Confira!



Você gosta de acompanhar canais no YouTube e blogs? Gosta de ler, e quer ter uma forma de compartilhar com alguém as suas leituras? Pois você clicou no link certo! O post de hoje é feito para quem adora canais no YouTube e blogs e que já pensou ou está pensando em também começar um, mas não consegue se decidir qual dos dois seria a melhor opção.
É realmente uma coisa difícil de decidir. Afinal, se você visita vários blogs e também acompanha vários canais literários, deve estar bastante dividido(a) entre as opções ofertadas por cada um deles. E para tentar te ajudar um pouco com isso, preparei esse post com algumas dicas. Espero que você consiga se decidir depois de ler!


Como decidir entre criar um canal ou blog literário


Quando eu comecei o meu blog, eu tinha algumas ideias bem definidas que me ajudaram a ter certeza do que eu faria. Pra começar, eu queria escrever sobre livros. Em segundo lugar, eu não conhecia canais literários; nem sabia que eles existiam! Eu também não sabia nada sobre como é manter um canal no YouTube. Então, foi muito fácil optar pelo blog, e eu não me arrependo, porque sei que é o que mais combina comigo.
Mas você provavelmente não está tão cheio de certezas quanto eu; senão, nem estaria aqui. Não é mesmo? Eu separei abaixo algumas dicas que podem te ajudar. Continue lendo!

1- Identifique aquilo que mais tem a ver com você: Pensando na minha história com o Loucura Por Leituras, eu penso que minha personalidade foi fundamental para que eu tivesse optado por um blog. Em primeiro lugar, eu sempre gostei de escrever; depois, todo mundo diz que eu escrevo bem. Eu tinha facilidade nas aulas de Português e Redação, e queria ter uma coluna com dicas sobre isso. Queria compartilhar textos de autoria própria, entre outros. E nunca desejei a exposição excessiva que muitos YouTuber's vivem. E, sinceramente, morria de vergonha da ideia um monte de pessoas que não conheço me verem, ouvirem minha voz, verem meu quarto...

Mas Lethycia, como você quer ser jornalista desse jeito?!

Acreditem, mas eu queria! Eu queria ser jornalista porque amo escrever, e tinha interesse apenas na área de jornalismo impresso. Mas com o curso na faculdade, me apaixonei ainda mais pela profissão. Estou explorando outras áreas, como o rádio, que eu adoro... E estou perdendo aquela vergonha de antes e superando algumas inibições!

Mas, voltando ao assunto, eu recomendo que você pense naquilo que mais tem a ver com você.

2- Saiba o que o blog ou canal vai exigir de você: Esse item também está um pouco relacionado ao anterior. É importante conhecer o tipo de trabalho que você vai precisar desempenhar em cada uma dessas duas plataformas tão diferentes. Em um blog, você vai: escrever, ler, reler, revisar, corrigir erros, fazer várias fotos, aprender a compor boas fotos, visitar vários tutoriais, aprender um pouco de HTML, entre outros. Não é apenas escrever! Assim como em um canal, você não vai só ficar falando na frente da câmera. Você vai ter todo o trabalho de separar e preparar um ambiente adequado para as gravações, regular a iluminação, preparar um roteiro, gravar, editar, tirar fotos para as miniaturas, preparar uma vinheta, e finalmente postar! É muito mais do que parece, não é? Por isso, é muito bom que você esteja ciente do que vai ter que fazer diariamente.

3- Pense nas suas habilidades: É sempre difícil começar um canal ou blog, e é quase certo que você vai ter que aprender algumas (ou muitas) coisas que não sabia. Então, pensando a partir daquilo que você já sabe, talvez seja mais fácil decidir. Você se considera uma pessoa extrovertida, que gosta de falar em público, e não tem vergonha? Talvez o YouTube a melhor opção. Se já tiver uma câmera que possa usar, melhor ainda... Mas se, por outro lado, você gosta mais de tirar fotos (dos seus livros e de outros objetos), se você gosta de escrever... Você pode se dar bem com um blog! E, claro, você vai poder aproveitar outras coisas: saber mexer em alguns programas básicos de edição, ter noções de HTML, etc...

4- Há coisas que você pode fazer em um, mas não pode fazer no outro: Já parou pra pensar nisso? Os blogs e canais literários costumam ter alguns "modelos clássicos" de post/vídeo que são feitos periodicamente. A estrutura mais básica é aquela de RESENHA - BOOK HAUL - TAG - LEITURAS DO MÊS, que nós já conhecemos do YouTube. Mas você já parou pra pensar que nem todo tipo de "pauta" é adaptável para as duas plataformas? Vou dar alguns exemplos.
  • Os vídeos de Book Haul são muito legais, pois neles a gente pode ver a embalagem ainda sendo aberta, bem como o manuseio do livro. Os booktuber's costumam mostrar os livros por fora e por dentro, exibindo cores, texturas, ilustrações, etc. Mas só o vídeo consegue nos proporcionar isso. Então, a ideia de fazer um post sobre seus livros novos, mostrando apenas uma foto da capa, pode não ser tão agradável quanto um vídeo.
  • Alguns blogs literários costumam ter também posts com poesias, crônicas, textos reflexivos ou contos. São conteúdos feitos exclusivamente para a leitura. Mesmo que você queria fazer um vídeo com a leitura de um texto, a experiência para quem assiste não vai ser a mesma de quem lê.
  • O YouTube oferece boas possibilidades de interação. Por exemplo: você pode convidar um parceiro para fazer parte do seu vídeo, e depois você pode participar de um vídeo dele. Mas isso não funciona da mesma forma nos blogs: você pode até convidar outra pessoa para escrever um texto, mas as pessoas só vão saber disso se você (ou o seu convidado) quiser oferecer essa informação para o leitor.
  • Uma resenha escrita é muito diferente de uma resenha "falada". Em um blog, você tem a liberdade de fazer uma resenha mais detalhada, caprichando nas palavras, incluindo fotos do livro e citações dos seus trechos preferidos. Numa resenha em vídeo, é interessante resumir um pouco mais as informações, para que o vídeo não fique muito longo. E no caso das citações, você teria que ler, é claro.
Percebeu como as estruturas são diferentes? É claro que você pode criar os seus próprios vídeos e posts usando a sua criatividade. Esses são apenas alguns dos modelos mais comuns que (quase) todo mundo usa.

5- De qual dos dois você gosta mais? Acho que talvez essa seja a dica mais óbvia e simples de todas. E foi por isso que eu a deixei por último: porque depois do que eu disse acima, se você ainda estiver em dúvida, talvez essa seja a dica crucial para que você se decida. Você assiste mais vídeos em canais, ou lê mais posts em blogs? Para qual dos dois você dedica mais tempo? Para qual deles dedica mais atenção? Você assiste os vídeos diretamente, ou apenas ouve enquanto está fazendo outras coisas no seu computador? E qual deles você não abriria mão de acompanhar? Respondidas essas perguntas, acho que você terá sua decisão!


Esse foi um post rápido com um pouco daquilo que eu considero essencial para quem está pensando em começar nesse mundo dos blogs e do YouTube. Nas dicas acima, eu compartilhei um pouco daquilo que aprendi em um ano e meio, e espero poder ter ajudado quem está indeciso!
Portanto, se eu consegui te ajudar, não deixe de comentar abaixo. Se você tem alguma outra dica diferente das que eu dei, também pode compartilhar aqui: com certeza vai acabar ajudando alguém!

Por: Lethycia Dias

4 Comentários

  1. Adorei suas dicas, Lethycia. Realmente ter um blog ou canal não é tão fácil quanto parece, nós blogueiras sabemos muito bem disso, muito legal você esclarecer, sanar essas dúvidas e incentivar outros. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cecília!
      As pessoas pensam que "só" escrever e gravar, mas não é! Elas não têm ideia do trabalho que existe por trás de um post ou vídeo. E isso é uma coisa que nós vamos aprendendo com o tempo, ou com dicas como essas. Obrigada pela visita e pelo comentário!

      Excluir
  2. Amei suas dicas! Também adorei a nova cara do blog, ficou muito meigo e delicado. Essa ilustração ficou uma gracinha!! Mas você esqueceu um aspecto: você pode ter os dois!!! Claro que com o tempo você acaba se dedicando mais a um que ao outro, mas mesmo assim dá para complementar. Adorei a iniciativa da postagem!!! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Não me passou pela cabeça a ideia de indicar que a pessoa tivesse os dois, se achasse que poderia dar certo. Talvez porque as coisas não estão indo muito bem com o meu canal... Eu não sei mais o que fazer para melhorar aquilo. :'(
      Mas obrigada por todo o carinho. Eu to apaixonada por tudo no novo layout do blog! <3

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Entre em contato conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Veja quem me segue:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...