Confira!




A Black Friday de 2015 está chegando. Eu me lembro muito bem que no ano passado fiquei muito arrependida de não ter comprado livros nessa época. Eu até tinha dinheiro, mas acabei gastando tudo com outra coisa da qual não me lembro. Por isso, nesse ano acumulei dinheiro durante meses, pensando especificamente nessa ocasião.
Eu nunca comprei livros em grande quantidade. Sempre tive pouco dinheiro para livros, e quando comprava, eram sempre poucos, um ou dois, e olhe lá. E minhas compras aconteciam apenas de vez em quando.
Então estou aqui, com aproximadamente R$ 220,00, e fazendo pesquisas para minhas compras da última sexta-feira de novembro. Dizem que a Black Friday no Brasil é uma grande fraude, dependendo da loja em que você viu aquela "grande oferta". Sim, eu já conheço as recomendações de comprar apenas em sites confiáveis e de permanecer pesquisando o preço de um mesmo produto ao longo do mês, para ter certeza de que está mesmo barato. Estou fazendo isso, e é justamente ao fazer, que estou descobrindo não ser tão fácil assim, ainda mais quando você está tentando satisfazer desejos de consumo acumulados há muito tempo!

Eu não sabia se escrevia um post voltado somente para a Black Friday, ou se recomendações adequadas para grandes compras em geral. Contudo, acabei pensando bastante e percebendo que quero que esse texto atinja o maior número de pessoas, não apenas durante a semana em que foi postado, mas também no próximo mês, no próximo ano, e assim por diante. Por isso, esse texto é sobre fazer compras em grande quantidade em qualquer ocasião.

Escolhendo seus livros para grandes compras


1- Faça uma lista de prioridades:
Eu acredito que o primeiro passo é descobrir quais são realmente aqueles livros que você mais quer. É claro que você muitos. É claro que existem obras que você está esperando há meses para poder ler. É claro que existe um determinado autor que você prefere. Existe também um determinado assunto pelo qual você se interessa muito. E existe uma saga que você quer terminar de ler (ou começar e ler tudo de uma vez só).
Assim que comecei minhas pesquisas, eu percebi essa dificuldade para definir quais eram os livros que eu queria mais do que todos os outros.
Acredite, você vai precisar fazer escolhas, pois seu dinheiro provavelmente não será o bastante para comprar tudo aquilo que você deseja. E para evitar arrependimentos, gastos excessivos e outras frustrações, você vai precisar eliminar todos aqueles cuja necessidade de leitura não é tão "urgente" assim.

Depois de decidir quais são os títulos mais importantes, anote todos!


2- Tenha noção do quanto pode gastar:
Não importa se você trabalha, se recebe mesada dos pais, ou se possui uma grande quantia acumulada. Aquilo que você vai comprar depende, em grande parte, da quantidade de dinheiro que você possui. Afinal, você quer aumentar sua coleção literária, gastando pouco, e de preferência, sem se endividar, não é mesmo?
Então, é preciso fazer avaliações bem sérias. Quanto você possui? Vai pagar em dinheiro? Vai usar cartão de crédito? Está disposto a parcelar o pagamento (sabendo que provavelmente haverá juros)? Isso faz toda a diferença na hora de fazer compras, não importa o que você vai comprar. Então, saiba como fazer esse planejamento. Você não quer terminar o ano no vermelho, não é mesmo?

Calcule quanto você pode gastar.

3- Saiba como reconhecer uma compra vantajosa (ou não):
Lembra do termo Black Fraude? Pois é. Isso não acontece só na última sexta de novembro. Costuma acontecer com diversas "promoções". Para quem compra coisas pela internet, o valor total pode variar muito de acordo com o local onde a pessoa mora. Mesmo que o valor do produto esteja baixo, o frete pode estar muito caro. Vou mostrar para vocês um exemplo:

Preço de compra e frete do livro "Os Miseráveis",
na edição de dois volumes da Editora Cosac Naify, nas Lojas Americanas.
Alguns meses atrás.

Observem que o livro estava com um grande desconto. Eu estava pronta para comprar, quando digitei meu CEP para checar o valor do frete, e levei um susto. O valor do frete, para entrega econômica, equivalia a mais de metade do preço do livro!
Quando postei esse print no grupo Leitores Anônimos, do Facebook, várias pessoas me disseram que onde moravam, o frete jamais atingira valores tão absurdos. Ou seja, a entrega em algumas regiões do país é muito mais barata do que em outras.
O site Submarino também costuma oferecer fretes caros para minha região (moro em Goiânia). Por isso, antes de comprar livros pela internet eu preciso fazer uma comparação bem detalhada no site Buscapé. E mesmo assim, não basta estar barato! Quando comprei o livro Ovelha: Memórias de Um Pastor Gay, fiz essa comparação de preços. Em certo site, o preço era mais baixo. Porém, o frete era caro. Em outro site, onde o livro custava R$ 3,00 a mais, o frete oferecia vantagens, e o valor total era menor do que no outro. Assim, nós vemos que o "mais barato" nem sempre compensa.


Esse foi mais um texto de dicas, baseado nas minhas próprias experiências. Espero que com isso eu tenha conseguido ajudar vocês a pensar um pouco em algumas coisas que ajudam a planejar e fazer uma boa compra. Boa Black Friday e boas compras para todos!

Por: Lethycia Dias

7 Comentários

  1. Oi Lethycia, como vai?
    Está chegando a hora, e nada melhor do que conter a ansiedade aproveitando esses momentos de antecedência para criar critérios de compra. Senão depois não adianta bater o arrependimento.
    E nisso seu post tem grande validade. Eu não fazia ideia que o frete poderia ser tão caro para determinadas regiões!
    Lamentável isso, pois a compra pela internet é um grande facilitador para pessoas que não encontram livros perto de casa. E no entanto o preço escandaloso do frete cria um tremendo empecilho para se aproveitar essa oportunidade.
    Também tem outra coisa que pode jogar nosso planejamento pro alto: aquele livro que estava fora da nossa lista, mas que a gente encontrou ali, dando sopa, inesperadamente com um preço irresistível... Bom, nesse caso não tem planejamento que resista (rsrs).
    Mas ainda assim é o melhor método para tirar o maior proveito desse dia de promoções. Aproveite bem!
    Grande abraço,
    Almir Albuquerque
    Panorâmica Social

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Almir!
      É como eu disse no outro post. Nem todo mundo tem acesso a livros, por mais que as pessoas acreditem nisso.
      Eu só percebi que precisava de um planejamento quando já estava (instintivamente) fazendo o meu. Mas as promoções relâmpago podem mesmo colocar tudo a perder! kkk

      Excluir
  2. Nooossaaaaa!! Estava necessitando deste post! Minha lista só cresce, e estou tentando enxugá-la para a Black Friday ou para as promoções pós-natal.Sofri muito com frete alto quando morava no Maranhão, em uma cidade que não me oferecia a possibilidade de retirar na loja. Hoje em dia, compro pela Saraiva porque apesar de pagar ônibus ou estacionamento, sempre acabo resolvendo outras coisas no shopping. Não existe mais no submarino o frete grátis acima de 100 reais? Eu fazia a festa, juntava tudo que tinha que comprar para não pagar frete. E livros baratos, claro. Quanto mais barato, mais livros s2 Também estou fazendo a pesquisa, todo dia anoto na listinha quanto está custando em cada loja. Resta achar outra promoção imperdível de Cronicas de Narnia por 15 reais...Beijos! http://virtualcheckin.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lívia!
      Então vejo que acertei em cheio com esse post! Imaginei mesmo que muita gente gostaria de algumas dicas...
      Espero ter te ajudado! E te desejo boas promoções e boas compras!

      Excluir
  3. Olá!
    Ano passado peguei boas promoções de livros na Black Friday. Tem que ficar de olho.
    Eu recomendo o site www.baixou.com.br ele mostra um gráfico com os preços nos últimos 30 dias de qualquer produto. Então é legal para se ter ideia de quanto o livro custava antes da Black Friday e evitar falsas promoções :)
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas | SORTEIO 250 SEGUIDORES! NOS SIGA E PARTICIPE :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thalita!
      Eu não conheço esse site, mas adorei a dica. Pode ter certeza de que vou aproveitar no ano que vem, pois nesse ano só utilizei o Buscapé!
      Acabei de passar lá no seu blog, e já estou participando desse sorteio lindo!

      Excluir
  4. Olá, Vanessa.
    Já respondi a essa TAG. Mas vou passar no seu blog para ver suas respostas. Mesmo assim, obrigada pela indicação!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Entre em contato conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...