Confira!



Que tal começar a semana com um post de indicação da Sessão 10? Essa é a coluna do blog onde preparo posts leves e divertidos, sempre listando 10 coisas relacionadas aos livros, à literatura ou à leitura.
E hoje, vim trazer para você alguns perfis no Instagram que você pode conhecer, seguir, e aproveitar para usar como inspiração. Assim, você sempre vai ter boas ideias para suas fotos com livros, e vai poder melhorar as fotos usadas no seu próprio Instagram, ou também no seu blog. Continue lendo esse post, para poder conhecer!

10 inspirações de Instagrams literários


1- LivrosLand (@livrosland)
@livrosland é o Instagram perfeito para quem gosta daquele tipo de perfil com fotos bem clarinhas, sempre com o fundo branco, e poucas variações de cores. As fotos quase sempre mostram livros abertos sobre a cama, como se fosse aquele momento em que você interrompe a sua leitura depois de passar o dia inteiro ali deitado(a), aproveitando a história. Na composição das fotos, são usados vários elementos diferentes, como objetos que têm alguma relação com a cor da capa do livro, ou o assunto da história lida. Confira abaixo algumas das fotos:

Fotos recentes do perfil @livrosland

Fotos recentes do perfil @livrosland

2- Mand Francesa (@mandyfrancesa)


O próximo perfil pertence a uma pessoa muito querida, e que admiro muito: a Mandy Ferreira, que eu conheci graças ao grupo Liga Blogesfera. Ela tem um canal no YouTube, chamado Mandy Francesa, e usa o mesmo nome em seu Instagram. As fotos dela são do tipo que faz a gente embarcar para um mundo encantado. Eu sempre imagino que ela deve se sentir uma princesa quando olha as próprias fotos, porque são todas muito lindas e fofas!
Não existe uma padronização de cores. Mas sempre há um jogo muito interessante de luz e sombra, sempre existe algo brilhante se destacando, ou alguma coisa bonita e delicada. Ela não tira fotos apenas de livros: no perfil, também aparecem fotos dela mesma e de algumas paisagens. Em algumas fotos recentes, ela até recriou cenas marcantes do filme/livro Como eu era antes de você. Veja abaixo!

A famosa cena da meia-calça de abelhinha!
Fotos recentes do perfil (@mandyfrancesa).

Vejam a delicadeza das fotos.
Fotos recentes do perfil (@mandyfrancesa).

3- Leituras & gatices (@leiturasegatices)


@leiturasegatices é o perfil do blog de mesmo nome, criado pela Helena Machado, que quase sempre aparece por aqui comentando meus posts, e que faz ótimas resenhas. As fotos dela são bastante simples, como as minhas. Mas ela sabe encontrar objetos que combinam de certa forma com o livro fotografado. Ou as vezes, sabe utilizar cores marcantes que se assemelham à cor da capa. E como podemos deduzir pelo nome, ela tira várias fotos do seu gato Lionel. Vejam como ele é fofo!

O Lionel é um grande modelo, não acham?
Fotos recentes do perfil @leiturasegatices.

São fotos simples, porém muito bonitas.
Fotos recentes do perfil @leiturasegatices.

4- Memórias de uma leitora (@memoriasdeumaleitora)


Esse perfil é para quem ainda gosta de fotos com fundo branco, mas ainda com algumas cores no primeiro plano e, principalmente, com flores. Administrado pela Suzane Cruz, o @memoriasdeumaleitora usa e abusa das flores artificiais, sempre posicionando-as ao lado dos livros. As combinações de cores também são muito bonitas!

As fores são o verdadeiro charme das fotos!
Fotos recentes do perfil @memoriasdeumaleitora.

Observe as combinações de cores.
Fotos recentes do perfil @memoriasdeumaleitora.

5- Juliana Fiorese (@julianafiorese)


Conheci o Instagram da Juliana Fiorese graças à Tatiana Feltrin, que sempre recebe marcadores de página feitos por ela. Em seu perfil, a Juliana mostra os marcadores que confecciona sozinha, a partir de seus próprias artes, inspiradas nos mais variados temas e livros.

Fotos recentes da @julianafiorese.

Um pouco do trabalho da @julianafiorese.

6- Lívia Santana (@checkinvirtual)


Esse é o Instagram da Lívia Santana, do Check-in Virtual, a minha parceira aqui no blog. Sabe aquele Instagram bem simplesinho que você a gente descobre de vez em quando, mas pensa: "Que amorzinho de fotos!"? Pois esse é o Instagram dela! Foi uma das primeiras pessoas que eu segui quando comecei a usar o Instagram, e já conheço bastante o estilo dela. Não existe uma padronização de cores, ou outras coisas que algumas pessoas gostam de encontrar em um perfil, mas eu considero a Lívia muito criativa em suas fotos. Ela sempre encontra objetos que combinam bem com os livros na hora de fotografar. Além de tirar fotos de alguns lugares muito lindos, que complementam o visual!

Fotos recentes da Lívia Santana, no @chekinvirtual .
Fotos recentes da Lívia Santana, no @checkinvirtual

7- Book Moment (@bookmoment)


Não me lembro bem de como conheci o @bookmoment, mas sei que adoro as fotos deles! Esse perfil quebra um pouco aquela expectativa de fotos clarinhas, porque a maioria delas utiliza cores escuras em variações de tons. Os objetos usados na composição das fotos são bem diferentes do que estamos acostumados a ver; em quase todas elas, são usados tecidos escuros, com texturas características. Por isso, o Book Moment é o Instagram literário mais diferenciado que eu conheço.
Eu apenas gostaria de saber de onde é esse perfil ou a pessoa que o administra. Apesar de alguns livros nas fotos aparecerem com o título em inglês, a maioria deles tem títulos escritos em um idioma bem difícil de reconhecer. As legendas das fotos também são ilegíveis para mim. Por isso, imagino que essa pessoa deve viver algum país do leste europeu, ou talvez na Rússia.

Fotos recentes do @bookmoment.

Fotos recentes do @bookmoment.

8- A world to read (@aworldtoread)


Esse é outro perfil diferenciado, e apesar disso, tem poucos seguidores: menos de mil. O padrão de fundo branco é quebrado de novo, porque a pessoa que administra esse perfil está sempre apostando em uma variedade de cores muito alegre e bem-humorada. Existe a intenção de combinar o fundo da imagem com a capa dos livros exibidos, e tudo isso junto, quando olhamos o feed, gera um efeito muito legal! Veja só:

Fotos recentes do @aworldtoread. 
Fotos recentes do @aworldtoread.

9- Inspirada por palavras (@inspiradaporpalavras_blog)


E agora temos mais um Instagram bem modesto: o Inspirada por Palavras, criado pela Irisvanda Vieira, que tem um blog com o mesmo nome. As fotos tanto dos livros quanto de paisagens e ouros objetos que ela compartilha são todas editada em tons leves, como aquelas que a gente vê em desenhos animados, filmes e novelas, quando sabemos que o personagem está sonhando. E acho que esse esquema de cores combina bastante com o nome do blog dela.

Fotos recentes do @inspiradaporpalavras_blog.

Fotos recentes do @inspiradaporpalavras_blog.


10- Kézia Martins (@keziamartinsb)

E voltamos aos perfis clarinhos. É assim o Instagram da Kézia Martins. Ela não tira fotos apenas na cama, em meio a lençóis brancos, mas também utiliza outros planos de fundo. E mesmo nas fotos que mostram outros objetos, ou fotos dela mesma e de paisagens e lugares, ela mantém as cores claras e fracas. Muitas das fotos também são compostas com objetos delicados, com cores semelhantes à da capa do livro.

Fotos recentes da Kézia Martins, em @keziamartinsb
Fotos recentes da Kézia Martins, em @keziamartinsb


E então, o que você achou de todas essas inspirações? Tentei indicar perfis de estilos diferentes, para agradar a todos, ou mesmo para mostrar que um bom perfil no Instagram não precisa necessariamente seguir um padrão. Mas uma coisa é certa: eu adoro as fotos de todos os perfis que indiquei aqui!
Espero que você também tenha gostado desses perfis, e que acompanhá-los possa te ajudar a tirar fotos cada vez mais bonitas dos seus livros. Agora, não deixe de comentar comigo o que você achou desse post. Já conhecia algum dos perfis? Ficou admirado(a) com algum deles?

Por: Lethycia Dias

24 Comentários

  1. Respostas
    1. Cada uma mais linda que a outra, né? Eu piro na criatividade dese pessoal! <3

      Excluir
  2. Adoro instagram's literários. <3 Por mais que eu publique muita foto pessoal, tento sempre focar nos livros, que é minha maior paixão, no meu instagram, e adoro ficar vendo outros desse tipo e me inspirando. Vou conferir todos! Adorei a listinha.
    Beijos

    http://sonhandoatravesdepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Thainá! No meu, eu também publico várias fotos pessoais, mas tento sempre acompanhar minhas leituras, mantendo os livros ali presentes no feed. Gosto muito desses IG's todos, mas existem muitos outros também muito legais. Espero que goste deles! <3

      Excluir
  3. Ooowwn que amor ver meu insta aí!! Eu também amo o da Juliana, da Hel, da Mandy e vários outros que você colocou. Fui me identificando e assim que tiver um tempinho vou segui-los. Aliás, também amo o seu insta, um amor só!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, então é amor demais! <3
      Também adoro o seu insta! Adoro todos que listei, e hoje já descobri mais alguns que são também muito fofos! Foi de coração que indiquei o seu <3

      Excluir
  4. So seguia o perfil da @livrosland que inclusive eu sigo.
    Achei a foto de todas essas igs lindas e estou encantada com o da "Inspirada por palavras" que você mostrou no post.
    Tão bom ver um perfil todo arrumadinho .Da uma vontade de ficar lá um tempão curtindo as fotos, por isso que no início desse ano eu aderi a deixar os meu feed mais claro e organizado.
    Amei o post
    Beijos

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Seja bem-vinda ao LPL!
      É verdade! Alguns perfis no instagram, mesmo sendo muito simples, deixam a gente com vontade de nunca mais sair de lá. Quando eu encontro algum desse jeito, saio curtindo todas as fotos que vejo pela frente. Uma vez, encontrei um perfil com fotos de uma gata muito linda (tinha outros tipos de foto também), e gostei tanto, que curti TODAS as fotos que eram da gata, do início ao fim. A dona do perfil até se assustou comigo! kkkk
      Também estou recorrendo a um método de organização, e tem dado muito resultado!
      Obrigada pela visita e pelo carinho, sinta-se à vontade para continuar conhecendo o blog!

      Excluir
  5. Awwwn, Lethycia <3 muito obrigada pela menção e por acompanhar o Instagram do blog também, eu ando meio sumida e sem criatividade para fotos, tem alguns livros que chegaram e ainda não fotografei :(

    Alguns dos Igs que você citou eu já conheço e acompanho, a Mandy, a Lívia e a Juliana Fiorese, que são três moçoilas talentosíssimas cada uma a seu modo.

    E claro que estou sempre por aqui, fico muito feliz que você goste das minhas resenhas, saiba que a admiração é recíproca <3
    Beijos meus e lambeijos do Lionel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, Helena! Eu não podia deixar de incluir você, a Lívia e a Mandy no post. São inspirações contantes para mim, principalmente pelo fato de que já acompanhamos uma à outra, e conhecemos o trabalho que as outras fazem. Acompanhar alguém que você conheceu nos grupos ou na própria blogosfera é beem diferente de acompanhar um perfil que já estava fazendo sucesso muito antes da gente começar a explorar o IG. Eu me sinto muito mais feliz vendo fotos lindas de pessoas que eu já conheço (mesmo só virtualmente) do que de pessoas com quem nunca tive contato antes.
      Sei que você ta num período bem complicado, correndo com o TCC e está com pouco tempo para as leituras e o blog, mas estarei sempre de olho no seu trabalho!
      Um grande abraço pra você e pro Lionel!

      Excluir
  6. Nossa que demais <3
    Esse gato é parecido com o da minha irmã kkk Amo igs de livros as pessoas são muito criativas escolhi dois que amei demais para seguir <3

    Beijinhos :*
    http://www.eraoutravez.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pam! Seja bem-vinda ao LPL!
      O Lionel é bem parecido com a minha gata também, achei uma fofura quando comecei a seguir da Helena!
      Ahh, tem muitos IGs literários que capricham nas fotos, é ótimo de acompanhar! Fico feliz que tenha gostado dos que indiquei.

      Excluir
  7. Olá!
    Adorei os IGs, alguns já conhecia e outros adorei conhecer!
    Fotos lindas <3

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mônica!
      Fico muito feliz que tenha gostado das outras indicações!
      Obrigada pelo cometário e pelo carinho!

      Excluir
  8. Eu conhecia alguns desses perfis, outros não e os que eu não conheci comecei a seguir <3 adorei todos. E gosto bastante desses com fundos clarinhos.

    Beijos

    http://entre-linhaseparagrafos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As fotos de fundo clarinho fazem o maior sucesso, né? Eu acho lindo, mas não uso muito esse estilo no meu... Gosto de fotos um pouco mais coloridas e diversificadas.
      Fico muito feliz que tenha gostado dos perfis que ainda não conhecia!
      Um grande abraço!

      Excluir
  9. Ola! Adorei conhecer todos os perfis, achei lindos! Amo livros e todo o universo que gira em torno deles.

    http://liza-pink.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Elizabeth! Eu também tenho uma paixão muito grande pelos livros, e me interesso por tudo que está relacionado a eles! Fico muito feliz com a sua visita e o seu comentário!
      Um grande abraço!

      Excluir
  10. Aquele momento que você já conhecia a maioria desses perfis e foi correndo conhecer os outros :D amei o post! Eu sou apaixonada por IGs literários <3
    Beijos, Ju!

    naosepreocupecomisso.blogspot.com
    IG: @blog_naosepreocupe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Júlia!
      Os IG's literários viraram minha verdadeira paixão logo que comecei a usar o Instagram! As pessoas são muito criativas, e conseguem criar fotos muito legais com seus livros, e usando o que têm ao seu alcance. É principalmente por isso que admiro alguns perfis menores.
      Ainda bem que gostou de conhecer os outros!

      Excluir
  11. Ameeeeeeeeeei, principalmente os feed da Memórias de uma leitora e da Kézia Martins. Conhecia somente alguns, mas vou logo curtir cada foto é muita inspiração e ig's literários são lindos e tem cada indicação boa de livros ♥
    Beijos ;*
    http://www.ladystronger.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Flávia! Fico muuito feliz que tenha gostado e decidido seguir alguns deles. Eu nunca deixo de me inspirar em perfis como esses; as fotos são sempre muito criativas, e nada melhor do que conhecer um livro bom através de uma foto bonita, né?

      Excluir
  12. esse povo é TÃÃÃO criatiiiivooo, amo passar horas nesses FEEDs branquinhos, clean e amooor <3


    www.oablogueira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! Tem alguns IG's tão caprichados, tão lindos, que dá vontade de curtir todas as fotos! kkkk
      Os branquinhos não são meus preferidos, mas mesmo assim acho muito bonitos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Entre em contato conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...