Confira!

Por incrível que pareça, os posts da sessão Dicas de Português e Escrita são sempre muito visitados. Eu sempre muita facilidade para escrever, e devido à leitura, sabia escrever bem sem a necessidade de ficar decorando regras. Eu simplesmente me acostumava com a forma correta que sempre via nos livros. Quando escrevia algo errado por engano ou descuido, eu já sabia onde estava o erro, porque notava algo "estranho" na palavra ou na frase.
Quando comecei o blog, decidi criar uma sessão especial onde poderia compartilhar o que sei, e assim ajudar outras pessoas. Para melhorar a sessão, comecei a pesquisar sobre as maiores dificuldades que as pessoas têm na hora da escrita. Estou sempre tentando me atualizar sobre isso, e sei que a vírgula acaba sendo a grande vilã de muitos textos.
Hoje não vou trazer regras nem dicas de como usar a vírgula (ainda tenho que preparar um post especial sobre isso). Vou apenas apresentar situações que provam que ela é muito importante, e que é preciso utilizá-la corretamente.



Sobre a diferença que uma vírgula pode fazer quando presente ou ausente no texto, ou ainda dependendo de onde foi colocada na frase, acredito que um anúncio publicitário de apenas um minuto seja o exemplo mais criativo e prático possível. Exibido na TV aberta no ano de 2008, como campanha comemorativa do centenário da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), o vídeo abaixo é sempre citado para mostrar exemplos de frases que têm seu sentido alterado por causa da vírgula. Assistam, e saibam do que estou falando.




Viram? Mas esse não é o único exemplo que encontrei. Pesquisando sobre o assunto, me deparei com um texto engraçado no site Mundo Gump. Além de citar o vídeo que você viu acima, o autor do texto contava pequenas histórias ilustrando a importância de se estar atento ao uso da vírgula. Não sei se são verídicas, mas achei importante reproduzir duas delas:


A VÍRGULA FATAL
A czarina russa Maria Fyodorovna certa vez salvou a vida de um homem, apenas mudando de lugar em vírgula em sua sentença. Muito inteligente, ela não concordava com a decisão de seu marido, Alexandre II, e usou o seguinte artifício:
O czar enviou o prisioneiro para a prisão e morte no calabouço da Sibéria, e no fim da ordem de prisão estava escrito: "Perdão impossível, enviar para Sibéria". Maria ordenou que redigissem nova ordem, e fingindo ler o documento original, mudou uma vírgula, transformando a ordem em: "Perdão, impossível enviar para Sibéria", e o prisioneiro foi libertado.

A VÍRGULA DE UM MILHÃO DE DÓLARES
Pode parecer incrível, mas uma única vírgula causou uma confusão e prejuízo terrível para o governo dos EUA. Na lei de tarifa alfandegária aprovada pelo congresso em 6 de junho de 1872, uma lista de artigos livres de impostos incluía: "plantas frutíferas, tropicais, e semitropicais". Na hora de escrever o documento, um funcionário público distraído acrescentou sem perceber uma nova vírgula, deixando o texto assim: "plantas, frutíferas, tropicais e semitropicais". Isso fez com que todos os importadores de plantas americanos pleiteassem o direito de importação livre de impostos. Isso causou a falta de uma fortuna em impostos aos cofres dos EUA, e a lei só foi reescrita em 9 de maio de 1894. O desastrado funcionário público, ao que parece, não foi demitido.

Como eu disse anteriormente, não sei se as histórias são verídicas.
Mas se isso não foi o bastante, que tal algumas charges? Charges sã sempre engraçadas, e é possível observar o que queremos nessas duas que separei para o post:







Apesar de tratarem de assuntos sérios, as duas charges mostram bem aquilo que já vimos tanto com o vídeo, quanto com as duas histórias acima. Espero ter ajudado com esse post, e prometo que em breve haverá um novo, específico sobre as funções da vírgula e as regras que definem quando seu uso é obrigatório ou não.

Por: Lethycia Dias

Referências bibliográficas:
DAVID, Philipe Kling. As mais incríveis confusões causadas pela vírgula. Mundo Gump. 15 de agosto de 2008. Disponível em <http://www.mundogump.com.br/as-mais-incriveis-confusoes-causadas-pela-virgula/>. Acesso em: 06 de agosto de 2015

Deixe um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Entre em contato conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...