Confira!


A Sessão 10 é a coluna onde faço aquelas listas divertidas, sempre com um assunto novo. Dessa vez,  eu quis aproveitar a chance de falar sobre um assunto diferente, que é aquilo que as pessoas pensam sobre nós, leitores. O objetivo é desmistificar um pouco a imagem que as pessoas têm sobre nós leitores, e que acaba gerando alguns preconceitos e estereótipos.

10 coisas que as pessoas pensam sobre nós leitores:


1- Sabemos absolutamente tudo sobre livros: Acredite, nós não sabemos. Bem que gostaríamos disso, mas não dá. Então nós não conhecemos os lançamentos do mês de todas as editoras, não sabemos quais as obras literárias mais importantes de cada país, e existem incontáveis livros dos quais nós nunca ouvimos falar, mas agradeceríamos se alguém viesse nos falar sobre eles;




2- Somos estudiosos e cultos: Gostar de ler não significa ser uma Hermione Granger. Nem todo mundo acha que estudar é fácil ou divertido. Muitas vezes é maçante e muito cansativo, e mesmo que você goste dessa ou daquela matéria, com certeza acha alguma outra insuportável. Quanto a ser culto, acho que isso depende de como cada um entende a definição de cultura. 

3- Somos também escritores: Dizem que todo escritor é também leitor, mas o contrário não é verdade. Muitos leitores são apenas leitores, e se contentam com isso.

4- Falamos de livros o tempo todo: É óbvio que não! Nós gostamos também de música, cinema, séries, esportes, e muitas outras coisas, como qualquer outra pessoa. E dividimos nosso tempo livre entre as coisas que apreciamos, de forma que também não passamos o tempo todo lendo.

5- Quem lê best-seller's é "menos leitor": Não existe absurdo maior do que esse. Livros para jovens, quando fazem muito sucesso, começam a ser chamados de "modinha", e quem gosta deles é julgado e taxado, como se não tivesse cultura o suficiente, ou não tivesse habilidade para ler uma obra mais complexa, o que não é verdade. Dizer isso é puro preconceito, e não faz o menor sentido.

6- Somos antissociais e tímidos: Mas é claro que não! Nós também gostamos de sair, ir para festas, encontrar os amigos, viajar, assistir filmes, dançar, praticar esportes, dormir. Nós não lemos o tempo todo, e o fato de alguns de nós procurarem lugares sossegados para ler não significa que tenhamos dificuldade para nos relacionar com as pessoas.

7- Vimos solitários por não ter amigos leitores: Pura bobagem! Ter algo em comum com a outra pessoa é algo que facilita uma amizade, e se não conhecemos pessoalmente muitas pessoas que leem, então resolvemos o problema pela internet. Compartilhamos nossas experiências em blogs, canais, grupos e sites, e nos divertimos muito com isso!

8- Temos ciúme dos livros: Nem sempre. Há quem seja cauteloso ao emprestar, mas também existem muitos de nós que preferem doar seus livros já lidos para outras pessoas, para sempre possibilitar a propagação da leitura.

9- Somos loucos por clássicos: Também não! Há quem não goste, mas muitos de nós adoramos a literatura que foi consagrada. Mesmo assim, quando gostamos, não quer dizer que lemos apenas isso. É sempre possível admirar um clássico do século XIX, e ao mesmo tempo ler obras contemporâneas.

10- Não sabemos tudo sobre escritores: Nem sempre, também. Pode ser que saibamos bastante sobre os escritores que admiramos, podemos estar sempre pesquisando sobre alguns deles. Mas sempre haverá curiosidades e novidades que não conhecíamos, e que vamos adorar saber!

Enfim, esses foram os mitos que escolhi para citar aqui, a partir de sugestões de membros do Leitores Anônimos. Ainda bem que não somos como as pessoas pensam, não é mesmo?

Por: Lethycia Dias.

14 Comentários

  1. Respostas
    1. Olá, Luiza!
      As pessoas ficam com ideias bem equivocadas sobre a gente, né? É legal mostrar que nem tudo é como parece.

      Excluir
  2. Oie, olha eu aqui de novooo... Eu Concordo com tudo, acho ridículo ser tachada como sem cultura porque gosto desse ou daquele livro, por não ter lido nunca um determinado livro, ou pior:por ser shakespeariana e amar Jogos Vorazes simultaneamente. Enfim, amei o post!

    Beijocas! ")

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, já ia me esquecendo, Lethycia. Indiquei o seu blog para o Prêmio Dardos, dá uma passadinha lá no meu cantinho e confere:

      http://mundoliterariodacecy.blogspot.com.br/2016/03/premio-dardos.html

      Excluir
    2. Detesto ver pessoas com essas ideias rasas sobre cultura. Elas falam como se fossem as mais cultas, e os outros ignorantes, o que não é verdade.

      Excluir
    3. E obrigada pela indicação! Com certeza irei visitar para saber do que se trata.

      Excluir
    4. Somos duas, colega! Detesto pessoas que acreditam que o intelecto é baseado naquilo que se lê ou se deixa de ler!

      Excluir
    5. Esse é um pensamento equivocado e muito preconceituoso. Temos que combatê-lo!

      Excluir
  3. Lethycia, eu gosto muito de ler. Lia muito em minha mocidade. Parei um tempão pelas circunstâncias da vida e, agora estou retomando aos poucos. Estou achando o máximo conhecer tantas pessoas como você através da internet, que facilitou muito a vida nos últimos tempos. Existe mesmo muito preconceito para com os leitores e também com os blogueiros. Escrevo meu blog e tem gente que me pergunta se não tenho o que fazer. Acredita? Sinto até certa culpa por querer ler e escrever. Vê se pode! Parabéns pelo post. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vania!
      Os blogueiros realmente nos ajudam muito; seguir bons blogs é um jeito legal de saber mais sobre aquilo que gostamos, e ter um é a melhor forma de compartilhar nossas experiências.
      Pessoas preconceituosas existem em todo lugar, e acredito que o mundo se encarrega de ensiná-las que estão erradas. Com comentários assim, apenas apague, não se deixe irritar, porque não vale a pena.
      Agradeço pela visita e pelo elogio. Te desejo muito sucesso no seu blog!

      Excluir
  4. Oi, Lethycia!
    Fazia um tempinho que eu tinha visitado o seu blog, e ele está muito lindo *-*. Adorei este 10 mitos sobre leitores, eu fico com muita raiva quando alguém diz isso para mim. As pessoas falam daquilo que não conhecem e dizem muita bobagem, sério. Eu estou começando a gostar de clássicos agora, antes eu nem sentia vontade de ler :/
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jorge!
      Agradeço pela visita e pelos elogios, sou apaixonada por esse layout, mas já estou pensando em mudar de novo. Sim, as pessoas realmente dizem coisas baseadas apenas no senso comum, criando esterótipos muito chatos.
      Quanto aos clássicos, aprecie! Alguns são maravilhosos!

      Excluir
  5. Adorei este post! Você tem total razão quanto aos itens, muitas pessoas pensam nestas afirmativas como verdadeiras, mas na verdade, não conhcem nem 1% da fantástica mente de um leitor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem estereótipos sobre tudo, e até sobre nós leitores. Só mesmo sendo um de nós para saber o quanto nosso universo é diversificado. Afinal, não somos todos iguais. Obrigada pela visita e pelo comentário!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Entre em contato conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...