Confira!




Já faz um bom tempo desde quando fiz o último post da Sessão 10. Eu não sei quanto a vocês, mas já estava com saudade! Assim que percebi a falta desse projeto em forma de lista do qual eu gosto tanto, comecei algumas pesquisas para poder oferecer novos conteúdos para vocês. Dessa vez, optei por uma coisa diferente. Vocês hoje conferem aqui no Loucura Por Leituras algumas notícias muito interessantes sobre o assunto que nós mais gostamos: livros!
Notícias sobre literatura não costumam aparecer muito nos principais noticiários. Isso porque veículos de comunicação são orientados de acordo com algo que no Jornalismo chamamos de "valor notícia". Isto é, são escolhidas para publicação as pautas que dizem respeito a um maior número de pessoas, e que sejam mais "relevantes" para a população e público alvo do veículo em questão. Linha editorial e atualidade também influenciam na escolha. Não que livros não sejam importantes, mas entre falar sobre a publicação do livro x e sobre um grande escândalo de corrupção no governo, adivinhem qual dos dois acontecimentos prevalecerá?
Talvez nós nos lembremos mais de notícias ruins, como "índice de leitura do brasileiro é muito baixo", "livros são jogados fora", "biblioteca é fechada por falta de recursos". Mas para esse post, eu resolvi escolher apenas notícias boas! Confira todas elas agora!

10 notícias muito legais sobre livros:


1- 20 mil livros são arrecadados em Uberlândia:
Uma campanha chamada Livraria Vazia, na cidade de Uberlândia, foi realizada durante o Encontro Literário do Cerrado (Elicer). 20 mil livros já foram recolhidos, grande parte deles doados pela livraria da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Fonte: G1
Data: 19/11/2015

2- Leitores têm suas histórias contadas:
O projeto História além da capa relata histórias de pessoas que gostam de ler, mostrando como a leitura atual se relaciona com suas vidas. A ideia foi de Bruno Lacerda e Ricardo Wolf, que possuem uma página no Facebook e um site. Eles pretendem dar visibilidade aos leitores, cujas histórias quase nunca são contadas. A página publica três fotos por semana de um entrevistado, ao lado de seu livro preferido. Para enviar sua história, você pode entrar em contato com eles pelo e-mail historia@alemdacapa.com.
Fonte: Catraca Livre
Data: 13/11/2015
Foto: Reprodução.

3- Taylor Swift doa 25 mil livros para escolas públicas:

Na semana passada, a cantora Taylor Swift doou 25 mil livros para escolas públicas de Nova Iorque. A boa ação foi feita em parceria com uma grande editora de livros infantis, a Scholastic. As doações foram feitas para as escolas que tinham maior necessidade.
Fonte: Jornal do Comércio
Data: 16/11/2015

4- Editora tem produção voltada para público LGBT:
Um casal de editores de São Paulo percebeu a falta de livros com conteúdos voltados para  público LGBT, e decidiu inovar: criaram a própria editora, voltada somente para isso! As obras publicadas pela editora, nem sempre terão casais homossexuais como protagonistas, ou estarão diretamente ligadas a uniões homoafetivas, mas de certa forma estarão ligadas ao assunto. O casal de editores anunciou a criação da Hoo Editora no Facebook, e logo receberam por e-mal oito originais. Uma semana depois, já possuíam quinze originais.
Fonte: G1
Data: 04/11/2015

5- Projeto leva livros para passageiros em Paragominas:
O projeto Rota de Leitura, criado na cidade de Paragominas, no sudeste do Paraná, pretende levar um pouco de leitura para passageiros de ônibus. A ideia é organizar uma programação para que uma pessoa possa estar presente dentro do ônibus, lendo obras de literatura regional e brasileira, ou até mesmo fazendo interpretações bem-humoradas. Eles querem, realmente, interagir com as pessoas.


Foto: Reprodução.
Fonte: G1
Data: 13/11/2015

6- Índios recebem estante de livros:
Indígenas da comunidade de Comboios, no município de Aracruz, no Espírito Santo, receberam uma estante de livros. A doação foi feita pelo projeto Estante Livre, que arrecada e doa livros para comunidades de no máximo 5 mil pessoas, desde que não possuam acesso a eles.
Fonte: G1
Danta: 26/11/2015

7- Livro infantil narra amor entre duas mulheres:
Ilustração do livro. Foto: Reprodução.
Janaína Leslão, psicóloga formada pela Unesp, Conselheira do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, e militante das causas feministas e dos LGBT´s, está publicando um livro infantil que dará visibilidade às relações homoafetivas. Na história, que é um conto de fadas, a princesa está prometida em casamento ao príncipe do reino vizinho, mas acaba se apaixonando pela costureira que fará seu vestido de noiva. O conto, escrito em 2009, já foi recusado por 20 editoras. O lançamento acontecerá no dia 26 de novembro.
Fonte: Estadão
Data: 17/11/2015

8- ONG comercializa livros sobre a história e a cultura afro-brasileira:
O dia da Consciência Negra é uma data para ser lembrada e propor reflexão. Em data tão oportuna, a Organização Não Governamental Alphorria comercializou livros sobre a cultura negra ou afro-brasileira. São sobre as mulheres negras, crônicas, poemas, poesias temáticas, literatura infantil, religiosidade, biografias, aspectos sociais, entre outros.
Fonte: Folha do Mate
Data: 15/11/2015

9- Menina de 10 anos cria biblioteca nos fundos de casa:
Kaciane Caroline, de 10 anos, já leu mais de 500 livros. Ela mora em São José do Rio Preto e montou uma biblioteca na própria casa, com mais de quatro mil exemplares. Ela pretende transformar o acervo em uma biblioteca pública capaz de fazer catalogação e empréstimos, e seu grande objetivo é incentivar as pessoas a lerem, em especial as crianças. Para isso, ela possui uma campanha de arrecadação de doações no site Kickante. Para ajudar, basta clicar aqui.
Fonte: Catraquinha
Data: 06/11/2015

10- Escolas públicas receberão livros doados pela Natura:
A empresa de cosméticos Natura pretende fazer uma boa ação durante a Black Friday deste ano. Nessa sexta-feira, 27 de novembro, 4% do valor das compras feitas no site (sem contar com o preço do frete) será destinado à compra de livros de literatura clássica para escolas públicas. Serão beneficiadas escolas dos municípios de São Bernardo, São Jose do Rio Preto, São Paulo, Tremembé (SP) e Horizonte (CE). Essa é uma iniciativa do Instituto Natura, através do projeto Aprendizagem na Escola.
Fonte: Tribuna Hoje
Data: 23/11/2015


Esse post foi uma reunião de notícias publicadas nos últimos 30 dias. É possível que muitas delas tenham sido massivamente acessadas ou compartilhadas, mas outras podem ter passado totalmente despercebidas. Meu objetivo aqui foi compartilhar coisas legais que deixariam qualquer amante de livros feliz, não importa há quanto tempo tenham acontecido. Espero que tenham gostado de algumas delas!

Por: Lethycia Dias


Todas as fontes de pesquisa estão indicadas. Para maiores detalhes, consulte abaixo as referências bibliográficas.

Referências bibliográficas:
ADDE, Thalita. Projeto fotográfico conta histórias de pessoas a partir de seus livros favoritos. Catraca Livre. Disponível em <https://catracalivre.com.br/geral/livro/indicacao/projeto-fotografico-conta-historias-de-pessoas-a-partir-de-seus-livros-favoritos/>. Acesso em: 19/11/2015.
CAMPOS, Amanda. Editora lança livros para LGBTs: 'Querem literatura de qualidade'. G1. Disponível em <http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2015/11/editora-lanca-livros-para-lgbts-querem-literatura-de-qualidade.html>. Acesso em: 19/11/2015.
LISAUSKAS, Rita. Livro infantil conta história de amor entre duas mulheres. Estadão. Disponível em <http://vida-estilo.estadao.com.br/blogs/ser-mae/livro-infantil-conta-historia-de-amor-entre-duas-mulheres/>. Acesso em: 19/11/2015.
OLIVEIRA, Valéria. Taylor Swift doa 25 mil livros a escolas públicas de Nova Iorque. Jornal do Comércio. Disponível em <http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cultura/imagem-e-som/noticia/2015/11/16/taylor-swift-doa-25-mil-livros-a-escolas-publicas-de-nova-iorque-208271.php>. Acesso em: 19/11/2015.
SHMDIT, Carolina. Livros trazem a história e a cultura afro-descendente. Folha do Mate. Disponível em <http://www.folhadomate.com/noticias/cultura79/livros-trazem-a-historia-e-cultura-afro-descendente>. Acesso em: 19/11/2015.
Projeto leva livros até passageiros de ônibus em Paragominas. G1. Disponível em <http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2015/11/projeto-leva-livros-ate-passageiros-de-onibus-em-paragominas.html>. Disponível em: 19/11/2015.
Índios da comunidade de Comboios recebem estante de livros, no ES. G1. Disponível em <http://g1.globo.com/espirito-santo/educacao/noticia/2015/10/indios-da-comunidade-de-comboios-recebem-estante-de-livros-no-es.html>. Acesso em: 19/11/2015.
Campanha de doação já arrecada mais de 20 mi livros em Uberaba. G1. Disponível em <http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/2015/11/campanha-de-doacao-ja-arrecada-mais-de-20-mil-livros-em-uberlandia.html>. Acesso em: 19/11/2015.
Garota de 10 anos cria biblioteca nos fundos de casa para incentivar o hábito da leitura entre crianças. Catraquinha. Disponível em <https://catraquinha.catracalivre.com.br/geral/familia/indicacao/garota-de-10-anos-cria-biblioteca-nos-fundos-de-casa-para-incentivar-o-habito-da-leitura-entre-criancas/>. Acesso em: 23/11/2015.
Escolas públicas recebem doações de livros de empresa de cosméticos. Tribuna Hoje. Disponível em <http://www.tribunahoje.com/noticia/161687/brasil/2015/11/23/escolas-publicas-recebem-doaces-de-livros-de-empresa-de-cosmeticos.html>. Acesso em: 23/11/2015

4 Comentários

  1. Oi, Lê!!
    Tenho uma pergunta para você: Este livro infantil será publicado por qual editora? Bjuus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jorge!
      O livro será publicado pela editora Metanoia. Aliás, foi publicado no sábado (28/11). http://m.folha.uol.com.br/ilustrada/2015/11/1711976-conto-de-fadas-a-princesa-e-a-costureira-traz-protagonistas-lesbicas.shtml?mobile

      Excluir
  2. Oi, Lethycia, tudo bem?

    Ótimo trabalho de pesquisa, parabéns.
    Fiquei impressionada com a arrecadação dos 20 mil livros em Uberlândia e com a doação da Taylor Swift. Não gosto muito dela, mas não posso negar que o ato foi nobre.
    E a Kaciane? Apenas 10 anos e já leu mais de 500 livros, que linda. E com um enorme coração, né?

    Mais uma vez parabéns.

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook
    PARTICIPE DA PROMOÇÃO NATAL LITERÁRIO E CONCORRA A DOIS KITS RECHEADOS DE LIVROS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tamires! Agradeço muito pelos elogios, pela visita e pelo comentário!
      Atos de generosidade sempre me deixam feliz. A Kaciane ganhou toda a minha admiração, e a Taylor... Bem, eu adoro ela, mas até ler essa notícia sobre a doação, eu não sabia que ela fazia esse tipo de coisas para ajudar os outros. Quando descobri, fiquei mais feliz ainda.
      Já estou participando da promoção do seu blog!
      Beijos, e até a próxima!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Entre em contato conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...