Confira!




Se você estuda, trabalha, ou faz as duas coisas ao mesmo tempo, eu tenho certeza de que fica difícil manter suas leituras em dia. Eu apenas estudo, e a faculdade exige a maior parte de meu tempo. O turno do meu curso é "predominantemente matutino", o que significa que a maioria das minhas aulas acontece de manhã, mas eu posso acabar tendo uma ou duas aulas por semana à tarde. Meu curso exige muita leitura de textos acadêmicos (e depois disso, eu preciso fazer fichamentos, resenhas, e artigos). Eu moro longe do campus e não tenho carro ou alguém que me dê carona, então preciso pegar três ônibus no trajeto, o que leva entre 1h 30 min e 2h. Desse jeito, eu praticamente não consigo ler, pois quando chego em casa, além de estar cansada e estressada, eu sempre preciso estudar mais.
E, é lógico, ninguém vive trancado no próprio quarto, com a estante à disposição, apenas cumprindo metas de leitura. Eu não sou assim, e sei que vocês também não. Sei que muita gente às vezes fica perdida no meio das obrigações, e os livros vão se acumulando, a leitura vai durando semanas, a pessoa fica desanimada.
Por isso, vim aqui compartilhar com vocês alguns dos meus truques para poder ler sempre mais (ou pelo menos dar uma adiantada nas coisas).

Aproveitando melhor o seu tempo:

1- Faça uma lista mental de tudo o que você precisa fazer durante o dia.
Parece coisa de gente obcecada por organização, mas não é. Eu costumo fazer isso, e minha vida fica muito mais fácil. Quando acordo de manhã, já sei tudo o que eu preciso fazer ao longo do dia, e é partir daí que vou definindo horários específicos para fazer todas as coisas; também posso calcular o tempo que vou gastar com cada uma delas, e assim sei também quanto tempo vai restar para que eu possa fazer o que eu quiser. Experimente fazer assim também, e você vai achar muito mais fácil lidar com as tarefas do dia-a-dia.

2- Faça as coisas mais importantes primeiro.
Você precisa sair para resolver um assunto? Precisa ajudar na limpeza da casa? Precisa encontrar um amigo? Muitas vezes temos compromissos que não dependem exclusivamente de nós, pois prometemos coisas para outras pessoas, que ficam à nossa espera. Portanto, tente fazer isso primeiro. Ou pelo menos, tente colocar o tal compromisso como prioridade, e então, se você precisar sair durante a tarde, pode definir todas as outras coisas em função do tempo que você vai estar em casa, isto é, antes e depois de ter saído.

3- Reduza o tempo "à toa".
Se você passa muito tempo conectado ao computador ou celular, e durante esse tempo, não faz nada que seja extremamente importante (se não está fazendo pesquisas para trabalhos escolares ou acadêmicos, se não está enviando e-mails para outras pessoas, enfim, se você está fazendo qualquer outra coisa que possa ser deixada para depois), então por que não desligar o computador e pegar um livro para ler? Por que não sair do Facebook, do Twitter, e pegar aquele livro querido que está esperando por você? Quando estamos online, nos distraímos com muita facilidade, mas isso nem sempre significa que estamos fazendo algo realmente interessante. Você pode dispensar essas coisas e ir fazer algo realmente legal.

4- Leve seus livros com você.
Vai viajar no final de semana? Vai ao dentista? Ao médico? Tem muito tempo livre durante o horário de almoço do trabalho, ou durante o intervalo das aulas? Que tal ler um livro nessas ocasiões? Eu nunca deixo de levar comigo o livro que estou lendo quando saio. Já fazia isso quando ia para a escola (lendo sempre que tinha um tempinho livre durante as aulas), e ainda faço. Quando vou para a faculdade, aproveito o longo trajeto de ônibus lendo, mesmo que eu esteja em pé. Na verdade, basta que eu encontre um lugar para me encostar ou me segurar sem cair ou esbarrar nas outras pessoas, e já tiro o livro de dentro da bolsa para ler. Fazendo o mesmo, você aproveita um pouco mais do seu tempo, mesmo quado estiver fora de casa.

5- Tente reservar um tempo diário só para a leitura.
Se for possível, você pode reservar um horário do seu dia somente para isso. Separe uma ou duas horas que você sabe que não terá nenhuma outra ocupação, e tente cumprir à risca. Você vai ver como esse tempinho será produtivo!

2 Comentários

  1. Sempre gostei muito de ler, mas desde que entrei na minha atual escola, que é em tempo integral, não tenho tempo pra mais nada. Amei as dicas! <3

    Beijinhos!

    www.deualoucanaamelia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Jaqueline, eu sei muito bem como é isso! Fiquei com pouquíssimo tempo para os livros no ano passado, (terceiro ano do Ensino Médio), quando estava estudando de manhã na escola, e fazendo cursinho pré-vestibular de tarde. Eu chegava em casa depois das 19h, cansada e com fome, e só queria saber de tomar banho, comer e dormir. Mas sempre dava um jeitinho de ler nos finais de semana, ou mesmo indo pro cursinho, dentro do ônibus. E assim a gente vai levando! Espero que você consiga arranjar mais tempo para suas leituras! :)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Entre em contato conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...