Confira!

Sei que existe uma preferência enorme para os romances (sejam eles de ficção, aventura, suspense, terror, policial, ou mesmo romances românticos), excluindo outros tantos livros que também podem agradar ao grande público, mas que por vezes ficam no segundo (e talvez até no último) plano. Dessa forma, o conto, a poesia, a crônica ficam desprezados. E isso é porque estou falando só dos tipicamente literários. Outros tipos de livro que não se identificam tanto como literatura, como a biografia, o ensaio, o texto acadêmico, permanecem esquecidos, renegados pela maioria dos leitores.
Por que isso acontece? Eu poderia tentar fornecer um monte de explicações. Poderia dizer que o mercado editorial faz um apelo muito grande ao romance contemporâneo, e principalmente às histórias escritas para e protagonizadas por adolescentes. Poderia dizer que os outros gêneros são simplesmente pouco conhecidos mas então estaria mentindo, porque não são. Poderia dizer que é simplesmente a preferência geral da maioria dos jovens leitores brasileiros, mas aí estaria rejeitando a opinião de leitores mais maduros, leitores adultos, que não leem somente livros, mas também jornais e revistas, e curtem sim outros estilos. Poderia dizer tantas coisas, mas acho que nenhuma delas chegaria a oferecer uma explicação satisfatória. Então, não vou tentar dar explicações para uma coisa que acontece no meio literário, e que nem mesmo nós, que gostamos de livros, entendemos muito bem.
O objetivo desse post é simplesmente mostrar que existem outros tipos de leitura, que podem ser tão interessantes como os romances da lista de "mais vendidos", porque, afinal, estar na tal lista nem sempre significa que um livro seja realmente bom. É só o excesso de publicidade que nos faz pensar isso.

Vou mostrar, aqui, algumas leituras que tenho colecionado, e que fogem um pouco ao padrão predominante:

Poesia:



Tenho vários livros de poesia, e confesso que ainda não li todos.  Alguns, como o Bar do Escritor, o título de cima, não contém apenas poesias, mas também alguns minicontos. Um dos outros, cujo nome não é possível ler na foto, contém poesia de cordel. O Livro de Sonetos, de Vinícius de Moraes, é simplesmente maravilhoso.  

História:


Ganhei Uma Breve História do Mundo como presente no ano passado, e até publiquei a resenha por aqui. Não é um romance histórico, é realmente um livro de história não-didático, e me interessei muito pelo gênero. Por isso, comprei Uma tragédia francesa, que ainda não li, mas se encaixa no estilo.

Revistas:


Revistas podem oferecer são leituras muito interessantes, e existem publicações de todos os tipos. Há algumas voltadas para adolescentes, como a Capricho e a Atrevida; outras são revistas de notícias, como a Veja, a Época e a Carta Capital; há também algumas voltadas para a ciência, como a Galileu e a Super Interessante; e ainda algumas de curiosidades, como a Mundo Estranho. Há revistas de esportes, revistas sobre animais, revistas voltadas para professores, revistas de literatura, revistas de conteúdo adulto, revistas de humor. São publicações extremamente variadas, que podem ser semanais, quinzenais ou mensais, e muitas delas são boas. São uma ótima pedida para quem gosta de experimentar conteúdos sempre diferentes.

Conteúdo acadêmico:


A leitura acadêmica é quase sempre restringida a quem faz algum curso superior, e é difícil ver outras pessoas que a apreciem. É também muito diversificada, podendo abranger uma imensa diversidade de temas dentro do universo de um só curso de graduação. Costumam ser complexas, mas podem ser muito interessantes. Os dois livros da foto são relacionados ao meu curso, Jornalismo, e pelo menos o de cima, que estou quase terminando de ler, é maravilhoso. Quanto ao segundo, tenho boas expectativas. Se eu tivesse conhecido os dois por outro meio que não fosse a exigência da faculdade, teria a curiosidade de lê-los do mesmo jeito.

Contos:


Sei que ainda é um gênero literário, mas muito ignorado. Contos podem ser incríveis, e são muito fáceis e rápidos de ler. Os livros de contos não costumam sem muito volumosos, a não ser que sejam coletâneas completas de um só autor. Entretanto, costumam ser publicados também em volumes de autores diversos, organizados por época ou por assunto. São ótimos!

Ensaio/biografia:


Confesso que ainda não li os dois livros da foto, assim como também nunca li nenhum ensaio ou nenhuma biografia, então não posso dar minha opinião. Só o que posso dizer é que conhecer um tipo diferente de leitura pode ser uma experiência muito rica, e é isso que espero destes dois livros.

Crônica:


A crônica também é um gênero literário, mas tão ignorada quanto a poesia ou o conto. São curtas, fáceis de ler, e costumam ser publicadas em jornais ou revistas, podendo ser divertidas ou trágicas, ou ainda bastante críticas. Às vezes são reunidas em coletâneas. Também já fizemos um post sobre isso.


Estes nem são todos os tipos não convencionais; são apenas os que eu podia mostrar, mas existem ainda outros. Meu irmão, por exemplo, dificilmente lê um livro do início ao fim, mas é um verdadeiro devorador de mangás, os quadrinhos japoneses. E muito antes de surgirem as superproduções dos filmes da Marvel, sei que já existia uma legião de fãs de HQ's, que também são leitores. Não leitores de livros, mas ainda assim leitores. E nem mencionei aqui os leitores de jornais, ou de artigos de opinião. Lembrando: a leitura é muito diversa!
Dessa forma, vemos que não são apenas as "estórias" que fazem um leitor. Elas predominam, é claro, mas existem muitos outros tipos de leitura, que agradam a públicos também muito diversos. Eu tenho preferência declarada por livros e revistas (e sinceramente, me confundo ao tentar ler um mangá), mas devemos lembrar que sempre há alguém que gosta de algo diferente, e que isso não é ruim; pelo contrário, é bom, é maravilhoso.
Então, lembrem-se: Nem só de estórias vive o leitor!

Por: Lethycia Dias

Deixe um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Entre em contato conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...