio visitar o post, mas também tem um blog e ficou interessado em responder, faça a mesma coisa! Eu vou adorar conhecer as respostas de todos!

Por: Lethycia Dias

10 Comentários

  1. Que tag maravilhosa, as frases, hahaha, todo mundo se identifica :)
    Adorei as suas respostas, muito bacana mesmo!
    Estou seguindo e amando o blog <3
    Beijos.
    Tenho um blog no qual falo sobre filmes, series e cultura no geral. Se puder dar uma conferida ficarei muito grata: http://cineleva.blogspot.com/ :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Willma!
      Fico feliz que tenha gostado do post, e também da resenha. É sempre bom ter gente nova por aqui!
      Essa tag é muito engraçada, justamente porque todo mundo se identifica com as frases!

      Excluir
  2. Amei suas respostas, mas não li nenhum destes livros. Só li um do Paulo Coelho, confesso que o começo era chatinho mas depois gostei. Nooossa, quase fui xingada por um amigo que é fã do Alencar, ele disse que eu não podia ler aquelas coisas... Tenho vontade de ler Veronika decide morrer porque amei o filme. E morro de vontade de ler As Esganadas, só ouvi falar bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, aproveite, e leia mesmo As Esganadas! Aliás, leia todos os livros do Jô Soares! Eu li também Assassinatos na Academia Brasileira de Letras, e O Homem que Matou Getúlio Vargas. Todos são muito bem escritos, e hilários! Até hoje sou louca para ler O Xangô de Baker Street...

      Excluir
  3. Olá!
    Adorei a TAG, muito divertida! Hahahah.
    Também não sinto a menor vontade de ler o livro da Andressa Urach e adorei a leitura de Fallen.

    Gostei do seu blog e estou seguindo.
    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! É sempre legal quando a gente encontra alguém que pensa do mesmo jeito... Agradeço pela visita, pelo comentário e por seguir! Até o próximo post!

      Excluir
  4. Oi Le,
    Adorei as suas respostas!
    Tambem não suporto que falem mais de GOT, se você não quiser morrer ou ser agredido, não fale mal desse livros perto de mim! SOU FÃ
    Obrigado pela indicação mais já respondi a tag :/
    Caso você queira ver minhas respostas (http://kworldofbooks.blogspot.com.br/2015/05/tagfrases-de-mae.html)
    Beijos ♥

    Livros Para o Chá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vejo que temos algo em comum! kkkk
      É uma pena você já ter respondido. De qualquer forma, estou indo lá pra ver!

      Excluir
  5. Olá, amei a tag e já respondi a marcação :) Obg por me marcar!!!

    http://aculpaedoslivros-42.blogspot.com.br/2015/12/tag-frases-de-mae.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paulo. Fico feliz que tenha gostado e respondido também. Estou indo agora ler!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Entre em contato conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...