Achei que já estava mais do que na hora de começar com a sessão dos textos. Então, aqui vão algumas explicações sobre o gênero narrativo, que talvez seja um dos mais diversificados e mais comuns.
A partir da narração cria-se textos que têm o objetivo de entreter e divertir. É uma forma bastante antiga, afinal, desde sempre as pessoas contam histórias oralmente, e a modalidade escrita não é muito diferente. Um texto narrativo constitui-se de um lugar, um determinado tempo, personagens, enredo, e o narrador, que é quem conta a história. Pode ser em primeira ou terceira pessoa. Entre os textos narrativos estão:
- O conto;
- A crônica;
- O romance;
- A anedota;
- A fábula;
- A novela.
Os tipos de narrador:
- Narrador Personagem: é aquele que participa da história e a conta a partir de seu ponto de vista, se aprofundando em seus sentimentos e experiências;
- Narrador Observador: a história é narrada em terceira pessoa, por alguém que observa os acontecimentos, sem participar deles;
- Narrador Onisciente: narração em terceira pessoa, feita por alguém que não participa da história, mas que sabe de tudo o que acontece, inclusive os pensamentos de diversos personagens, e os fatos que acontecem em vários lugares ao mesmo tempo.
Os tipos de discuso:
- Discurso direto: as falas são colocadas fielmente da forma que os personagens dizem;
- Discurso indireto: as personagens não falam diretamente, e o que dizem é reproduzido na própria narração ("João disse a Maria que desejava sair com ela...");
- Discurso indireto-livre: uma mescla do discurso direto e do indireto, em que os personagens falam, com algumas intervenções do narrador ("Quero sair com você - disse João, olhando nos olhos de Maria).
Estes são apenas alguns elementos que caracterizam o texto narrativo. Em breve, vou aprofundar as explicações sobre cada um deles.
Por: Lethycia Dias