Confira!

Um desabafo sobre pedidos de resenha

O post hoje vai ser bastante diferente do que você está acostumado(a), caso seja um(a) leitor(a) habitual do Loucura Por Leituras. É um texto bastante pessoal sobre a forma como eu me sinto, e vai funcionar como uma espécie de desabafo. Eu tenho certeza de que você, que acompanha o blog, vai entender, e que você que também é blogueiro(a), pode aproveitar a reflexão.
Então continue lendo para entender melhor!


Nesta segunda-feira, eu postei na fanpage do blog um pequeno texto acompanhado da imagem abaixo:

Imagem postada na fanpage do blog nesta segunda.

No texto, eu falava um pouco sobre como me sinto em relação ao recebimento de pedidos de resenha, além de explicar os meus motivos para deixar de recebê-los por tempo indeterminado. Para ler o texto completo, clique aqui.
Como no texto do Facebook eu falei de forma muito breve e sei que o alcancei não é muito grande optei por trazer esse assunto para o blog, onde eu poderia falar de maneira mais livre, com muito mais detalhes.

O que aprendi com autores parceiros


Muitos blogueiros anseiam pelas parcerias. Elas são o que nos traz mais crescimento e visibilidade, e são também um sinal de que nosso trabalho é de qualidade. Mas bem sabemos que isso funciona de forma diferente no nicho dos blogs literários. A parceria é feita ou com editoras ou com autores independentes que precisam de divulgação para seus livros.
A primeira vez em que uma autora me pediu ara resenhar seu livro foi no fim de maio deste ano. Eu fiquei muito surpresa e ao mesmo tempo muito feliz. Me interessei pelo livro dela e acabei aceitando. Estava bastante eufórica pela simples ideia de que alguém havia indicado meu blog para a escritora, ou então que ela mesma havia visitado e gostado do meu conteúdo. E posso dizer que nesse tempo cometi erros e acertos e aprendi muita coisa:

1- É preciso ser profissional: Se você fecha um acordo com um autor, você está assumindo um compromisso. Vocês provavelmente combinaram o que cada um deve fazer na parceria e quais são os prazos para o cumprimento das tarefas. Se você assumiu um compromisso, não pode largar o livro pela metade. Também não é legal atrasar na publicação da resenha. E, da mesma forma, o autor deve cumprir o que prometeu: enviar livros e marcadores, fornecer material para sorteios, entre outros. Tudo deve ser dialogado com paciência, educação e honestidade.

2- É preciso ser honesto: Resenhar um livro de um autor parceiro é muio diferente de resenhar um livro que você comprou e decidiu ler. É claro que você deve ser sincero em ambas as resenhas, ou então estará enganando seus leitores. Mas a partir do momento em que recebeu o pedido de uma resenha, você deve estar atento e tudo o que dirá para o autor e também ao que dirá para seus leitores. Se você tem algo a criticar, precisa criticar, mas estando consciente de que terá de dar esse feedback ao autor e estar disposto a ouvi-lo.

3- É possível conhecer livros maravilhosos: quem disse que só os livros em destaque nas vitrines de livrarias são bons? Existem muitos outros livros de grande qualidade, que correm o risco de não serem amplamente conhecidos pela população de leitores, pois o mercado editorial brasileiro só aposta e divulga aquilo que é garantia de grandes vendas. Por isso, escritores muito talentosos permanecem no anonimato. Mas as parcerias mudam a nossa visão sobre isso. Eu conheci histórias incríveis e muito bem escritas, e quero inclusive acompanhar alguns dos escritores que conheci por meio desse trabalho.

E eu simplesmente não imaginava nada disso. Fui percebendo todas essas coisas com o tempo, e sei que ainda tenho muito a aprender.

Por que eu resolvi dar um tempo


Apesar de a experiência com escritores iniciantes e/ou independentes que enviam seus livros para mim em forma de parceria, eu optei por dar um tempo com esse trabalho. Antes de explicar por que eu decidi isso, gostaria de dizer que essa decisão não está relacionada à experiência de leitura de nenhum dos livros de parceiros que já foram resenhados aqui. Também não é causada por opiniões pessoais sobre seus autores ou sobre a mediação das parcerias.

O motivo de eu resolver parar é simples: tenho medo de estar adquirindo mais livros do que consigo ler. Sim, eu também caí na armadilha do consumismo. Em 2016, durante um curto período de tempo eu comprei uma quantidade absurda de livros, que foram somados aos outros títulos novos que já estavam aqui em casa. Sem falar nos livros que pretendo reler...
Eu organizo minhas leituras por meio da minha TBR. Parte dos livros a serem lidos é colocada para sorteio, enquanto outra parte fica disponível para livre escolha. Eu alterno os dois: leio um livro sorteado e outro escolhido livremente, e assim por diante. Na minha lista da TBR, existem quase 100 títulos de futuras leituras ou releituras. Sim, você não leu errado. 100 títulos.
E pensar que dois anos atrás, quando o blog começou, eu mal conseguia encher uma prateleira na estante da sala com meus livros!
Eu tenho comprado bastante, e se por um lado me arrependo disso, por outro penso que preciso ser mais seletiva com minhas futuras leituras. Muitos desses livros foram comprados de forma impulsiva, apenas porque estavam baratos ou eram bonitos, ou porque alguém falou bem deles em uma resenha. Sei que vou ler alguns e adorar. E sei também que vou querer me desfazer de outros, ou porque me decepcionei, ou por achar que não vai valer a pena guardá-los.
Essa necessidade de ler tudo o que tenho aqui esperando por mim, aliada aos prazos estabelecidos em parcerias, acabou se tornando um fator de estresse. Por vezes, eu me pego planejando minhas leituras do mês. Me pego pensando que tenho uma ou duas semanas para ler o livro X, e mais algum tempo para o livro Y, enquanto o livro Z deve ter sua resenha publicada exatamente no dia 20. Tudo me parece uma tentativa de ler a maior quantidade possível de livros para reduzir a lista de futuras leituras. Isso tem me deixado muito triste, porque eu comecei o blog sem a intenção de cumprir metas ou prazos, e muito menos de me prender a obrigações.
E é para conseguir organizar essa grande quantidade de futuras leituras e reduzir o fator de estresse que eu decidi interromper o recebimento de livros de parceria por algum tempo. Não tem nada a ver com não ter gostado dos livros que os autores vêm apresentar para mim. Desde que decidi fazer isso, aliás, eu já recusei livros que me pareciam muito interessantes. O problema é comigo. Eu é que preciso restabelecer uma organização nas minhas compras e leituras, para depois poder voltar a adquirir livros novos.
Eu só espero, durante esse tempo, conseguir comprar menos. E aprender a pensar melhor sobre como ando gastando meu dinheiro.

Agradeço a você, leitor(a) do blog, que leu esse texto e agora entende o que eu venho passando. E espero ter fornecido uma boa reflexão para você que além de leitor(a) é também blogueiro(a). Não deixe de comentar abaixo, porque sua opinião é muito importante para mim!


Por: Lethycia Dias

6 Comentários

  1. Entendo completamente o que você está passando. Metade da minha estante de livros são livros que eu nunca li! E eu fico chateadíssima com isso, mas isso não me impede de comprar mais livros e ir acumulando!
    E isso é o fim!
    Mas não se preocupe, agora que você se determinou a dar uma parada com as compras, tenho certeza que conseguirá dar uma relaxada e diminuir essa fila! XD

    Beijos.
    www.jadeamorim.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Eu olhos os meus livros e percebo que ainda não li a maioria deles. E o que é pior: alguns foram comprados há muuuito tempo e foram sendo deixados pra depois, enquanto eu comprava mais e mais e lia o que podia.
      Eu não sei dizer se vou conseguir parar completamente as compras; acho que ainda vou comprar uma coisa ou outra se encontrar uma promoção legal, mas quero mesmo diminuir isso, até porque eu to sem estante e acumulando os livros dentro de caixas. Só sei que preciso dar um jeito nessa loucura!

      Excluir
  2. Estou nessas também... acabei de sair de um projeto de resenhas muito legal, mas não estou dando conta e não consegui terminar ainda o livro que comecei sabe-se lá quando... o blog virou obrigação e ficou chato, acho que todo mundo anda passando por isso... o legal é compartilhar experiências sem aquele compromisso com datas e horários. Vou adorar saber sobre suas novas compras e as leituras escolhidas por você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando comecei a pensar sobre como os livros de parceria estavam me "prendendo" - interrompendo o fluxo normal das leituras - eu passei a entender melhor como você vem se sentindo em relação ao CV, Lívia. Não sei se vou mudar mais alguma coisa por aqui, mas já me sinto aliviada só com essa decisão que tomei.

      Excluir
  3. Oi Lethycia, tudo bem?
    Menina, entendo perfeitamente, a lista dos não lidos crescem cada vez mais, e a gente vai comprando, baixando e vira um círculo vicioso. Blogueiros e leitores com certeza vão te entender, fica sussa, e se por acaso algum autor não entender... paciência! Você não pode se deixar prender e transformar o seu cantinho em uma obrigação, precisa ser prazeroso, não é verdade?

    Adorei sua decisão, isso mostra seu compromisso com você mesma. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, se os autores não entenderem, não vou me estressar com isso. Deixei o texto como post fixo da minha fanpage, e mesmo assim alguns deles têm me enviado pedidos via inbox. Eu respondo educadamente, digo o que ta acontecendo. Alguns compreendem de início. Uma pessoa insistiu bastante, e foi o que me levou a escrever "Não insistam" na imagem de divulgação. Enfim, não sou obrigada a ler o que não quero.
      Quanto ao prazer da leitura, acho que já consegui recuperar um pouco dessa sensação com o livro que estou lendo agora, "Luna Clara & Apolo Onze". É um livro tão amorzinho, com uma história tão criativa e bem escrita, que eu me vi sorrindo durante a leitura. Parece que só o fato de ter tirado esse peso das costas e ter pego um livro que eu queria MUITO reler já fez toda a diferença!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Entre em contato conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...