Confira!


Uma eternidade




Com certeza faz mais de um mês que estou lendo A Tormenta das Espadas, o terceiro volume da tão famosa série As Crônicas de Gelo e Fogo, que possui uma legião de fãs quase tão grande quanto seu número de personagens. Não é o tamanho do livro (ele é grandinho, mas isso não é desculpa), não é preguiça... É simplesmente falta de tempo! A faculdade tem me consumido nas últimas semanas. Até mesmo por isso, o blog tem estado sem texto nenhum. De repente, dessa minha "inimiga", digamos assim, surge assunto para um post novo, então aqui estou eu!
Ah, que saudade que tenho dos meus treze anos, quando as responsabilidades eram muito poucas, e o tempo ocioso era excessivo! Eu podia ler sempre que queria, e nada era impedimento. Lia todos os livros que me interessavam, e terminava-os numa rapidez impressionante. Hoje, já não sou capaz de fazer isso. Minhas leituras nem sempre são aquelas que mais desejo, e o meu tempo para a leitura por diversão é bem menor.
Justamente por isso, tenho demorado com um livro só. Caso a história não fosse tão boa, eu poderia largá-lo. Existem muitos outros que estão parados na estante esperando por mim. Eu poderia começar algum de menor volume, que terminaria mais rápido a fim de poder resenhar. Entretanto, não quero. Não gosto de largar nenhum livro, muito menos de interromper uma leitura para começar outra, ou manter duas ao mesmo tempo. Por isso, nada posso fazer além de prosseguir. Lentamente, mas rumo ao fim!
Isso me faz lembrar de outras leituras que também demoraram, embora nenhuma tenha se estendido tanto. Os Pilares da Terra, um volume único de mais de 900 páginas emprestado por um amigo, levou cerca de três semanas. Me fez passar muitas tardes desprezando as atividades escolares, e muitas noites ficando acordada até tarde, pois a trama de intrigas e discórdias em plena era medieval era surpreendente. A Divina Comédia tomou-me praticamente o mesmo tempo, mais por sua complexidade, que pelo tamanho. Entretanto, a demora foi proveitosa: não se compreende uma obra de tamanha importância, de tamanha distância em termos de vocabulário, estrutura e interpretação.

Enfim, não me importo muito de demorar com um livro só, apesar da ansiedade para ler todos os novos que estão esperando por mim. Se eu lesse todos com pressa, sem me prender realmente à forma e ao conteúdo, sem sentir o que leio, de nada adiantaria. Ler seria apenas passar os olhos pelas páginas, sem entender o que está escrito nelas. Por isso, leio na velocidade que posso, no tempo que consigo. E para que a pressa?  Não estou interessada em números, mas em emoções.

3 Comentários

  1. Olá Lethycia,
    Posso saber se achas-te a leitura do primeiro livro complicada devido ao número de personagens. Pergunto isto porque tenho os 10 volumes que foram lançados em portugal e ainda não peguei em nenhum pois tenho esse receio de me perder nos meandros dos personagens. Eu não sei o tema do livro, só sei que são batalhas.
    Qual a tua opinião sobre este meu pequeno dilema.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carla!
      Como diz o nome do primeiro volume, A Guerra dos Tronos (ao menos na tradução para o Português do Brasil, pois não sei como os títulos foram traduzidos em Portugal), toda a história gira em torno da disputa pelo poder (o trono), num mundo fictício de característica medieval. E realmente, quando não se presta muita atenção, ou quando se dá muito tempo entre um livro e outro, é possível se perder entre os personagens e acontecimentos. Eu mesma, as vezes me esqueço de certas coisas! Acho que seu dilema é normal, pois antes de começar, eu também sabia que a história era complexa, mas agora que estou lendo, não quero parar por nada!

      Excluir
  2. Olá
    Muito obrigada pela atenção em responder às minhas dúvidas. Em portugal também é Guerra dos tronos o nome do primeiro volume.
    Beijocas e boas leituras.
    Passa no meu blog Atmosfera dos livros.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Entre em contato conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...