Confira!



Sei que já faz um bom tempo que não preparo um novo post para a coluna de Dicas de Português e Escrita, que eu não alimento com muita frequência, mas que faz sucesso aqui no blog. Mas hoje, decidi retomar essa coluna com um assunto que vem fazendo falta aqui no Loucura Por Leituras: a minha experiência com a escrita. E nesse caso, falarei ao mesmo tempo de uma coisa muito interessante para escritores iniciantes: os concursos literários.

Eu participei do meu primeiro concurso literário aos treze anos de idade, um concurso internacional de poesia. Naquela época, eu não tinha praticamente nenhuma experiência com a escrita, e andava apenas escrevendo alguns poemas não muito elaborados, mas tive muito apoio de uma professora - e eu me pergunto quanta coisa teria sido diferente se não tivesse recebido o apoio dela. De volta ao concurso... Eu não ganhei. Para falar a verdade, fiquei apenas em segundo lugar na etapa municipal, não sendo classificada para as etapas seguintes. Mas houve uma cerimônia no teatro da cidade, os convidados conheceram meu poema, eu pude me pronunciar, e para mim, aquilo já era incrível.
No mesmo ano, surgiu outra oportunidade. Um concurso promovido pelo SESC do Distrito Federal, que premiaria poetas, em uma antologia de homenagem aos 50 anos de Brasília. Enviei o poema. Assinei uma ficha de inscrição com autorização do meu pai, pois era o procedimento exigido para menores de idade. Não atingi uma classificação alta o suficiente para receber um dos prêmios em dinheiro, mas fui selecionada para participar da antologia, junto com mais 80 poetas, e meses depois, recebi alguns exemplares do livro:


Poema escrito por mim e publicado na antologia "Asas, eixos e versos".

Depois disso, prossegui participando de concursos, ocasionalmente. Eu me informava sobre os editais e prazos pelo blog Concursos Literários, que está sempre compartilhando as novidades nesse vasto mundo de concursos. Alguns são locais, outros nacionais e alguns internacionais; há aqueles com inscrição feita pela internet, e outros com inscrição feita pessoalmente ou por correio; alguns são mais simples, outros têm regras bastante específicas para a participação.

Algum tempo depois, quando eu tinha dezesseis anos, fui novamente selecionada para participar de uma antologia. Dessa vez, era a antologia Brasília é uma festa, do concurso homônimo, que selecionou contos, crônicas e poemas sobre Brasília ou que tinham Brasília como pano de fundo. Eu participei com a crônica A dúvida do brasiliense, e recebi vinte exemplares do livro, que foram distribuídos entre parentes e amigos.

Crônica escrita por mim e publicada na antologia "Brasília é uma festa".

Novamente, foi uma grande realização para mim. Eu havia passado certo tempo afastada dos concursos, e quando resolvi voltar a concorrer, consegui alcançar minha segunda publicação. Foi algo que me deixou realmente feliz, e me fez escrever mais ainda durante aquele ano e o ano seguinte, porque eu voltei a acreditar na minha escrita.
Depois disso, não voltei a participar de mais nenhuma antologia, embora tenha enviado textos para outros concursos. Mas essas duas publicações, que vieram quando eu menos esperava, contribuíram muito para que eu acreditasse mais em mim mesma. Tente imaginar o que foi para uma adolescente com muitos sonhos, porém pouca experiência, ter sido selecionada para participar de duas antologias de concursos literários.
Para mim, essas duas participações tiveram um grande significado. Elas significam que o meu sonho nunca foi em vão, que se eu continuasse sempre escrevendo e me aprimorando, buscando novas técnicas e conhecimentos, eu poderia sim me tornar uma escritora. Hoje eu ainda conto apenas com essas duas participações, além de um conto publicado na Revista Avessa. Mas tento conciliar a faculdade com as ideias que surgem a cada dia para escrever. Atualmente, estou me preparando para escrever um romance, e acredito que daqui a alguns anos eu já possa ter meus próprios livros solo publicados, com meu nome na capa, e minha foto na orelha.

Se você, escritor iniciante, encontrou esse post e ficou interessado em participar de concursos literários, seguem abaixo algumas informações sobre os concursos.

Saiba mais sobre concursos literários


1- Inscrições pela internet: A internet facilitou muito o contato entre escritores e entidades interessadas em promover o incentivo à leitura  à escrita. Dessa forma, muitos concursos acontecem de maneira virtual; os textos são enviados por e-mail, junto com mini-biografias dos autores e suas fotos. Também por e-mail chegam as notícias sobre os resultados. Mas é importante estar sempre atento, pois as notícias podem chegar quando menos se espera;
2- Concursos temáticos: Muitos concursos podem ser realizados em virtude do aniversário de determinada cidade, ou em homenagem a algum escritor local que tenha certa importância. Ou ainda, pode haver a intenção de promover determinado gênero, como o suspense ou a fantasia. Assim, é possível que existam regras a serem seguidas e critérios a serem atendidos pelos textos enviados;
3- Colaboração financeira: Alguns concursos são organizados por editoras independentes, que necessitam de apoio financeiro. Para isso, quase sempre é necessário que os escritores selecionados colaborem com determinada quantia em dinheiro, para que a publicação seja realizada;
4- Pequenas tiragens: Se os concursos oferecem a vantagem da publicação, por outro lado, os livros que resultam disso costumam ser publicados em pequenas tiragens. Quase sempre, os escritores envolvidos recebem poucos exemplares.
5- Experiência: Creio que a maior vantagem dos concursos literários seja a experiência que proporcionam. Ser selecionado para participar de uma antologia mostra que o escritor tem potencial, e que, afinal, sua obra foi reconhecida como algo de qualidade. A dedicação a vários concursos, com o passar do tempo, pode despertar uma vontade de estar sempre se aprimorando na escrita. Foi o que aconteceu comigo, e imagino que deve acontecer também com outros jovens escritores.

Em resumo, o que posso falar é basicamente isso. O objetivo com esse post é mostrar algumas informações e aspectos positivos sobre concursos literários. Eu também tinha a intenção de mostrar como os concursos foram importantes para o meu desenvolvimento. Espero, com isso, ter conseguido inspirar você que é um escritor iniciante, ou você que sonha em escrever um livro algum dia.

Por: Lethycia Dias

6 Comentários

  1. Oi, moça!

    Adorei o post! Tô há um tempo querendo inserir coisas assim no meu blog também, além das dicas para escritores que já posto. Eu também comecei em antologias, mas de editoras tradicionais e, ainda assim, acho um ótimo começo. Já participei de alguns concursos, mas nunca fui classificada. Acho que, independentemente da maneira -tem gente que começa no Wattpad, por exemplo -, continua sendo literatura e continua chegando ao público. E isso que importa pra quem escreve, né.

    Vou passar aqui mais vezes para ler essas suas colunas sobre escrita, porque amei! Sinto falta dos autores falarem mais sobre isso.

    Love, Nina.
    ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nina!
      Já conheço seu blog, mas acho que você não conhecia o LPL.
      Acho que quando a gente escreve, o mais importante é conseguir de alguma forma fazer as nossas histórias chegarem até os leitores. É bem difícil para quem não tem nenhum reconhecimento e sequer sabe como começar, mas correndo atrás, a gente descobre tanta coisa! E esses primeiros passos que damos são muito especiais.
      Fico muito feliz que tenha gostado. Infelizmente, os posts dessa coluna não são muito frequentes aqui no blog, porque apesar de gostar muito dela, eu tenho certa dificuldade de arranjar conteúdo para postar sempre. Os outros temas é que acabam aparecendo mais.
      Caso queira iniciar um projeto semelhante, eu vou adorar! Já gosto muito do seu blog, e estou sempre querendo conhecer novas dicas e experiências!
      Um abraço!

      Excluir
  2. Que legais as suas dicas! Tenho certeza que será um ótimo romance o seu, terei orgulho de exibi-lo na estante. A única vez que participei de antologia foi num livro da minha escola, e acabei nem indo buscar o livro... Quem sabe um dia eu participe...
    Te desejo o maior sucesso do mundo no seu sonho de escritora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por todo o carinho, Lívia! Eu ando bem concentrada nessa ideia de agora, mesmo sem ter muito tempo tenho pensado bastante, e acho que com um bom planejamento (e claro, muita dedicação) vou conseguir levar até o fim. Eu só espero não fazer com esse romance o que fiz com os outros que já tentei escrever antes: acabar abandonando por achar que não é bom, ou não conseguir por ter deixado a história seguir um rumo diferente do que eu tinha imaginado no início.

      Excluir
  3. Nunca participei de nenhum concurso, quando estava na escola minha professora insistia em me fazer participar de concursos literários mas eu nunca fui muito fã de mostrar meu trabalho a outras pessoas, gostei do post, bem informativo, agora eu tenho um blog e comecei a me soltar um pouco e estou a fim de participar de alguns concursos rs
    Bom, eu indiquei seu blog em uma TAG "Conhecendo Novos Blogs" lá no meu blog, Westfall Livros, Caso queira responder aqui ta o link...
    http://westfalllivros.blogspot.com.br/2016/07/tag-conhecendo-novos-blogs-uu.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tinha esse problema quando era mais nova, e ainda tenho um pouco até hoje. Mas antes era muito pior. Eu não gostava que ninguém ficasse por perto enquanto escrevia alguma coisa, e quando terminava, se tivesse coragem de mostrar para alguém, era sempre morrendo de medo do que a pessoa iria pensar. Mas acho que superei um pouco isso quando comecei a escrever fanfictions em um site. Passei a gostar mais de mostrar o que eu fazia, e a saber lidar melhor com as críticas. Com o tempo, ganhei a consciência de que eu precisava perder o medo das pessoas, se quisesse publicar um livro.
      Agradeço pelo comentário e pela indicação na TAG!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Entre em contato conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...